quarta-feira, 16 de outubro de 2013

CHÁS


cHÁS: Significado de Chás;


Chás é uma palavra derivada de:( mandarim ch'a)


s.m. Arbusto originário da China meridional e cultivado em todo o Sudeste da Ásia, por suas folhas, com as quais se faz uma infusão. / Essa infusão. / Infusão medicinal de diversas plantas. ( Chá


Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.


O chá é uma bebida preparada através da infusão de folhas, flores,raízes de chá, ou Camellia sinensis. Geralmente é preparada com águaquente. Cada variedade adquire um sabor definido de acordo com o processamento utilizado, que pode incluir oxidação, fermentação, e o contato com outras ervas, especiarias e frutos.


A palavra "chá" é usada popularmente em Portugal como sinónimo de infusão de frutos, folhas, raízes e ervas contendo ou não folhas de chá (ver tisana). Este artigo trata do chá em sentido estrito e, portanto, não refere-se a infusões como, por exemplo, camomila ou cidreira.


História


Historicamente, a origem do chá como erva medicinal útil para se manter desperto não é clara. O uso do chá, enquanto bebida social data, pelo menos, da época da dinastia Tang.


Os primeiros europeus a contactar com o chá foram os portugueses que chegaram ao Japão em 15431 .


Em breve a Europa começou a importar as folhas, tendo a bebida tornando-se rapidamente popular, especialmente entre as classes mais abastadas na França e Países Baixos. O uso do chá na Inglaterra é atribuído a Catarina de Bragança, princesa portuguesa que casou com Carlos II da Inglaterra) e pode ser situado cerca de 1660. Catarina patrocinava "Tea parties", onde o chá passou a ser apreciado pelas mulheres e, posteriormente, daí passou a ser também do gosto masculino.


O chá era bebido em cafés e seu consumo foi crescendo desde o final do século XVII, sendo que era bebido a qualquer hora do dia até o início do século XIX, quando a tradição chá da tarde ("five o'clock tea") foi instituída pela sétima Duquesa de Bedford em Londres.


Etimologia


O carácter chinês para chá é 茶, mas tem duas formas completamente distintas de se pronunciar. Uma é 'te' que vem da palavra malaia para a bebida, usada pelo Dialeto Min que se encontra em Amoy. Outra é usada emcantonês e mandarim, que soa como cha e significa 'apanhar, colher'.


Esta duplicidade fez com que o nome do chá nas línguas não chinesas as dividisse em dois grupos:






Cultura do chá


Beber chá é tido como um evento social. O chá também pode ser bebido durante o dia e principalmente pela manhã, a fim de aumentar o estado de alerta, já que contem teofilina e cafeína.


Na Índia, a segunda maior produtora mundial, o chá é popular em todo o norte no café da manhã e à noite. Chamado popularmente de chaai, é servido quente com leite e açúcar. Quase todo o chá consumido é do tipo preto.


Na China, no mínimo a partir da Dinastia Song, o chá foi objeto de festas de degustação e de grande estudo, comparável ao que se faz hoje com o vinho. Assim como a enologia hoje em dia, o recipiente próprio para se beber é importante; o chá branco era bebido em uma tigela escura onde as folhas de chá e a água quente eram misturados com um batedor. O melhor destas tigelas, cobertas com um verniz especial à base de casca detartaruga, pintadas com pincel de pelo de lebre são muito valiosas hoje em dia. Os rituais e a tradicional cerâmica escura foram adotadas no Japão, no início do século XII, e gerou a cerimônia do chá japonesa, que tomou sua forma final no século XVI.


Na Grã-Bretanha, o chá não é só o nome de uma bebida, mas também uma refeição leve no final da tarde, mesmo se as pessoas bebem cerveja, cidra ou suco.


No Sri Lanka o chá é servido no estilo inglês, com leite e açúcar, mas o leite sempre é aquecido.


Existem muitas cerimônias do chá, em várias culturas, sendo as mais famosas, a complexa e serena cerimônia do chá japonesa e a comercial, barulhenta e cheia de gente Yum Cha.


Uma cultura de chá específica se desenvolveu na República Checa nos últimos anos, incluindo a abertura de muitas casas de chá. Chás puros são geralmente preparados com respeito aos hábitos do país de origem. Várias salas de chá também criaram misturas e métodos próprios de preparo.


O chá Devonshire é sabor de chá relacionado a cerimônia do chá nos países que falam inglês, disponível em lojas por todo Reino Unido, Austrália, Índia e Nova Zelândia. Quase desconhecido nos Estados Unidos.


Nos Estados Unidos, o chá é servido geralmente gelado; o chá gelado é uma bebida comum para acompanhar as refeições ou para se refrescar em várias regiões. Às vezes é servido com limão, e pode ser adoçado ou sem açúcar, variando de cada região. O Sun tea é feito deixando-se a a´gua com as folhas para serem aquecidas diretamente pela luz solar, como fonte de calor e demora-se muito tempo para a sua feitura.


Recentemente, o chá com leite Boba, de Taiwan tornou-se extremamente popular entre os jovens. Esta marca asiática se espalhou pelos Estados Unidos onde é chamado de "bubble tea" (chá de bolhas)2


Cultivo






Nativo de regiões subtropicais com clima de monções, o chá também é cultivado em climas tropicais, obtendo maior sucesso em regiões dealtitude elevada. Quantitativamente, das cerca de 3.000.000 detoneladas produzidas anualmente, metade é produzida pela China eÍndia, em proporções iguais. 60% do restante é produzido pelo Quénia,Turquia, Indonésia e Sri Lanka. Na Europa apenas é cultivado nosAçores, onde são produzidas anualmente cerca de 40 t.


Em todas as regiões produtoras de chá, o cultivo é semelhante, utilizando árvores podadas, para facilitar a colheita, e relativamente jovens, sendo substituídas quando começam a perder produtividade, com cerca de 50 anos. Notáveis exceções incluem o Gyokuro, chá verde japonês, protegido do sol durante o cultivo, e o Pu-erh, tradicional chá do sudoeste da China, que utiliza árvores com dezenas de metros e centenas de anos, muitas delas selvagens.


Brasil


O cultivo do chá começou no Brasil no século XIX, porém mesmo com uma excelente qualidade, não conseguiu ser uma cultura de tanto sucesso graças a competição com os preços dos chás provenientes da Ásia3 . A maior parte da produção brasileira está na região do Vale do Ribeira, no estado de São Paulo, sendo que a maior parte da produção é voltada à exportação, mesmo sendo inferior a qualidade do chá nos primórdios do cultivo4


Portugal


Portugal teve duas primazias em relação à introdução do chá na Europa. A da introdução do consumo de chá e a introdução, em 1750, do cultivo do chá. Foram produzidos, na Ilha de São Miguel em zonas de micro-clima como Porto Formoso e Capelas, 10 kg de chá preto e 8 kg de chá verde. No entanto seria só um século depois que, com a chegada de mão de obra especializada, a produção se tornaria consequente, passando a haver uma aposta na industrialização do processamento após a coleta das folhas.


Ressaltar que atualmente o chá produzido nos Açores, sob as marcas Gorreana e Porto Formoso, é considerado um chá biológico, o que em muitos mercados provoca uma ideia de novidade que não é atual. O processamento deste, desde o cuidado dos arbustos até à colheita, é o mesmo há 250 anos. Este chá tem praticamente toda a sua produção dividida entre a região dos Açores, a comunidade da ilha na diáspora e o Reino Unido.


Processamento do chá


Os quatro tipos de chá são distinguíveis pelo seu processamento.Camellia sinensis é um arbusto sempre verde cujas folhas, se não são logo secas depois de apanhadas, rapidamente começam a oxidar. Este processo lembra a maltização da cevada; as folhas ficam progressivamente escuras, assim que a clorofila se quebra. O processo seguinte no processamento é parar o processo de oxidação num estado predeterminado removendo a água das folhas via aquecimento. O termofermentação é frequente e muito usado para descrever este processo, mesmo que na verdade nenhuma verdadeira fermentação aconteça (ou seja, o processo não é digerido por microorganismos).


O chá é tradicionalmente classificado em quatro grupos principais baseados no grau de oxidação:


Chá branco: folhas jovens (novos botões que cresceram) que não sofreram efeitos de oxidação; os botões podem estar escudados da luz do sol para prevenir a formação de clorofila.


Chá verde: a oxidação é parada pela aplicação de calor, que através de vapor, um método tradicional japonês, ou em bandejas quentes — o método tradicional chinês).


Oolong (烏龍茶): cuja oxidação é parada algures entre o chá verde e o chá preto.


Chá preto: oxidação substancial. A tradução literal da palavra chinesa é chá vermelho, o que pode ser usado entre os fãs de chá.


Variações pouco comuns: estão disponíveis várias preparações de chá que não se enquadram na nomenclatura usual.






Pu-erh (普洱茶): erroneamente considerado como uma subclasse de chá preto, pu-erh é um produto muito invulgar. O Pu-erh é um chá fermentado e envelhecido (pode ter mais de 50 anos), por vezes, descrito como duplamente fermentado, sendo a segunda "fermentação" resultado da ação de bactérias. Existe um método moderno de acelerar o envelhecimento natural que produz pu-erh de menor qualidade, chamado pu-erh cozinhado, que é vendido frequentemente em saquinhos. O pu-erh tradicional é conservado em forma de "tijolo" ou outras formas (as folhas de chá depois de tratadas são prensadas em moldes). Este é o mais apreciado de todos os chás na China, sendo catalogado em função da qualidade das folhas e do ano de produção, tal como um bom vinho no ocidente, e é o chá normalmente utilizado para a cerimônia de chá chinesa (Kung Fu Cha). Para preparar a infusão usa-se água muito quente ou até mesmo a ferver (os tibetanos são conhecidos por deixá-los a ferver durante a noite). O Pu-erh é considerado como um chá medicinal na China.


Chá amarelo: é usado como um nome de chá de alta qualidade servido na corte imperial, ou de um chá especial processado similarmente ao chá verde, mas com uma fase de secagem mais demorada.


Chong Cha (虫茶): literalmente "chá quente", esta espécie é feita a partir de sementes de botões de chá em vez de folhas. É usado na medicina chinesa para lidar com o calor do verão bem como para tratar sintomas de gripe.


Kukicha ou chá de inverno: feita de galhos e folhas velhas podadas da planta de chá durante a época dormente e tostado a seco sob o fogo. É popular na medicina tradicional japonesa e na dietamacrobiótica.


Lapsang souchong (正山小种 ou 烟小种) de Fujian, China, é um chá preto fumado, isto é, secado usando fogueiras de pinho.


Chá Rize: chá preto forte, produzido na Turquia, com um sabor distinto e preparação específica, incluindo pré-aquecimento, servido com açúcar.


Processamento do chá preto


O chá preto é processado de duas formas, em CTC (Crush, Tear, Curl — Esmagamento, Rasgo, Enrolamento) ou ortodoxo, isto é, em folhas inteiras, eram os processos usados ate 1973.


O método CTC é usado para folhas de média e baixa qualidade que acabam em saquinhos de chá e são processados por máquinas. O processamento manual é usado para chás de qualidade elevada. Este estilo de processamento ortodoxo resulta num chá de qualidade elevada procurado por muitos conhecedores e apreciadores de chá.


Variedades


O chá preto produzido fora da China toma normalmente o nome da região de origem: Darjeeling, Assam, Ceilão, entre outras. Na China, o chá preto mais famoso é provavelmente o Keemun, mas existem muitas outras variedades. A maioria dos chás verdes, contudo, são produzidos na China e Japão e por isso mantiveram o seu nome em japonês ou chinês tradicional: Genmaicha (玄米茶), Houjicha (焙じ茶), Pouchong (包種茶), etc. O chá verde e o chá preto têm antioxidantes, mas de tipos diferentes. O chá verde é mais rico em catequinas, especialmente o galato de epigalhocatequina, enquanto que o chá preto contém uma maior variedade deflavonóides. O chá Oolong é intermédio, sendo o mais famoso o chá da Formosa. O chá branco, de folhas de chá muito jovens, é muitas vezes considerado um tipo distinto, embora ocasionalmente seja agrupado como um chá verde devido ao processamento simples. O chá branco produz uma infusão delicada que a maioria das vezes retém uma doçura residual leve.5


Todos os tipos são vendidos como chás "simples", quando são uma única variedade, ou "misturas" (blends).5


Adulteração e falsificação são problemas sérios no comércio global de chá; a quantidade de chá vendida comoDarjeeling, o mais apreciado dos chás pretos, todos os anos excede grandemente a produção anual de Darjeeling, estimada em 11000 toneladas. Entre os chás, o chá branco é considerado o mais raro e mais caro; ele deve ser colhido manualmente apenas durante uma certa fase da vida da planta. Independente disso, no entanto, encontra-se disponível em lojas especializadas e, apenas recentemente, acondicionados em saquinhos de papel.5


Misturas e aditivo


Quase todos os chás em saquetas e a maior parte dos outros chás são misturas. Apesar de recentes melhoramentos na técnica de congelação seca e do método melhorado de infusão, são vendidos o pó de chá e a essência condensada de chá que apenas necessitam de água quente ou fria para se preparar uma chávena de chá. A mistura pode ocorrer ao nível de uma só área de plantação (por exemplo Assam), ou podem ser misturados chás provenientes de diversas áreas. O objetivo da elaboração de misturas é a obtenção de um sabor estável ao longo dos anos e de melhor preço. Numa mistura, o chá mais caro e mais saboroso pode encobrir o sabor inferior de um chá mais barato.


Há vários chás que contêm aditivos e/ou processamentos diferentes das variedades "puras". O chá tem a capacidade de adquirir qualquer aroma facilmente, o que pode trazer problemas no processamento, no transporte, ou na sua armazenagem, mas essa capacidade também deve ser aproveitada vantajosamente para preparar chás aromatizados.


O chá de jasmim é espalhado conjuntamente com flores de jasmim durante a oxidação, e ocasionalmente são deixadas algumas flores no chá como decoração. Muitas outras flores, como a rosa e outras flores perfumadas, são usadas como aromatizantes do chá na China.


O chá Earl Grey é geralmente uma mistura de chás pretos, com adição de essência de bergamota (fruto da família dos cítricos originário de Itália).


Chás com especiarias, tais como o indiano massala chai, aromatizados com especiarias tais como ogengibre, o cardamomo, a canela, a pimenta preta, o Cravo-da-índia, o louro indiano e por vezes a noz-moscada são comuns no sul da Ásia e no Médio Oriente.


O chá Touareg é chá verde forte com hortelã, preparado nos países do norte de África e Médio Oriente.


O Jagertee é chá com adição de rum.


Substitutos do chá


Infusões de outras plantas também são às vezes chamadas de "chá" e utilizadas em substituição deste:


Erva-mate (ou yerba mate, em castelhano) é um arbusto cultivado principalmente na Argentina, Paraguai,Uruguai e Brasil. O seu nome científico é Ilex paraguariensis.


Rooibos (Red Bush) é uma planta avermelhada, originária da África do Sul que faz uma infusão semelhante ao chá preto.


Honeybush, relacionada com o rooibos mas mais doce, cresce também na África do Sul.


"chá de ervas" é o termo geral para todas as infusões feitas a partir de diferentes partes de plantas, não necessariamente ervas. Exemplos mais comuns: chá de camomila, de erva-cidreira, de tília, príncipe, dementa, etc.


Preparaçã]


Esta seção descreve o método mais comum de se fazer chá. Completamente diferente dos métodos usados no norte da África,Tibete e talvez outros locais.


A melhor maneira de se preparar o chá é colocar as folhas em um bule, ao invés de um sachê. Embora seja totalmente aceito o uso de sachês, o resultado com a folha direto é melhor. Adiciona-se água fervente e mantem-se a infusão de 30 segundos a 5 minutos (processo chamado debrewing ou mashing no Reino Unido). Após isso, tanino é liberado, que tem efeito contrário ao da estimulação pela teofilina e cafeína e torna o chá amargo. Alguns chás, especialmente o chá verde e outros delicados como o Oolong ou o Darjeeling precisam de menos tempo, algumas vezes menos de 30 segundos. Usando um coador, separa-se as folhas da água se não estivermos usando um sachê.


A fim de preservar o chá do sabor do tanino, deve-se colocar toda a bebida em um segundo copo. De preferência, de faiança sem verniz, sendo os melhores os potes YangXi. O pote para servir o chá deve ser deporcelana pois retem mais o calor.


A água para chá preto deve ser adicionada em ponto de ebulição (100°C) exceto para chás delicados como ochá de Darjeeling, onde temperaturas levemente menores são mais recomendadas. Já que o ponto de ebulição diminui com a altitude, isso torna difícil fazer chá preto em áreas montanhosas. A água para chá verde, de acordo com a maioria, deve estar por volta de 80 a 85°C, sendo que quanto maior a qualidade das folhas, menor a temperatura. De preferência, o local onde o chá repousa - caneca ou bule - também deve ser aquecido antes da confecção do chá.


Bebedores experientes de chá sempre insistem que o chá não deve ser agitado enquanto é feito. Isso, eles dizem, faz pouco quanto a consistência do chá, mas tem muita relação aos ácidos tânicos. Por esta mesma razão não se deve chacoalhar muito o sachê de chá; se você quiser um chá mais forte use mais sachês.


Aditivos populares ao chá incluem açúcar ou mel, limão, leite e geleia de frutas. Os mais conhecedores evitam o uso de nata porque ele fica com o gosto mais forte do que o próprio chá. Leite, entretanto, acredita-se ser útil a fim de neutralizar os taninos remanescentes. Quando tomam chá com leite, os conhecedores adicionam chá ao leite, ao invés do contrário. Isso evita escaldamento do leite, o que torna a emulsão melhor e de melhor sabor.


Influências sobre a saúde


O chá é tradicionalmente usado nos seus países de origem como uma bebida benéfica à saúde em vários aspectos. Recentemente, cientistas têm se dedicado aos estudos dos efeitos do chá sobre o organismo, bem como a conhecer melhor as substâncias que promovem esses efeitos. Todos os tipos de chá possuem praticamente as mesmas substâncias, porém em concentrações muito diferentes devido aos processos de preparação.


Estudos sugerem que o chá tem muitas propriedades benéficas importantes, por exemplo: é anticancerígeno, aumenta o metabolismo, ajuda o sistema imunológico, reduz o mau-hálito, diminui o stress, tem efeitos sobre o HIV. É no entanto necessária alguma precaução em relação a estas conclusões, porque não existem praticamente resultados científicos conclusivos e além disso alguns dos estudos feitos (particularmente na China) têm por detrás grandes interesses económicos.


É no entanto de salientar que o excesso de consumo, ou o consumo de chá mal conservado ou mal preparado, têm também efeitos negativos para a saúde. Em particular, o chá possui fluoretos (provocam osteoporose eartrite e são cancerígenos), cafeína (provoca insônia), e oxalatos (provocam problemas renais). Mas, em geral, pode-se dizer que o chá tem sobretudo efeitos benéficos, porque todas estas substâncias têm efeitos benéficos se ingeridas em pequenas quantidades.


As folhas de Camellia sinensis são ricas em flavonoides, um tipo de polifenol, potentes antioxidantes.






Macela


A macela é uma planta medicinal em forma de arbusto que possui pequenas flores amarelas que pode ser utilizada como remédio caseiro para acalmar.


A Macela também é conhecida popularmente por Erva-dos-soldados, Camomila nacional, Milefólio, Marcela-do-campo e Milfolhada. Seu nome científico é Achyrocline satureioides.


Propriedades da Macela


Possui flavonoides, substância amarga e aromática, tanino, ésteres, óleo essencial, saponinas, e por isso é antiviral, antiespasmódica, antisséptica, anti-inflamatória, calmante, antialérgica, adstringente, relaxante, tônica, digestiva e expectorante.


Para que ser a Macela


Azia, cálculo biliar, dor de cabeça, cólicas intestinais, contrações musculares bruscas, contusões, desordens menstruais, diarreias, disenteria, disfunções gástricas e digestivas, dor de estômago, estimulante da circulação, febre, gastrite, impotência, inapetência, inflamação, lavar feridas e úlceras, má digestão, pele e cabelos delicados, nervosismo, resfriado, retenção de líquidos, reumatismo, suores fétidos nos pés, icterícia, colesterol alto, cistite, nefrite, colecistite.


Suas flores secas são utilizadas em muitas regiões para o preenchimento de travesseiros e acolchoados.


Modo de uso da Macela


Partes utilizadas: flores.


Chá de macela: 10 g de flores para 1 xícara de água, de 3 a 4 vezes ao dia.


Aromatizante: Travesseiros preenchidos com as flores de macela favorecem o sono.


Contraindicações da Macela


Pessoas alérgicas, ou que estejam em tratamento de quimioterapia.





Remédio para ter mais sono


Especialistas recomendam o uso de remédio naturais para ter mais sono, pois existem aromas, essências e cheiros que ajudam a relaxar e a adormecer da melhor maneira possível. Os mais indicados são:


Lavanda: Conhecida mundialmente por relaxar corpo e mente. Ao limpar o quarto, utilize produtos de limpeza com aroma de lavanda.


Camomila: Tome uma xícara de chá um pouco antes de deitar, para acalmar os nervos.


Tília: Pode ser encontrada em spray. Pulverize no travesseiro e durma bem.


Incenso de madeira de cedro: Têm ação anti fadiga. Ascenda 1 por dia, num local em que toda a casa seja perfumada.


Estes aromas aumentam o sono, pois tornam a respiração mais profunda fazendo com que o cérebro receba mais oxigênio, e por isso, torna-nos mais serenos e assim temos menos dificuldade em adormecer.


Alecrim


O alecrim também conhecido como alecrim de cheiro, alecrineiro, alecrinzeiro e rosmaninho é uma erva medicinal muito ramificada, seus arbustos podem alcançar 2 metros de altura e na época de floração desabrocham pequenas flores azuis.


O alecrim possui propriedades digestiva e anti-infamatória e pode ser usado como remédio caseiro para tratamento de má digestão e reumatismo. Seu nome cientifico é Rosmarinus officinalis L.


Para que serve o Alecrim


O alecrim serve para o tratamento de depressão leve, fadiga, dor de cabeça, enxaqueca, má digestão, tosse, sinusite, bronquite, problemas de concentração, úlcera estomacal, artrite, artrose, reumatismo e cistite.


Propriedades do alecrim


O alecrim possui propriedades fortificante; estimulante, anti-inflamatória; antiviral; antibacteriana, anti-reumática, diurética, aromática e antioxidante.


Modo de uso do alecrim


As partes usadas do alecrim são: As folhas e flores. 
Chá de alecrim: Utilizar uma colher (de chá ) de folhas verdes de alecrim para cada 250 ml de água fervente. Juntar os ingredientes numa panela e deixar descansar por 10 minutos. Em seguida coar e beber ainda morno. O chá de alecrim deve ser tomado 2 a 4 vezes ao dia para tratamento de problemas digestivos. 
Inalação com alecrim: Utilizar 2 colheres (de sopa) de folhas e flores secas de alecrim para 500 ml de água fervente. Juntar os ingredientes e deixar descansar por 10 minutos com a panela tampada. Em seguida colocar a panela sobre um lugar seguro, uma toalha sobre a cabeça e inspirar o vapor pelo nariz e soltar pela boca. É importante fazer a inalação com alecrim e evitar o contato com corrente de ar fria para tratamento de bronquite e sinusite.​ 


O uso de alecrim como condimento no preparo dos alimentos facilita a digestão.


Efeito colateral do alecrim


O uso de doses elevadas de alecrim pode prejudicar o sono quando consumido à noite e causar irritação gastrointestinal e nefrite. 


Contraindicações do alecrim


O alecrim é contraindicado em caso de gravidez.



IPÊ ROXO
Tabebuia impetiginosa

Descrição : Árvore que apresenta folhas com 5 folíolos, pecioladas e dentadas. As flores são roxas-violáceas, com cálice piloso e formam buquês terminais. Os ipês perdem as folhas antes do aparecimento de algumas gemas florais. Quando as flores aparecem, elas revestem todos os ramos que estão desfolhados, e proporcionam uma paisagem muito bela, com que poucas árvores podem competir. Após a florada, voltam as folhas e recobrir os ramos e aparecem os frutos, que são cápsuulas contendo sementes de ipê-roxo, habitantes da América tropical, sendo que no Brasil é que se encontra sua maior distribuição.

Parte utilizada: Casca, folhas.

Origem : América tropical, desde o México até a Argentina. No Brasil se encontra sua maior distribuição.

Modo de Conservar : As cascas e os cernes devem ser secos ao sol. Guardar em sacos de pano, com posterior moagem para transformação em pó. As flores são utilizadas frescas ou secas à sombra e em local ventilado.

Princípios Ativos: Ácido tânico, ácido lapáchico, antraquinonas, carboidratos, desoxilapachol, flavonóides, fibras, gorduras, lapachol, naftoquinonas, proteínas, sais minerais, sais alcalinos, saponinas, vitaminas.

Propriedades medicinais: Adstringente, analgésico, antiblenorrágica, antimicrobiana (gram +), antiinflamatória, antiinfecciosa, antitumoral, antinevrálgica, anti-sifilítica, antibactericida, antifungo, depurativa, diurético.

Indicações: Alergia, anemia, diabete, diarréia, câncer, candidiasis, catarro da uretra, colite, coceira, ovário, estimulante do sistema imunológico (prevenção de leucemia, diabete, câncer), feridas, fígado, fungo, garganta, inflamacão artrítica, leucemia, lupus, mal de Parkson, malária, osteomielite, problemas respiratórios, psoríase, queimaduras, úlcera, útero.



Contra-indicações/cuidados: Gravidez, período de lactação. Altas doses causam náuseas, vômitos, diarréia, efeito anticoagulativo do sangue; abortivo; não foi evidenciada toxicidez hepática ou renal.


Modo de usar

Varizes; hemorróidas; úlceras varicosas; depurativo após a sífilis, eczemas : coloque 1 colher de chá do pó da casca em 1 xícara de chá de água em fervura. Deixe em cozimento por 10 minutos e filtre ou coe. Tome 1 xícara de chá de 1 a 3 vezes ao dia.

Depurativo após a sífilis; reumatísmo; feridas; imunoestimulante; antitumoral : coloque 2 colhres de sopa de pó em 1 xícara de chá de álcool de cereias a 70%. Deixe em amceração por 3 dias e coe em um pano. Tome 1 colher de chá, diluído em um pouco de água de 2 a 3 vezes ao dia. Para crianças dar 1 colher de café. Nos casos de feridas, diluir essa tintura com água, meio a meio, e aplique nas partes afetadas, com um chumaço de algodão.

Afecções da boca, feridas, estomatite, aftas e herpes labial ; em um pilão, coloque 3 colheres de sopa de flores frescas e adicione 1 xícara de café de água fervente. Amasse bem e coe em um peneira fina ou gaze Em seguida, acrescente uma xícara de café de mel. Misture bem, aplique nas partes afetadas, com um chumaço de algodão várias vezes ao dia.


Receita do chá de ipê-roxo


Para seis canecas de 200ml cada, coloque de 1 a 2 colheres de chá moderadamente cheias ( 5 a 10 gramas) de casca de ipê-roxo, de acordo com sua preferência, na água fervente. Cubra a panela e deixe ferver por cinco minutos. Tire a vasilha do fogo e deixe o chá em infusão uns 20 minutos. Coe o chá em uma peneira de seda ou, ainda melhor, em um tecido fino, diretamente no recipiente que irá armazená-lo, de modo que os pedaços de casca sejam separados totalmente do líquido. Caso contrário, o chá poderá ficar um pouco amargo. 






Quem preferir pode tomar o chá frio. Para adoça-lo, use mel ou açúcar não-refinado. Mas o melhor efeito obtém-se do chá natural, sem que seja adoçado.


CHÁ DA ENTRECASCA DO PAU D'ARCO ROXO


Modo de preparar


Cozinhar duas colheres das de sopa de entrecasca fatia da em um litro de água.


Ferver por vinte minutos.


Abafar.


Deixar amornar até chegar à temperatura apropriada para beber.


Coar.


Quando e como usar Indicação: Gastrite.


Modo de usar:


Tomar uma xícara de chá antes das principais refeições. Repetir o tratamento duranteo tempo necessário à cura.


Indicação: Varizes, hemorróidas, úlceras.


Modo de usar:


Tomar de uma a três xícaras de chá ao dia. Repetir o tratamento durane o tempo necessário à cura ou alívio.


Forma do Chá : Cozimento


Forma de Uso : Oral


Partes Usadas : Entrecasca


BANHO DE ASSENTO DO CHÁ DO PAU D'ARCO-ROXO


Modo de preparar


Preparar o chá por cozimento utilizando seis colheres das de sopa de entrecasca picada em um litro de água.


Ferver por dez minutos.


Coar.


Quando e como usar


Indicação: Inflamação na vagina, inflamação no colo do útero, inflamação no ânus.


Modo de usar:


Adicionar o chá na água morna e fazer o banho de assento por vinte minutos à noite. Repetir o tratamento durante o tempo necessário à cura.


Forma do Chá : Cozimento


Forma de Uso : Banho de Assento


Partes Usadas : Estrecasca


CHÁ DO PÓ DO PAU D'ARCO ROXO


Modo de preparar


Fazer o chá por cozimento usando uma colher das de chá do pó da casca para cada xícara das de chá de água.


Usar sempre esta proporção.


Cozinhar por 10 minutos.


Coar.


Quando e como usar


Indicação: Varizes, hemorróidas, reumatismo, depurativo (após a sífilis).


Modo de usar:


Tomar de uma a três xícaras de chá ao dia. Repetir o tratamento durante o tempo necessário à cura ou alívio.


Contra-indicação :


O chá deve ser evitado por gestante e mulheres em amamentação.


Forma do Chá : Cozimento


Forma de Uso : Oral


Partes Usadas : Pó






Chá de ipe roxo.


O Chá de ipe roxo é antifúngico, antimutagênico, antibacteriano e antiinflamatório. É indicado nos casos de artrite, úlcera, algumas formas de leucemia, anemia, lúpus, mal de Parkson, osteomielite, psoríase e inflamações no útero e ovário.


Chá de ipe roxo Tem propriedades adstringentes, antiinflamatórias e anticancerígenas, estimula o sistema imunológico e ajuda no controle da diabete.

COMO FAZER O Chá de ipe roxo.

Pegue duas colheres de sopa da erva de Chá de ipe roxo, misture com um litro de água e deixe cozinhar por 5 minutos a partir do momento em que começa a ebulição. Quando amornar, coe e beba duas a três xícaras ao dia.


------------------------


Chá de ipe roxo indicação.


Á arvore do Chá de ipe roxo regular até grande pouco ramificada, folhas digito-pente-folioladas, longo -pecioladas, folíolos com lâmina oblonga, atenuada na base e ápiceacuminado, agudo-serrilhados, flores róseas até roxo-claras, em panículas terminais, geralmente entre as folhas velhas, antes da brotação das novas, segundo Hoehne esta árvore floresce desde o segundo ano de vida, mesmo antes de atingir 1 metro de altura.


INDICAÇÃO: Chá de ipe roxo é usado como antifúngico, antimutagênico, úlceras, antibacteriano, antiinflamatório, artrite, candidíase, algumas formas de leucemia, anemia, diabetes, ovário, lupus, mal de parkson, osteomielite, psoríase, ulceras e problemas no útero.


Chá de ipe roxo é UM ESTIMULANTE DO SISTEMA IMUNOLÓGICO, POSSUI PROPRIEDADES ADSTRINGENTES, ANTIINFLAMATÓRIAS E ANTICANCERÍGENAS.


COMO FAZER o Chá de ipe roxo: Coloque 2 colheres de sopa para um litro de água.
Deixe cozinhar por cerca de 10 minutos a partir do momento em que se inicia a ebulição, após esse tempo, retire do fogo e deixe repousando, tampada, por 10 minutos. Coe e está pronto para o uso.


COMO BEBER o Chá de ipe roxo: Tomar 2 a 3 xícaras ao dia.
-------------------------


Ervas medicinais que combatem doenças.


Ervas medicinais que combatem doenças
Ervas medicinais para combater gripe, resfriados e outros problemas de saúdo de maneira natural


Ipê-roxo...


...aumenta a imunidade
Caso tenha contato com alguém doente, fortaleça seu sistema imunológico: tome ½ litro de chá de casca de ipê-roxo (em pequenos goles ao longo do dia), preparado em infusão. Beba o chá no máximo uma vez por semana - mais do que isso pode fazer mal.


Camomila e espinheira-santa...


...diminuem a gastrite nervosa
Se você sente azia e dor de estômago, já foi ao médico e descobriu que a tensão diária é que tem atrapalhado sua digestão, prepare em infusão o chá de camomila com espinheira-santa. Coloque numa garrafinha e tome pequenos goles ao longo de 15 dias.


Amora...


...ameniza os calores da menopausa
Tomar suco de amora diariamente alivia esse sintoma. A folha da planta também serve, em decocção.


-------------------------


Uso medicinal IPÊ-ROXO. 


IPÊ-ROXO


Nome científico Tabebuia avellaneade Lors et Gris
Família Bignoneaceas
Sinonímia popular Pau d´arco, ipê, ipê-uva, piuva
Parte usada Entrecasca (líber) ou o lenho (cerne)
Propriedades terapêuticas Anti-inflamatória, cicatrizante, analgésica, sedativa, tônica, anti-microbiana
Princípios ativos Lapachol, blapachona
Indicações terapêuticas Úlceras varicosas, hemorróidas, reumatismo, artrite, doenças da pele, eczema, gastrites, inflamação intestival, inflamação do aparelho genital feminino, cistite, bronquite, anemia, diabetes
Informações complementares


O ipê-roxo, pau d´arco, ipê, ipê-uva ou piuva é uma árvore de porte avantajado, muito difundida na América, e pertence à família das Bignoneaceas.


São muitas as espécies de Ipê, num total aproximado de 250, mas as mais usadas são as do gênero Tabebuia Avellanedae e Tecoma Impetiginosa. Destas últimas selecionam-se no máximo 20 espécies que podem oferecer um teor aproximado e constante de substâncias com alto valor terapêutico, principalmente dos grupos saponínicos, flavonoídeas, cumarínicos ou quinônicos.


A parte usada da planta é a entrecasca (líber) ou o lenho (cerne).


O cerne contém, entre outros princípios ativos, o LAPACHOL e a BLAPACHONA, substâncias já conhecidas como auxiliares na cura de doenças neoplásicas e inibidoras de várias tumurações.


Para de obter bons resultados com o uso do pau d´arco ou ipê-roxo, torna-se necessário portanto escolher o gênero e espécie da planta, idade provável da árvore e sua procedência.


Uso medicinal
O pau d´arco, pelas suas propriedades anti-inflamatórias, cicatrizantes, analgésicas, sedativas e tônica, e dada a sua potente ação anti-microbiana, é indicado nos casos de úlceras varicosas, feridas de qualquer origem, varizes e hemorróidas, reumatismo, artrite, doenças da pele, eczema, gastrites, inflamação intestinal, inflamação do aparelho genital feminino, cistite, bronquite e anemia.


Favorece ainda a circulação e age também em várias formas de diabetes, especialmente a diabetes dos jovens.


O pau darco ou ipê-roxo é a planta providencial, confirmando o que disse Von Martus em 1818: "As plantas brasileiras não curam, fazem milagres".


Apresentação
Cápsulas, extratos, fluído, tintura, pomada


Dosagem indicada
CHÁ: 1 colher da casca razurada, em 1 litro de água. Ferver. Tomar como água, ao dia. É atóxico, podendo ser usado, tomar 3 cápsulas ao dia em altas doses. Se ocasionar ligeira urticária, deve ser diminuída a dose e administrado um anti-alérgico, para voltar depois à dose anterior.


O nosso extrato (manipulado com o cerne do pau d´arco) deve ser usado na dose mínima de 1 colher das de chá, em um copo d´água, 4 vezes ao dia, podendo ainda ser ser tomado de 3 em 3 horas ou de 2 em 2 horas ou de 1 em 1 hora.


Nos casos de feridas ou úlceras varicosas, a pomada deve ser usada 2 vezes ao dia, administrando-se também o extrato ou tintura.
Mentrasto 

O que é:


Mentrasto de nome científico Ageratum conyzoides L., é uma planta medicinal também conhecida como erva de são João, camará-opela e catinga de bode. Esta planta é muito eficaz no tratamento contra dores articulares.
Propriedades


Analgésica, anti-inflamatória, anti-reumática, aromática, cicatrizante, diurética, vasodilatadora, febrífuga, carminativa e tônica.
Para que serve


Infecção urinária, artrose, artrite, amenorréia, bronquite, cólicas menstruais, contusões, diarréia, disenteria, dores musculares, febre, gripe e hemorragia.
Contra – Indicações


O tratamento com esta planta é contra – indicado para indivíduos diabéticos, e com problemas de fígado.
Efeitos Colaterais


Não foram encontrados efeitos colaterais.
Modo de usar


Para fins terapêuticos são utilizadas as folhas, sementes e flores. 
Uso interno: (gripes, cólicas menstruais e artroses) O pó da planta pode ser ingerido através de cápsulas, 2 ou 3 vezes ao dia, ou ferver as folhas secas e beber o chá 3 vezes ao dia. 
Uso externo: (reumatismo, contusões e artroses) Utilizar o chá como lavagens, banhos e compressas sobre o local afetado. A aplicação com massagens locais produz um melhor resultado. 
Super dosagem


Altas doses de mentrasto podem aumentar a pressão arterial.


Malva


A malva, de nome científico Malva sylvestris L., é uma planta medicinal que possui folhas alternadas, pecioladas e com bordos dentados que têm flores de até 4 cm de diâmetro, azuladas ou arroxeadas com 5 pétalas estreitas que surgem na primavera e no verão. Ela possui ação diurética, laxante e também expectorante. A malva também é conhecida pelos nomes: malva-das-boticas, malva-das-hortas, malva-grande, malva-lisa, malva-maior malva-silvestre ou malva-verde.


Para que serve a malva


Infecções, prisão de ventre, retenção hídrica, afta, úlceras da córnea, doenças das vias respiratórias, diarreia, problemas de estômago como a dispepsia, gengivite, amigdalite, gastrite, estomatite, herpes labial, faringite; corrimentos vaginais, diabetes, gripe, resfriado.


Propriedades da malva


Possui ação curativa e que aliviam a irritação devido à presença do ácidos múcicos, óleos essenciais e ácidos tânicos em sua estrutura. Tem ação anti-inflamatória e protetora das mucosas do sistema digestivo, respiratório e cutâneo porque contém mucilagem, vitamina A, B1, B2 e C, carotenos, óleos essenciais, esteárico, ácido cumarínico, clorogênico e cafeico, flavonóides, taninos e derivados antraquinônicos.


Modo de uso da malva


As partes da malva usadas para fins medicinais são: as folhas e as flores para chás ou infusões, mas seu uso externo é mais seguro pois quando consumido em doses elevadas pode causar intoxicação. 
Chá: Junte a malva com bagas de roseira brava e de maçã seca, cerca de 4 a 6 colheres desta mistura num bule com água fervente e deixe descansar por 15 minutos e coe a seguir. 


Efeitos colaterais da malva


Pode causar intoxicação quando utilizada em grandes doses.


Contraindicações da malva


Gravidez, lactação.





MALVA (na farmacia se chamada malvona)






Resumo
Malva: planta medicinal desinfetante e emoliente utilizada em caso de dores de garganta ou tosse seca, pode ser encontrada em forma de infusão, balas, cápsulas ou solução (gargarejo).


Nomes
Nome em português: Malva
Nome latim: Malva sylvestris L.
Nome inglês: mallow
Nome francês: Mauve, Grande mauve, mauve sauvage
Nome alemão: Malve
Nome italiano: malva


Família
Malvaceae (Malváceas)


Constituintes
Mucilagens, taninos, flavonóides.


Partes utilizadas
Flores (flores de malva) e folhas (folhas de malva).


Efeitos da malva
Emoliente, desinfetante (na esfera bucal, por exemplo, em medicina dentária).

Indicações da malva
Tosse, dor de garganta, afta, bronquite, rouquidão, laringite, panarício (em compressa).


Efeitos secundários
Desconhecemos

Contra-indicações
Desconhecemos


Interações
Desconhecemos


Preparações à base de malva


- Infusão de malva (chá de malva)


- Balas de malva


- Cápsula de malva


- Solução para gargarejo à base de malva




Onde cresce a malva?
A malva cresce no Ocidente (Europa, América do Norte), na natureza, por exemplo, em campos ou às margens dos caminhos.






Quando colher a malva?


As folhas de malva são colhidas na primavera e as flores, no verão.







Observações
Esta planta medicinal é muito presente na natureza, tem um gosto agradável e permite tratar as dores de garganta e outras infecções bucais, inclusive a tosse, de uma forma simples e natural. A eficácia da malva já é comprovada cientificamente há muito tempo, graças ao seu teor em mucilagem.
Nomes Populares: malva.


§ malva cheirosa,


§ gerâneo aromático,


§ malva grande,


§ malva das boticas,


§ malva silvestre,


§ malva de casa,


§ malva rosa,


§ rosa chinesa.
Propriedades:


§ É adstringente,


§ diurética,


§ emoliente,


§ expectorante,


§ laxante.


§ Auxilia na afta,


§ bronquites,


§ catarros,


§ faringites,


§ tosse


§ Cura infecções na boca


§ garganta,


§ laringe,


§ Alivia o mau hálito
A malva é um anti-inflamatório natural, especialmente eficaz nas afecções da boca e garganta. {eu use malvona ou malva, recomendado pelo meu dentista, pois estava com a minha gengiva sagrando muito, e meus dentes muito sensivél, com sal, doce, frio, quente etc... mais depois que usei malvona fazendo gargarejo sempre escova os dentes, de 3 a 4 vezes ao dia tudo mudou, sinto um alivio muito grande em minha boca, agora posso comer tudo... mais sempre acompanhado com meu dentista. Sou de família de decendentes de raizeiros(Significado de Raizeiro


sm (raiz+eiro) Reg (Minas Gerais) Curandeiro que faz tratamentos com raízes cozidas). ou como chamam curandeiros pelas plantas, isso na minha terra natal é muito comum, quando digo curandeiro não mi refiro aos que usam de má fé para com as pessoas doentes; quem faz remedios com plantas são pessoas muito sábias, mais devemos tomar muito cuidado com os tais, pois existe plantas beneficas a saúde, e outras faléfica a saúde, podendo até levar a morte de quem ingerir uma bebida feita de plantas erradas por pessoas erradas; eu sempre tive muito proximo das plantas, minha família sempre tinha uma planta para cura as doenças, é claro que muitas são só paliativo e devemos sempre procurar um medico. Sempre devemos tomar um chá...isso faz muito bem a saúde; tem chás para todos os gostos e tipos. Aviso: antes de tomar ou fazer um chá de qualquer planta ou flor ou fruto é importante se informar bem sobre o tipo de planta que você está tomando o chá, pois muitas plantas tem efeitos colaterais. É muito saúdavel os chás.(“é apropriado citar:..e até mesmo as folhas terão propriedades curativas” ) Yechezk’el 47:12b. Ezequiel 47:12b. (“...e as folhas da árvore eram para a cura das nações”...) Revelação 22:2b. Apocalipse 22:2b.


VOU DEIXAR UNS SITES QUE ACHEI MUITO IMPORTANTE SOBRE CHÁS.














ANTI-INFLAMATÓRIO – IPÊ ROXO, MALVA, TANSAGEM, ARNICA, RAIZ DE


SALSA, UNHA-DE-GATO, BALEEIRA, CIPÓ- CANINANA, ERVA DE BICHO


BRONQUITE - AGRIÃO, GUACO E MESTRUNÇO ( ESPECIALMENTE A CASCA


DO CAMBARÁ), ALECRIM, ERVA DE PASSARINHO.


CÁLCULO RENAL –CHÁ DAS FOLHAS DE QUEBRA-PEDRA.


CÓLICAS – ANIS, FUNCHO, HORTELÃ, LOSNA (CONTRA INDICADO PARA


GESTANTES) CAMOMILA.


CONGESTIONAMENTO NASAL –COLOCAR, EM UM RECIPIENTE, FOLHAS DE


EUCALIPTO (CIDRÓ, QUE CONTÉM A CASCA LISA E É AROMÁTICO) E


COLOCAR ÁGUA QUENTE SOBRE AS FOLHAS. O VAPOR D’ÁGUA QUE SE


DESPRENDER DEVE SER INALADO.


DEPRESSÃO – MANJERICÃO, MELISSA, CAPIM-CIDRÓ.


DEPURATIVO DO SANGUE – CASCA DA ÁRVORE CHAMADA COCÃO,


SALSAPARRILHA.


DESÂNIMO – CHÁ DAS FOLHAS E DA RAIZ DO CIPÓ UNHA- DE-GATO,


CATUABA, QUATRO QUINAS (FEL DA TERRA), ANIS.


DIABETES – FAZER O CHÁ DA INSULINA, CACHETEIRA, GUABIROBA, PATA DE


VACA ( FOLHAS), ALCACHOFRA, JAMBOLÃO.


DIARRÉIA – CHÁ COM A FOLHA DE BALEEIRA OU PITANGUEIRA.


DORES DE OUVIDO –AQUECER LEVEMENTE UM PEDAÇO DE ALGODÃO COM


AZEITE DE OLIVA E COLOCAR SOBRE O LOCAL.


DORES REUMÁTICAS – FAZER INFUSÃO COM BALEEIRA E ERVA DE BICHO E A


RAIZ DE COSTELA DE ADÃO.


FALTA DE APETITE –QUATRO QUINAS (FEL DA TERRA),


FERIDAS NA PELE –CASCA DO IPÊ ROXO, TANSAGEM


GASES – FUNCHO, LOSNA (CONTRA-INDICADO PARA GESTANTES), MELISSA,


CAPIM-CIDRÓ .


GRIPE - MEL, GUACO E AGRIÃO, POEJO (EXPECTORANTES).


HEMORRÓIDAS– FAZER BANHOS DE ASSENTO COM O CHÁ DAS FOLHAS DE


ERVA DE BICHO.


INFECÇÃO INTESTINAL- BALEEIRA, PITANGA (FOLHA).


INFECÇÃO OU DOR DE GARGANTA – FAZER UM GARGAREJO, USANDO UMA


PEQUENA PORÇÃO DE ESSÊNCIA DE ERVAS RETIRADA DA INFUSÃO DE ERVA


DE BICHO, BALEEIRA E CIPÓ CANINANA EM MEIO COPO DE ÁGUA.


INFECÇÃO URINÁRIA – CARRAPICHO RASTEIRO E PEGA-PEGA, QUEBRAPEDRA E RAIZ DE SALSA.


INSÔNIA –CHÁ DE FOLHAS DE MARACUJÁ, MELISSA, ERVA CIDREIRA.


INTESTINO PRESO – FAZER UM CHÁ COM DUAS OU TRÊS AMEIXAS PRETAS


APÓS TOMAR O CHÁ, COMENDO TAMBÉM AS AMEIXAS.


IRRITAÇÃO NA PELE – FAZER INFUSÃO COM ERVA-DE-BICHO, BALEEIRA E


CIPÓ CANINANA. JUNTAR ESTES ELEMENTOS NUM RECIPIENTE E


ACONDICIONAR SETENTA POR CENTO DE ÁLCOOL E TRINTA POR CENTO DE


ÁGUA. DEIXAR ALGUNS DIAS EM INFUSÃO, DEPOIS USAR NA PELE


FRICCIONANDO O LOCAL ATINGIDO.


IRRITAÇÃO NOS OLHOS – UMEDECER UM ALGODÃO NA PRÓPRIA URINA E


COLOCAR SOBRE O(S) OLHO(S) AFETADO(S).


LIMÃO –TOMAR TODOS OS DIAS DE MANHÃ UM COPO DE LIMONADA, POIS O


LIMÃO UM DOS MAIORES REMÉDIOS DA NATUREZA.


MÁ DIGESTÃO – ERVA DA VIDA, HORTELÃ, BOLDO, CARQUEJA.


NERVOSISMO OU ESTRESSE – CAPIM CIDRÓ, ERVA DOCE, ERVA CIDREIRA E


MELISSA E MARACUJÁ ( FOLHAS E FRUTO), CAMOMILA.


PARA BAIXAR A FEBRE – MOLHAR UM PANO NA ÁGUA FRIA E COLOCAR


SOBRE A FRONTE ATÉ SER MINISTRADA A MEDICAÇÃO.


PARA PERDER PESO - CHÁ DE BUGRE (NÃO RECOMENDADO PARA QUEM


TEM PRESSÃO BAIXA), CARQUEJA.


PRESSÃO ALTA – FAZER O CHÁ DAS FOLHAS DO CHUCHU BRANCO,


DEVENDO-SE COMÊ-LO TAMBÉM NAS REFEIÇÕES.


PREVENÇÃO CONTRA PROBLEMAS CAPILARES –BABOSA, ABRE-SE A FOLHA


E COLOCA-SE A GELÉIA SOBRE O COURO CABELUDO.


PREVENÇÃO DE OSTEOPOROSE –USAR NA ALIMENTAÇÃO VEGETAIS DE


COLORAÇÃO ESCURA COMO BRÓCOLIS E FOLHAS DE COUVE, ALÉM DE


AGRIÃO.


PREVENÇÃO DE PROBLEMAS CARDÍACOS –FAZER CHÁ DA FLOR DO CALDAMÃO, PODENDO TAMBÉM SER COLOCADO NO CHIMARRÃO.


PREVENÇÃO DOS PROBLEMAS DE PRÓSTATA –TOMATE (CONTÉM


LICOPENO).


PROBLEMAS DIURÉTICOS – FOLHAS DE ABACATEIRO, FOLHAS DA AMEIXA


AMARELA E CHÁ DE ALHO, SÁLVIA, SALSAPARRILHA, RAIZ DE SALSA.


PROBLEMAS RENAIS – FAZER MACERAÇÃO COM FOLHAS E RAÍZES DE PICÃO


PRETO, CIPÓ CABELUDO.


TOSSE – FAZER CHÁ COM MEL, GUACO, AGRIÃO E POEJO.


TRIGLICERÍDIO E COLESTEROL – CHÁ DE BUGRE (NÃO RECOMENDADO PARA


QUEM TEM PRESSÃO BAIXA).


ÚLCERA E GASTRITE - ERVA DA VIDA, QUATRO QUINAS E BOLDO.


OUTRAS PLANTAS MEDICINAIS


ACELGA – bom para gastrite e dor de estômago.


ALFAVACA – bom para o tratamento da cistite.


ALHO COM LIMÃO – combate gripe e resfriado.


ANIS – cólicas e estimulante estomacal.


BALDRUEGA – Contém ômega 3, combate os radicais livres, causadores do


envelhecimento das células. Usa-se em chá e também em forma de salada junto com as


refeições.


BALEEIRA – Combate a infecção.


BARBATIMÃO (CHÁ DA CASCA) – combate o corrimento genital.


CACHETEIRA (FOLHA) – Para diabetes


CALÊNDULA – para assaduras em crianças.


CAMOMILA – Anti-inflamatório, calmante e clareia o cabelo.


CAPIM-GORDURA – bom para reumatismo, artrite e artrose.


CAVALINHA – bom para a próstata e problema renal.


ERVA DE PASSARINHO – tosse bronquite e pneumonia.


FEIJÃO DE VAGEM (VAGEM VERDE) – bom para diabetes e é diurético.


FOLHAS DE AMOREIRA – reposição hormonal natural.


GUARANÁ E GENGIBRE – protege e fortalece o corpo contra gripe.


HORTELÃ – estimulante estomacal. Alivia cólica nervosa e fadiga em geral.


INSULINA TREPADEIRA – para diabetes (obs: folha redonda).


LARANJEIRA (FOLHA) – calmante natural e contra a febre.


LOSNA – vermífugo carminativo. Elimina gases e distúrbios digestivos. Contra-indicado


para gestantes.


SETE SANGRIAS – febre, angina no peito e anti-esclerose.


SORO CASEIRO – Coloca-se uma pitada de sal de açúcar em meio copo de água.


TOMILHO – antidiabético natural.


UNHA DE GATO – anti-inflamatório. Bom para sinusite, rinite e amigdalite. Também é um


tônico.

ABACATEIRO – (PERSES GRATISSIMA) – sua folha é um diurético natural.( essa lista de plantas:autor de