Falsas doutrinas
“Teologia da Libertação”
O Comunismo invade a igreja católica romana
Um dos muitos problemas que assolam a
igreja católica, nos dias de hoje é a gravíssima heresia chamada “Teologia da
Libertação”. Trata-se de uma heresia materialista, que apresenta uma visão de
mundo contrária à doutrina da igreja disfarçada com um vocabulário
aparentemente cristão.
Esta heresia é um dos muitos aspectos
que tomou o modernismo, heresia que o santo Padre Pio X qualificou de “síntese
de todas as heresias”. Segundo o modernismo, a Verdade absoluta não existe;
toda “verdade” é apenas uma opinião, uma visão pessoal que pode e deve mudar
com o tempo. Assim, para o modernista, a doutrina da igreja, ensinada por Nosso
Senhor Jesus Cristo, pode e deve ser substituída por algo mais... “moderno”.
A “Teologia da Libertação” (TL) é o
nome dado a esta vertente do modernismo, peculiar à América Latina. Este nome,
na verdade, é enganoso; “Teologia” significa “conhecimento, estudo de Deus”- e
esta heresia aplica-se apenas à organização social humana. Do mesmo modo, o
termo “Libertação” é por eles utilizado como significando algo diametralmente
contrário à noção cristã de libertação.
Os erros da Teologia Libertação são
muitos, todos eles baseados em uma negação da ação sobrenatural de Deus.
“Sobrenatural” é um termo teológico que significa “acima da natureza humana”.
Sabemos, porque a igreja o ensina, que
é pela ação sobrenatural de Deus, pela graça de Deus, que podemos evitar o
pecado e alcançar a santidade.
Sabemos, porque a igreja o ensina, que
o nosso objetivo maior é sermos santos.
Sabemos, porque a igreja o ensina, que
no fim dos tempos Nosso Senhor Jesus Cristo voltará em glória para julgar os
vivos e os mortos e então, só então, haverá um paraíso na terra.
A Teologia Libertação, porém, prega um
conceito marxista (inspirado pelo teórico do marxismo - do comunismo -, Carlos
Marx) segundo o qual haverá um paraíso na Terra quando os pobres retirarem dos
ricos as riquezas e as distribuírem, criando assim uma sociedade sem classes.
O mecanismo desta revolução seria a
“luta de classes”: os pobres, revoltando-se contra a sua pobreza, conquistariam
o poder e assegurariam uma distribuição igualitária de todos os bens materiais.
Para o marxista, logo para o Teologia Libertação, o único pecado que existe é a
acumulação de riquezas, vista por eles como essencialmente ruim. Do mesmo modo,
eles vêem em qualquer hierarquia um pecado contra a “igualdade” que eles crêem
existir entre os homens.
Assim, a Teologia Libertação considera
que o que realmente importa é pregar entre os pobres a revolta contra os ricos,
com o fim de estabelecer uma sociedade igualitária. Para a Teologia Libertação,
a hierarquia eclesiástica é na verdade um “roubo” do poder que pertenceria ao
povo feito pelos bispos e padres.
Para a Teologia Libertação, a doutrina
da igreja não interessa, assim como não interessa o céu. Interessa sim a
organização de movimentos populares para lutar por reivindicações puramente
materiais: terras (como o MST:{movimento dos trabalhadores sem terra}),
aumentos salariais, etc.
Vejamos portanto quais são as principais diferenças entre a Doutrina Cristã e a
ideologia da Teologia Libertação:
1 - a) Pela doutrina cristã, sabemos
que o homem tende ao mal devido às conseqüências do pecado original. É mais
fácil fazer o mal que o bem, e assim os vícios devem ser combatidos e as
virtudes incentivadas.
b) Para a Teologia Libertação, o homem é naturalmente bom, mas a organização
social “opressora” é má e deve ser combatida.
2 - a) Pela doutrina cristã, sabemos
que é pela Graça de Deus, infundida e aumentada pelos sacramentos, que podemos
fazer o bem.
b) Para a Teologia Libertação, a graça de Deus é apenas uma expressão, e os sacramentos
são apenas símbolos - a eucaristia é símbolo da partilha do pão material, o batismo
é símbolo de compromisso com a causa da Revolução comunista, etc.
3 - a) Pela doutrina cristã, sabemos
que somos chamados à santidade, ou seja, à libertação do pecado, de que só
gozaremos em plenitude no Céu após a nossa morte e na terra após a nossa
ressurreição.
b) Para a Teologia Libertação, “Libertação” significa a obtenção de condições
materiais adequadas na terra através de reivindicações políticas: terra, casa
própria, sistemas sanitários, etc.
4 - a) Pela doutrina cristã, sabemos
que a propriedade particular é uma coisa boa e querida por Deus; é perigoso o
apego aos bens materiais, mas ser rico não é pecaminoso.
b) Para a Teologia Libertação, a propriedade particular é uma abominação, o
único pecado existente. O apego aos bens materiais - terra, casa, etc. - porém,
é visto por eles como um bem. O objetivo do homem, para eles, é justamente
lutar por bens materiais.
5 - a) Pela doutrina cristã, sabemos
que a hierarquia da igreja é instituída e mantida por Deus.
b) Para a Teologia Libertação, a existência da hierarquia é sinal de um roubo
de poder que deveria pertencer ao “povo”. É por isso que nas dioceses ainda em
poder da Teologia Libertação, não são incentivadas as vocações sacerdotais e as
paróquias são substituídas por comunidades dirigidas por leigos.
6 - a) Pela doutrina cristã, sabemos
que é essencial conhecer e seguir a Verdade para podermos chegar à santidade.
b) Para a Teologia Libertação, qualquer pessoa que “lute contra a opressão”, ou
seja, que participe da subversão comunista, é um modelo a ser seguido, ao passo
que, por exemplo, um santo que tenha se dedicado apenas à oração é um exemplo
do que deve ser evitado. Assim Che Guevara, Fidel Castro e outros comunistas
são considerados por eles como modelos a seguir, enquanto santa Terezinha do menino
Jesus é para eles um exemplo de vida inútil.
7 - a) Pela doutrina cristã, sabemos
que a oração é de suma importância, e a alma, por ser imortal, deve ser cuidado
com mais cuidado que o corpo, evitando-se o pecado e buscando-se a virtude.
b) Para a Teologia Libertação, a alma não importa, a oração é vista apenas como
uma preparação para a ação política e o pecado pessoal não existe. Não há
problema em roubar, mentir, cometer adultério, matar até. O único pecado seria
o pecado social, ou seja: ter bens materiais em quantidade maior que outras
pessoas. Assim, para a Teologia Libertação, todo pobre é santo e todo rico é
bandido.
Alguns dos autores Teologia Libertação,
mais conhecidos são: Gutiérrez, Leonardo Boff (frade franciscano que apostatou,
traiu seus votos e hoje vive com uma mulher casada), Frei Betto, Marcelo
Barros...
{OBS: algumas modificações no texto
foi pra melhor compreensão do leitores}