terça-feira, 15 de outubro de 2013

FALSAS DOUTRINAS NA ICR.


Falsas doutrinas
“Teologia da Libertação”
O Comunismo invade a igreja católica romana
Um dos muitos problemas que assolam a igreja católica, nos dias de hoje é a gravíssima heresia chamada “Teologia da Libertação”. Trata-se de uma heresia materialista, que apresenta uma visão de mundo contrária à doutrina da igreja disfarçada com um vocabulário aparentemente cristão.
Esta heresia é um dos muitos aspectos que tomou o modernismo, heresia que o santo Padre Pio X qualificou de “síntese de todas as heresias”. Segundo o modernismo, a Verdade absoluta não existe; toda “verdade” é apenas uma opinião, uma visão pessoal que pode e deve mudar com o tempo. Assim, para o modernista, a doutrina da igreja, ensinada por Nosso Senhor Jesus Cristo, pode e deve ser substituída por algo mais... “moderno”.
A “Teologia da Libertação” (TL) é o nome dado a esta vertente do modernismo, peculiar à América Latina. Este nome, na verdade, é enganoso; “Teologia” significa “conhecimento, estudo de Deus”- e esta heresia aplica-se apenas à organização social humana. Do mesmo modo, o termo “Libertação” é por eles utilizado como significando algo diametralmente contrário à noção cristã de libertação.
Os erros da Teologia Libertação são muitos, todos eles baseados em uma negação da ação sobrenatural de Deus. “Sobrenatural” é um termo teológico que significa “acima da natureza humana”.
Sabemos, porque a igreja o ensina, que é pela ação sobrenatural de Deus, pela graça de Deus, que podemos evitar o pecado e alcançar a santidade.
Sabemos, porque a igreja o ensina, que o nosso objetivo maior é sermos santos.
Sabemos, porque a igreja o ensina, que no fim dos tempos Nosso Senhor Jesus Cristo voltará em glória para julgar os vivos e os mortos e então, só então, haverá um paraíso na terra.
A Teologia Libertação, porém, prega um conceito marxista (inspirado pelo teórico do marxismo - do comunismo -, Carlos Marx) segundo o qual haverá um paraíso na Terra quando os pobres retirarem dos ricos as riquezas e as distribuírem, criando assim uma sociedade sem classes.
O mecanismo desta revolução seria a “luta de classes”: os pobres, revoltando-se contra a sua pobreza, conquistariam o poder e assegurariam uma distribuição igualitária de todos os bens materiais. Para o marxista, logo para o Teologia Libertação, o único pecado que existe é a acumulação de riquezas, vista por eles como essencialmente ruim. Do mesmo modo, eles vêem em qualquer hierarquia um pecado contra a “igualdade” que eles crêem existir entre os homens.
Assim, a Teologia Libertação considera que o que realmente importa é pregar entre os pobres a revolta contra os ricos, com o fim de estabelecer uma sociedade igualitária. Para a Teologia Libertação, a hierarquia eclesiástica é na verdade um “roubo” do poder que pertenceria ao povo feito pelos bispos e padres.
Para a Teologia Libertação, a doutrina da igreja não interessa, assim como não interessa o céu. Interessa sim a organização de movimentos populares para lutar por reivindicações puramente materiais: terras (como o MST:{movimento dos trabalhadores sem terra}), aumentos salariais, etc.
Vejamos portanto quais são as principais diferenças entre a Doutrina Cristã e a ideologia da Teologia Libertação:
1 - a) Pela doutrina cristã, sabemos que o homem tende ao mal devido às conseqüências do pecado original. É mais fácil fazer o mal que o bem, e assim os vícios devem ser combatidos e as virtudes incentivadas.
b) Para a Teologia Libertação, o homem é naturalmente bom, mas a organização social “opressora” é má e deve ser combatida.
2 - a) Pela doutrina cristã, sabemos que é pela Graça de Deus, infundida e aumentada pelos sacramentos, que podemos fazer o bem.
b) Para a Teologia Libertação, a graça de Deus é apenas uma expressão, e os sacramentos são apenas símbolos - a eucaristia é símbolo da partilha do pão material, o batismo é símbolo de compromisso com a causa da Revolução comunista, etc.
3 - a) Pela doutrina cristã, sabemos que somos chamados à santidade, ou seja, à libertação do pecado, de que só gozaremos em plenitude no Céu após a nossa morte e na terra após a nossa ressurreição.
b) Para a Teologia Libertação, “Libertação” significa a obtenção de condições materiais adequadas na terra através de reivindicações políticas: terra, casa própria, sistemas sanitários, etc.
4 - a) Pela doutrina cristã, sabemos que a propriedade particular é uma coisa boa e querida por Deus; é perigoso o apego aos bens materiais, mas ser rico não é pecaminoso.
b) Para a Teologia Libertação, a propriedade particular é uma abominação, o único pecado existente. O apego aos bens materiais - terra, casa, etc. - porém, é visto por eles como um bem. O objetivo do homem, para eles, é justamente lutar por bens materiais.
5 - a) Pela doutrina cristã, sabemos que a hierarquia da igreja é instituída e mantida por Deus.
b) Para a Teologia Libertação, a existência da hierarquia é sinal de um roubo de poder que deveria pertencer ao “povo”. É por isso que nas dioceses ainda em poder da Teologia Libertação, não são incentivadas as vocações sacerdotais e as paróquias são substituídas por comunidades dirigidas por leigos.
6 - a) Pela doutrina cristã, sabemos que é essencial conhecer e seguir a Verdade para podermos chegar à santidade.
b) Para a Teologia Libertação, qualquer pessoa que “lute contra a opressão”, ou seja, que participe da subversão comunista, é um modelo a ser seguido, ao passo que, por exemplo, um santo que tenha se dedicado apenas à oração é um exemplo do que deve ser evitado. Assim Che Guevara, Fidel Castro e outros comunistas são considerados por eles como modelos a seguir, enquanto santa Terezinha do menino Jesus é para eles um exemplo de vida inútil.
7 - a) Pela doutrina cristã, sabemos que a oração é de suma importância, e a alma, por ser imortal, deve ser cuidado com mais cuidado que o corpo, evitando-se o pecado e buscando-se a virtude.
b) Para a Teologia Libertação, a alma não importa, a oração é vista apenas como uma preparação para a ação política e o pecado pessoal não existe. Não há problema em roubar, mentir, cometer adultério, matar até. O único pecado seria o pecado social, ou seja: ter bens materiais em quantidade maior que outras pessoas. Assim, para a Teologia Libertação, todo pobre é santo e todo rico é bandido.
Alguns dos autores Teologia Libertação, mais conhecidos são: Gutiérrez, Leonardo Boff (frade franciscano que apostatou, traiu seus votos e hoje vive com uma mulher casada), Frei Betto, Marcelo Barros...
  
{OBS: algumas modificações no texto foi pra melhor compreensão do leitores}

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