quinta-feira, 7 de novembro de 2013

ISAQUE E ISMAEL...E JESUS CRISTO.







ADONAI lembrou-se de Sarah como tinha dito, e ADONAI fez por Sarah o que lhe prometeu. Sarah engravidou e deu à luz um filho, em idade avançada, para Avraham, no tempo exato que Deus lhe dissera. Avraham chamou o filho gerado por Sarah Yitz'chak. Avraham circuncidou Yitz'chak, seu filho, aos 8 dias de vida, como Deus lhe ordenara fazer. Avraham estava com 100 anos quando seu filho Yitz'chak [riso] nasceu. Sarah disse: "Quem teria dito a Avraham que Sarah amamentaria um filho? Entretanto, dei-lhe um filho mesmo com sua idade avançada!". O filho cresceu e foi desmamado. Sarah, porém, viu o filho de Hagar, a egípcia, a quem Hagar dera à luz para Avraham, zombando de Yitz'chak; então, Sarah disse a Avraham: "Livre-se dessa escrava e de seu filho! Não permitirei que o filho dela seja seu herdeiro com meu filho Yitz'chak!". Avraham ficou muito triste por causa dessa questão que envolvia seu filho. Deus, no entanto, disse a Avraham: "Não se entristeça por causa do menino e de sua escrava. Ouça tudo o que Sarah diz a você, pois seus descendentes serão contados a partir de Yitz'chak. Eu, porém, também farei uma nação do filho da escrava, porque ele descende de você". Avraham levantou-se bem cedo, pegou pão e o odre de água e deu-os a Hagar, colocando-os sobre o ombro dela, e o filho; então, mandou-a embora. Depois de partir, ela perambulou pelo deserto perto de Be'er-Sheva. Quando a água do odre acabou, ela deixou o filho debaixo de um arbusto, seguiu mais um pouco e sentou-se, olhando para o outro lado, distante cerca de um disparo de uma arco; porque dizia ela: "Não suportarei observar meu filho morrer". Assim, ela se assentou ali, olhando para o outro caminho, chorando e lamentando. Deus ouviu a voz do menino, e o anjo de Deus a chamou desde o céu e lhe disse: "Que há de errado com você, Hagar? Não tema, pois Deus ouviu a voz do menino na situação presente. Levante-se, erga o menino e segure-o com firmeza em sua mão, pois farei dele uma grande nação". Então, Deus abriu-lhe os olhos, e ela viu uma fonte de água. Então, ela foi, encheu a pele com água e deu a água para o menino beber. Deus estava com o menino, e ele cresceu. Ele viveu no deserto e tornou-se arqueiro. Ele viveu no deserto de Pa'ran, e sua mãe escolheu uma mulher da terra do Egito para ele." B'reshit 21:1-21 (Gênesis 21:1-21). Eis a genealogia de Yishama'el, filho de Avraham, gerado por Hagar, a egípcia, para Avraham. Estes são os nomes do filhos de Yishama'el, alistados de acordo com a ordem de seu nascimento. O primogênito de Yishama'el,  foi N'vayot, seguido por Kedar, Adbe'el, Mivsam, Mishma, Dumah, Massa, Hadad, Teima, Y'tur, Nafish e Kedmah. (Maftir) Estes são os filhos de Yishama'el, e estes são seus nomes, de acordo com seus assentamentos e campos,12 líderes tribais. E Yishama'el viveu durante cento e trinta e sete anos. Então, ele exalou o último suspiro, morreu e foi reunido a seu povo. Os filhos de Yishama'el viveram entre Havilah e Shur, perto do Egito (quanto se vai em direção a Ashur); ele se estabeleceu perto de todos os seus parentes." B'reshit 25:12-18. (Gênesis 25:12-18). (ISAQUE O FILHO DA PROMESSA)
"Eis a historia de Yitz'chak, filho de Avraham. Avraham foi o pai de Yitz'chak. Yitz'chak tinha 40 anos de idade quando Rivkah, a filha de B'tu'el, o arami, de Paddan-Aram, e irmã de Lavan, o amari, para ser sua mulher. Yitz'chak orou a ADONAI a favor de sua mulher, pois ela não tinha filhos. ADONAI ouviu-lhe a oração, e Rivkah engravidou. Os filhos lutaram tanto dentro dela que ela disse: "Se isso continuar dessa forma, por que continuar a viver?". Por isso, foi perguntar a ADONAI, que lhe respondeu: "Existem duas nações em seu ventre. Desde o nascimento, eles serão dois povos rivais. Um deles será mais forte que o outro, e o mais velho servirá ao mais novo." B'reshit 25:19-23. (Gênesis 25:19-23).
( GENEOLOGIA DE YESHUA) "Yeshua tinha cerca de trinta anos idade quando começou seu ministério público. Ele era, como se pensava, filho de Yosef, que era filho de Eli, de Mattat, de Levi, de Malki, de Yannai, de Yosef, de Mattityahu, de Shim'i, de Yosef, de Yodah, de Yochanan, de Reisha, de Z'rubavel, de Sh'alti'el, de Neri, de Malki, de Addi, de Kosam, de Elmadan, de Er, de Yeshua, de Eli'ezer, de Yoram, de Mattat, de Levi, de Shim'on, de Y'hudah, de Yosef, de Yonam, de Elyakim, de Mal'ah, de Manah, de Mattatah, de Natan, de David, de Yishai, de 'Oved, de Bo'az, de Salmon, de Nachshon, de 'Amminadav, de Admin, de Hetsrom, de Peretz, de Y'hudah, de Ya'akov, de Yitz'chak, de Avraham, de Terach, de Nachor, de S'rug, de Re'u, de Peleg, de 'Ever, de Shelah, de Keinan, de Arpakhshad, de Shem, de Noach, de lemekh, de Metushelach, de Hanokh, de Yered, de Mahalal'el, de Keinan, de Enosh, de Shet, de Adam e de Deus." Lucas 3:23-38.
A TORAH DIZ. "Ela afirma que Avraham teve dois filhos, um da escrava e um com uma mulher livre. O filho da escrava nasceu da capacidade limitada dos seres humanos, mas o filho da mulher livre nasceu do poder miraculoso de Deus, no cumprimento de sua promessa. Então extraímos um MIDRASH destas coisas: as duas mulheres são duas alianças. Uma é do monte Sinai e gera filhos para a escravidão, esta é Hagar. Hagar é o monte Sinai na Arábia; ela corresponde à atual Yerushalayim, porque serve como escrava com seus filhos. Mas a Yerushalayim do alto é livre, e ela é nossa mãe; porque o TANAKH diz: "Alegre-se a estéril! Clame e grite, você que não está em trabalho de parto! Porque a mulher abandonada terá mais filhos do que a acompanhada pelo marido." Vocês, irmãos, à semelhança de Yitz'chak, são os filhos referidos na promessa divina. Entretanto, como outrora, o nascido da limitada capacidade humana persegue o nascido do poder sobrenatural do Espírito. Mas o que diz o TANAKH? "Livre-se da escrava e de seu filho, porque de forma alguma o filho da escrava herdará com o filho da mulher livre!". Portanto, irmãos, não somos filhos da escrava, mas da livre." Gálatas 4:22-31. (CURIOSIDADE: veja o que diz o Alcorão; "Dizei: Cremos em Allah, no que nos tem sido revelado, no que foi revelado a Abraão, a Ismael, a Isaac, a Jacó e ás tribos; no que foi concedido a Moisés e a Jesus e no que dado aos profetas por seu Senhor; não fazemos distinção alguma entre eles, e a Ele nos submetemos." Surata 2ª: versiculo 136. (parte 2). OBS:tudo que está escrito aqui só nos deixa a prova ou fato que tanto no velho testamento como no Novo Testamento e por fim no Alcorão mostra e deixa bem clara qual é o Deus verdadeiro que é ADONAI,  e que (allah não é Deus; mais sim um tipo de deus pra quem crer, ou seja, os muçulmanos). Judeus e cristãos verdadeiros adoram ao Deus verdadeiro é único= ADONAI E CREMOS EM YESHUA HAMASHIACH). 

OS VERDADEIROS FILHOS DE ABRAÃO (ISRAEL X IGREJA)






OS FILHOS DE ABRAÃO (AVRAHAM)
OS VERDADEIROS FILHOS DE ABRAÃO: "O que pensam sobre Deus, que lhes supre com o Espírito e realiza milagres entre vocês, será que ele faz isso por causa da guarda legalista dos mandamentos da TORAH ou por que confiam no que ouviram e são fiéis a isso? O mesmo aconteceu com Avraham (Abraão): "Ele confiou em Deus e lhe foi fiel, e isso foi creditado em sua conta como justiça". Estejam certos, então, de que os que vivem pela confiança (fé) e fidelidade são VERDADEIRAMENTE FILHOS DE AVRAHAM. Também o TANAKH (VELHO TESTAMENTO), antevendo que Deus consideraria os gentios justos quando vivessem mediante a confiança (fé) e a fidelidade, contou antecipadamente as boas-novas a Avraham (Abraão), dizendo: "Por meio de você, todos os goyim(não-judeus) serão abençoados". Assim, os que se apegam à confiança (fé) e à fidelidade são abençoados com Avraham,(Abraão) que confiou e foi fiel. Pois todo aquele que confia na guarda legalista dos mandamentos da TORAH vive sob maldição, porque está escrito: "Maldito quem não persistir em praticar todas as coisas escritas no rolo da TORAH". É evidente que ninguém será declarado justo por Deus mediante o legalismo, porque "a pessoa justa obterá a vida mediante a confiança e a fidelidade". Além do mais, o legalismo não se baseia na confiança e na fidelidade, mas no uso equivocado do texto que diz: "Quem realizar estas coisas obterá vida por meio delas". O Messias nos redimiu da maldição pronunciada na TORAH ao se tornar amaldiçoado em nosso lugar; porque o TANAKH diz: "Quem pender de uma estaca (madeiro) jaz sob maldição". Yeshua, o Messias, fez isto para que, em união com ele, os gentios pudessem receber a bênção anunciada a Avraham (Abraão), a fim de que, mediante a confiança e a fidelidade, recebêssemos o que fora prometido, isto é: o Espírito. Irmãos, permitam-me fazer uma analogia extraída do cotidiano: quando uma pessoa faz um juramento, ninguém pode invalida-lo ou lhe fazer qualquer adição. ora, as promessas foram feitas Avraham(Abraão) e a seu descendente. Elas não dizem "E a seus descendentes", como se fossem muitos; ao contrário, falam de um único, "e a seu descendente", e "esse" é o MESSIAS. Eis o que quero dizer: a parte legal da TORAH, que surgiu 430 anos mais tarde, não anula o juramento feito por Deus, com o fim de abolir a promessa. Porque, se a herança procede da parte legal da  TORAH, ela não se relaciona mais com promessa. Deus, porém, deu-a a Avraham mediante promessa. Então por que existe a parte legal da TORAH? Ela foi adicionada a fim de criar transgressões, até a vinda do descendente a respeito de quem a promessa foi feita. Além disso, ela foi entregue por meio de anjos e de um mediador. Contudo, o mediador representa mais de um; Deus, porém, é um. Isso significa que a parte legal da TORAH se opõe às promessas de Deus? De maneira nenhuma! Pois, se a parte legal da TORAH, dada por Deus, tivesse em si mesma o poder de conceder vida, antão a justiça verdadeiramente procederia da obediência legalista dessa TORAH. Em diz disso, o TANAKH encerra todas as coisas sob o pecado. Dessa forma, todas as promessas serão cumpridas com base na fidelidade decorrente da confiança de YESHUA, O MESSIAS, a todos os que se mantém fiéis e confiantes. Antes de vir o tempo dessa fidelidade decorrente da confiança, estávamos aprisionados, em sujeição ao sistema resultante da perversão da TORAH em legalismo, mantidos sob guarda até que a fidelidade "vindoura", decorrente da confiança, fosse reveladas. Assim, a TORAH serviu de tutor até a vinda do Messias, para que pudéssemos ser declarados justos com base na confiança e na fidelidade. Agora, porém, tendo chegado o tempo dessa fidelidade decorrente da confiança, já não estamos mais sob o controle do tutor. Porque, em união com o Messias, todos vocês são filhos de Deus por meio dessa fidelidade decorrente da confiança: tantos de vocês quantos foram imersos no Messias, do Messias se revestiram. Nele não há judeu nem gentio, escravo nem livre, homem nem mulher, porque, em união com o Messias Yeshua, todos vocês são um. E, se vocês pertencem ao Messias, são descendentes de Avraham e herdeiros segundo a promessa." Gálatas 3:5-29. 
SHALOM!..."E Adonai disse a Avram: "Saia se seu pai, afasta-se de seus parentes e da casa de seu pai, e vá à terra que eu te mostrarei a você. Farei de você uma grande nação, eu o abençoarei, engrandecerei seu nome; e você será uma benção. Abençoarei quem o abençoar; amaldiçoarei quem o amaldiçoar; e por seu intermédio todas as famílias da terra serão abençoadas". B'reshit 12:1-3. (Gênesis 12:1-3).
{Promessas de Adonai para todos que abençoar Israel, que são os descendentes de Avram (Abrão); e também Adonai diz que todos que amaldiçoar os descendentes de Avram serão amaldiçoados por Adonai. Conclusão: Todas as nações também são abençoados por meio de Abrão, ou seja, tantos os Israelitas ou Judeus, e todos os gentios serão abençoados em Avram; então de você falar qualquer coisas ou palavras sobre Israel tome muito cuidado para não ser amaldiçoados por Adonai. Muitos pode dizer Jesus levou todas as maldições, mais sobre Israel Adonai tem um Pacto Eterno e Perpétuo, então Jesus se fez maldito por nós, por nossos pecados, agora quanto a Israel tomemos cuidados para não sermos amaldiçoados por Adonai ao ofender o seu povo (Israel), e bom lembrar que muitos cristãos sem saber, ou sabendo são antissemita, ou seja, prega contra os Judeus, e tem ódio, e muitos querem tomar o lugar deles diante de Deus, saiba que a Igreja de Jesus só é abençoada quando ela fizer parte a oliveira verdadeira que é Israel, do contrario não serão abençoados ou não terão as promessas que Adonai promete a todos por meio de Avram. Veja o que está escrito: "OREM POR SHALOM EM YERUSHALAYIM: QUE PROSPEREM AQUELES QUE A AMAM. QUE SHALOM ESTEJA DENTRO DE SEUS MUROS, E A PROSPERIDADE, DENTRO DE SEUS PALÁCIOS. POR CAUSA DE MINHA FAMÍLIA E AMIGOS, DIGO: "SHALOM ESTEJA DENTRO DE VOCÊ!". POR CAUSA DA CASA DE ADONAI, NOSSO DEUS, PROCURAREI SEU BEM.} Tehillim 122:6-9. (Salmos 122:6-9). É indispensável a união da Igreja com povo Israel, caso contrario a Igreja não será abençoada e nem receberão as promessas dadas primeiros a Israel depois os não judeus (gentios ou nações... ou a Igreja). Quem haja Shalom (Paz) entre a Igreja de Cristo, é Judeus ou Israel. Shalom a todos!

YESHUA HAMASHIACH MALDIÇÃO POR NÓS...





OS FILHOS DE ABRAÃO (AVRAHAM)
OS VERDADEIROS FILHOS DE ABRAÃO: "O que pensam sobre Deus, que lhes supre com o Espírito e realiza milagres entre vocês, será que ele faz isso por causa da guarda legalista dos mandamentos da TORAH ou por que confiam no que ouviram e são fiéis a isso? O mesmo aconteceu com Avraham (Abraão): "Ele confiou em Deus e lhe foi fiel, e isso foi creditado em sua conta como justiça". Estejam certos, então, de que os que vivem pela confiança (fé) e fidelidade são VERDADEIRAMENTE FILHOS DE AVRAHAM. Também o TANAKH (VELHO TESTAMENTO), antevendo que Deus consideraria os gentios justos quando vivessem mediante a confiança (fé) e a fidelidade, contou antecipadamente as boas-novas a Avraham (Abraão), dizendo: "Por meio de você, todos os goyim(não-judeus) serão abençoados". Assim, os que se apegam à confiança (fé) e à fidelidade são abençoados com Avraham,(Abraão) que confiou e foi fiel. Pois todo aquele que confia na guarda legalista dos mandamentos da TORAH vive sob maldição, porque está escrito: "Maldito quem não persistir em praticar todas as coisas escritas no rolo da TORAH". É evidente que ninguém será declarado justo por Deus mediante o legalismo, porque "a pessoa justa obterá a vida mediante a confiança e a fidelidade". Além do mais, o legalismo não se baseia na confiança e na fidelidade, mas no uso equivocado do texto que diz: "Quem realizar estas coisas obterá vida por meio delas". O Messias nos redimiu da maldição pronunciada na TORAH ao se tornar amaldiçoado em nosso lugar; porque o TANAKH diz: "Quem pender de uma estaca (madeiro) jaz sob maldição". Yeshua, o Messias, fez isto para que, em união com ele, os gentios pudessem receber a bênção anunciada a Avraham (Abraão), a fim de que, mediante a confiança e a fidelidade, recebêssemos o que fora prometido, isto é: o Espírito. Irmãos, permitam-me fazer uma analogia extraída do cotidiano: quando uma pessoa faz um juramento, ninguém pode invalida-lo ou lhe fazer qualquer adição. ora, as promessas foram feitas Avraham(Abraão) e a seu descendente. Elas não dizem "E a seus descendentes", como se fossem muitos; ao contrário, falam de um único, "e a seu descendente", e "esse" é o MESSIAS. Eis o que quero dizer: a parte legal da TORAH, que surgiu 430 anos mais tarde, não anula o juramento feito por Deus, com o fim de abolir a promessa. Porque, se a herança procede da parte legal da  TORAH, ela não se relaciona mais com promessa. Deus, porém, deu-a a Avraham mediante promessa. Então por que existe a parte legal da TORAH? Ela foi adicionada a fim de criar transgressões, até a vinda do descendente a respeito de quem a promessa foi feita. Além disso, ela foi entregue por meio de anjos e de um mediador. Contudo, o mediador representa mais de um; Deus, porém, é um. Isso significa que a parte legal da TORAH se opõe às promessas de Deus? De maneira nenhuma! Pois, se a parte legal da TORAH, dada por Deus, tivesse em si mesma o poder de conceder vida, antão a justiça verdadeiramente procederia da obediência legalista dessa TORAH. Em diz disso, o TANAKH encerra todas as coisas sob o pecado. Dessa forma, todas as promessas serão cumpridas com base na fidelidade decorrente da confiança de YESHUA, O MESSIAS, a todos os que se mantém fiéis e confiantes. Antes de vir o tempo dessa fidelidade decorrente da confiança, estávamos aprisionados, em sujeição ao sistema resultante da perversão da TORAH em legalismo, mantidos sob guarda até que a fidelidade "vindoura", decorrente da confiança, fosse reveladas. Assim, a TORAH serviu de tutor até a vinda do Messias, para que pudéssemos ser declarados justos com base na confiança e na fidelidade. Agora, porém, tendo chegado o tempo dessa fidelidade decorrente da confiança, já não estamos mais sob o controle do tutor. Porque, em união com o Messias, todos vocês são filhos de Deus por meio dessa fidelidade decorrente da confiança: tantos de vocês quantos foram imersos no Messias, do Messias se revestiram. Nele não há judeu nem gentio, escravo nem livre, homem nem mulher, porque, em união com o Messias Yeshua, todos vocês são um. E, se vocês pertencem ao Messias, são descendentes de Avraham e herdeiros segundo a promessa." Gálatas 3:5-29.