sexta-feira, 29 de novembro de 2013

AS SETE LEIS DE NOACH (NOÉ)

*As sete leis de Noach


Verso Temático: “Aos estrangeiros que se chegam ao SENHOR, para o servirem e para amarem o nome do SENHOR, sendo deste modo servos seus, sim, todos os que guardam o sábado, não o profanando, e abraçam a minha aliança, também os levarei ao meu santo monte e os alegrarei na minha Casa de Oração; os seus holocaustos e os seus sacrifícios serão aceitos no meu altar, porque a minha casa será chamada Casa de Oração para todos os povos.” (Is 56:5-7).

Introdução

Por que existe no judaísmo de hoje a idéia de que os goim (gentios) não precisam de uma conversão e nem de se unir ao judaísmo para serem povo de D-us e herdarem as mesmas promessas dos descendentes de Avraham? Na verdade, na época de Yeshua, os jodeus faziam o proselitismo, o que, mais tarde, passaram a descartar ou desistimular. Para sustentar tal posição, afirmam que D-us tem uma aliança com Israel, com o qual estabeleceu leis (613 preceitos), mas que, igualmente tem também um plano para salvar os justos dentre as nações, sem ter que introduzi-los em Israel. E mais, que se cumprirem as sete leis de Noach, também estes poder tem alguma recompensa no Olam Habah.

Questionário

  1. Quais são as sete leis de Noach, ensinadas no judaísmo?

  1. Creia em D'us. Não sirva a ídolos.
  2. Não blasfemar Seu Nome. Respeitar D'us e louvá-Lo 
  3. Não roubar. Respeitar os direitos e propriedades alheios
  4. Não matar. Respeitar a vida humana.
  5. Não cometer adultério. Respeitar a família.
  6. Cumpra as leis do país. Criar um sistema judicial. Persiga a justiça.
  7. Não coma um membro de um animal vivo e não seja cruel com animais (Não comer sangue).
  1. Por que são passadas estas leis aos gentios que buscam conversão?
O judaísmo de hoje não é proselitista e tem pouco interesse nisso. Ainda que a conversão ao judaísmo seja possível em nossos dias, todavia faz parte do entendimento judaico que o goy deva estar muito interessado é disposto a renunciar a tudo. Por isso este é desestimulado ao máximo. Como judeu, ele teria que cumprir 613 mandamentos e suportar perseguição e discriminação. Se é apenas por salvação, não é necessário conversão e compromisso com o judaísmo. Basta-lhe cumprir tão somente as sete leis de Noach. Compare estas leis com as determinadas pelo Concílio de Jerusalém (At 15:20). Tenha em mente que a discussão ali era porque alguns queriam que os gentios se circuncidassem para serem salvos (At 15:9).
“Ademais, o Judaísmo não é exclusivo. Um ser humano não precisa ser judeu para alcançar um nível espiritual mais alto. Enoch "caminhou com D’us," e Noé teve um nível bastante alto de relação com D’us. Porém, nenhum deles era judeu. Nossa tradição é a de que todas as 70 nações devam funcionar juntas e desempenhar seu papel integral nesta existência chamada de: humanidade. De acordo com o Judaísmo (Talmud - Sanhedrin 58b), qualquer pessoa pode alcançar um lugar no Mundo Vindouro observando fielmente as sete leis fundamentais de humanidade.”
Fonte:
 www.aishbrasil.com.br/new/artigo_povo.asp
“Os Rabinos explicam que as sete leis são apenas orientações gerais, mas na verdade os não-judeus devem rezar, fazer caridade, honrar os pais, etc. É responsabilidade de um judeu influenciar o não-judeu a cumprir as Sete Leis Noahidas. Aliás, elas já se encontram em nosso site como você poderá verificar no seguinte link”
Fonte: www.chabad.org.br/INTERATIVO/FAQ/sete.html
  1. Praticavam o proselitismo os judeus contemporâneos a Yeshua e Seus discípulos?
Sim. Vejamos alguns textos da Brit Chadasha: At 14:1; 18:4, 8; 17:11, 12, 17.

Conclusão: Como estudamos anteriormente, o plano do Eterno era incluir os gentios convertidos que haviam de se salvar em meio a Seu povo para tornar todos uma só família, um só Corpo e fazê-los herdeiros das promessas. Isto aconteceu e acontece na Nova Aliança, por meio do sacrifício de Yeshua. A salvação não é por meio de obras. O homem pode ser bom e a humanidade viver em paz, mas isto não salva, não redime o pecador. Aprovamos as leis de Noach como boas a vida presente, mas não trazem a salvação e são insuficientes para ingressarmos no Reino Vindouro. Ver Rm 1:16; 11:11; 15:18; At 13:47.
(*nota: José. R. S.J./apenas mostrei como encontrei na fonte)
(informações adicionais: "Noach (Noé) construtor da arca, sobrevivente do Dilúvio e antepassado de
toda a humanidade (B'rishit (Gên)5 cap. ao 11; na genealogia do Messias (Mateus 24:37+) B'rishit 6:9---11:31)(BJC)

SETE Leis de Noé
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

As Sete Leis de Noé ( do hebraico: שבע מצוות בני נח "Šbaˤ mişwōt bnē-Noḥ" (Sheva Mitzvot B'nai Noah)), também chamadas de Brit Noah ("Pacto de Noah") são os mandamentos que de acordo com o judaísmo foram dados a Noé após o Dilúvio como regras para toda a humanidade. Assim, enquanto os judeus estariam obrigados a submeter-se a todas as 613 leis da Torá cujo resumo são os 10 mandamentos, os não-judeus seriam obrigados a seguir apenas as Sete Leis de Noé. O cumpridor destes mandamentos é chamado Ben Noah. A observância e guarda do Sábado não está incluída nas Sete Leis de Noé , já que este mandamento foi dado exclusivamente aos filhos de Israel. Assim sendo, os não-judeus não estão obrigados a guardar e observar o Sábado, pois não foi lhes ordenado. Uma doutrina entende que aqueles não-judeus que observam e guardam o dia de Sábado, transgridem a Lei tornando-se objeto de maldição (interpretação controversa; questão não pacificada pelas referências judaicas), a não ser que sejam peregrinos entre os israelitas. Malgrado, outra doutrina entende que aquele que cumpre uma Mitzva, não estando obrigado a cumpri-la, recebe sua recompensa, ainda que menor que aquela percebida por aqueles que estão obrigados. 
As Leis de Noah
As Sete Leis de Noah são genericamente:
Avodah zarah - Não cometer idolatria.
Shefichat damim - Não assassinar.
Gezel - Não roubar.
Gilui arayot - Não cometer imoralidades sexuais.
Birkat Hashem - Não blasfemar.
Ever min ha-chai - Não maltratar aos animais.
Dinim - Estabelecer sistemas e leis de honestidade e justiça.
OBSERVAÇÕES GERAIS:
A interpretação, aplicação, jurisprudência e doutrina é de competência do Sanhedrin, especificamente da Jerusalem Court for Issues of Bnei Noah. As dúvidas referentes às 7 Leis do Pacto de Noah devem ser dirimidas acessando o site oficial da entidade ou consultando suas autoridades e seus delegados.
O Bnei Noach é proibido, por tipificar Avodah Zarah, de prestar culto a Jesus filho de José (Yeshua ben Yossef), assim como crer que ele foi manifestação do próprio Criador, em sua divindade, ou que compõe uma das 3 pessoas da Doutrina Cristã da Trindade.
Os escritos que compõe o "Novo Testamento" ("Brit Chadasha") são classificados enfaticamente como obras de Avodah Zarah.

Subdividindo as Leis de Noah = AS DOUTRINAS JUDAICAS TRADICIONAIS NÃO MENCIONAM TAIS SUBDIVISÕES.
Não cometer idolatria
Nenhuma idolatria
Reconhecer e orar apenas a D'us
Oferecer sacríficios apenas a D'us
Proibição contra o assassinato
Não matar
Não cometer suicídio
Não sacrificar crianças
De acordo com a interpretação de Maimônides, não cometer aborto
Proibição contra roubo
Não furtar
Não sequestrar pessoas
Proibição contra a imoralidade sexual
Não adulterar
Não cometer incesto com parentes próximos
Não cometer ato homossexual masculino.
Não cometer bestialidade
Não cruzar raças diferentes de animais
Não castrar animais
Proibição contra blasfêmia
Aceitar a singularidade de D'us
Não blasfemar
Não praticar feitiçaria
Não praticar artes divinatórias
Não praticar conjurações
Não praticar demonolatria
Não praticar necromancia
Honrar pai e mãe
Proibição contra o maltrato de animais
Não comer um membro de um animal (enquanto ele ainda está vivo)
Estabelecer tribunais de justiça
Estabelecer tribunais e sistemas de justiça
Não dar falso testemunho nem fazer falsos juramentos.

 (São: "Mitzvot" literalmente, "ordem" "mandamento"; e sentido mais amplo: princípio geral para a vida; boas ações (Mt 5:19+)*nota redator. j.r.s.j.