OUÇA, Ó YISRA’EL, O SENHOR, NOSSO DEUS É
UM
*MIDRASH:"Ora, as promessas foram
feitas a Avraham e a seu descendente. Elas não dizem "E a seus
descendente", como se fossem a muitos; ao contrário, falam de um único,
"e a seu descendente", e "esse" é o Messias. Eis o que
quero dizer: a parte legal da TORAH, que surgiu 430 anos mais tarde, não anula
o juramento feito por Deus, com o fim de abolir a promessa. Porque, se a
herança procede da parte legal da TORAH, ela não se
relaciona mais com a promessa. Deus, porém, deu-a a Avraham mediante promessa.
Então por que existe a parte legal da TORAH? Ela foi adicionada a fim de criar
transgressões, até a vinda do descendente a respeito de quem a promessa foi
feita. Além disso, ela foi entregue por meio de anjos e de um mediador.
Contudo, o mediador representa mais de um; Deus, porém, é Um." Gálatas
3:16-20. (Bíblia Judaica completa)
DEUS É ÚNICO: "...Isso é o que Deus,
nosso libertador, considera bom; Isso tem sua aprovação. Ele deseja que toda a
humanidade seja liberta e chegue ao pleno conhecimento da verdade. Pois DEUS É
ÚNICO, e há um só mediador entre Deus e a humanidade: YESHUA, O MESSIAS, um ser
humano, o qual se entregou como resgate a favor de todos, provendo, desse modo,
o testemunho do propósito de Deus no tempo exato."
1 Timóteo 2:3-6. Comentários: (Yeshua o Messias nos revela o Pai; Em João
14:7-11. "Pelo fato de vocês terem me conhecido, também conhecerão meu
Pai; de agora em diante, vocês o conhecem, de fato, vocês o viram". Felipe
disse: "Senhor, mostra-nos o Pai, e isso será o suficiente para nós".
Yeshua replicou: "Tenho estado com vocês há tanto tempo sem que me
conheçam, Felipe? Quem me viu, viu o Pai; por isso, como você pode dizer:
'Mostra-nos o Pai'? Você não acredita que estou unido ao Pai e que ele está
unido a mim? O que lhes digo, não falo por iniciativa própria; o Pai, que vive
em mim, realiza suas obras. Confiem que estou unido ao Pai e que o Pai está
unido a mim. Mas, se não puderem, ao menos confiem por causa das obras."
(Yeshua)..."No entanto, a todos o que receberam, aos que depositaram
confiança na pessoa e no poder dele, ele lhes deu o direito de se tornarem
filhos de Deus, não por causa de linhagem, impulso físico, nem por vontade
humana, mas por causa de Deus. A Palavra (Yeshua) se tornou um ser humano e
viveu entre nós, e vimos sua SH'KHINAH, a SH'KHINAH do Filho do Pai, repleto de
graça e verdade. Yochanan testemunhou a respeito dele, ao exclamar. "Este
é o homem de quem falei, ao dizer: 'Aquele que vem depois de mim tem de tomar
posição à minha frente, porque existia antes de mim' ". Todos nós
recebemos de sua plenitude, graça sobre graça. Porque a TORAH foi dada por
intermédio de Mosheh; a graça e a verdade vieram por intermédio de Yeshua, o
Messias. Ninguém jamais viu a Deus; mas se Filho Único, que é idêntico a Deus e
está ao lado do Pai, ele o tornou conhecido." Yochanan 1:12-18 (Bíblia
Judaica completa -joão 1:12-18).
MOMENTO DE APRENDIZAGEM:
"EloHeinu=Deus, deuses, Yeshua usa os dois significados em seu trocadilhos
de (Os judeus responderam, dizendo-lhe: Não te apedrejamos por alguma obra boa,
mas pela blasfêmia, porque, sendo tu homem, te fazes Deus a ti mesmo.
Respondeu-lhes Jesus: Não está escrito na vossa lei: Eu disse: sois
deuses?("MEU DECRETO É: 'VOCÊS SÃO elohim[deuses, juízes], filhos do
Altíssimo, todos vocês." Tehillim 82:6. bjc)
Pois, se a lei chamou deuses àqueles a quem a palavra de Deus foi dirigida (e a
escritura não pode ser anulada), àquele a quem o Pai santificou e enviou ao
mundo, vós dizeis: Blasfêmas, porque disse: Sou Filho de Deus?João 10:33-36.)
ELOHIM= DEUS/HASHEM= "O NOME", isto é, Yud-Heh-Vav-Heh. Trata-se,
portanto, de um eufemismo para designar a Deus..."porque pelo seu NOME
saíram, nada tomando dos gentios." 3 João ver. 7."..."pois foi
por causa de HaShem que eles saíram, sem aceitar nada dos goyim." 3
Yochanan ver. 7." SENHOR=ADONAI=Literalmente, "meu Senhor";
palavra usada na Bíblia hebraica para designar Deus. Quando usamo na BJC com
versalete(caixa alta) e itálico (A.DO.NAI), representa o tetragrama, o nome
hebraico de Deus, que consiste em quatro consoantes Yud-Heh-Vav-Heh) tragrama יהוה/hebraico יהוה (YHWH)/A palavra
Adonai vem do hebraico אֲדֹנָי/Eloim ou Elohim
(do hebraico אֱלוֹהִים , אלהים, pronunciado elohim/ Em português, geralmente
é transliterado em Javé, Yahweh, Jeová ou "o Senhor" (Mas, enquanto
pensava sobre isso, um anjo de ADONAI lhe apareceu em um sonho e disse:
"Yosef, filho de David, não tenha medo de receber Miryam em sua casa como
mulher, pois o que foi gerado nela procede do RUACH HAKODESH. Ela dará á luz um
filho, e você chamará Yeshua [que significa 'ADONAI SALVA'], porque ele salvará
seu povo dos pecados deles". Tudo isso aconteceu para cumprir o que ADONAI
disse por meio do profeta: "A virgem conceberá e dará à luz um filho, e
eles o chamarão 'IMMANU EL".] (O nome significa: "Deus está
conosco"). Mattityahu 2:20-23.
CONCLUSÃO: Sh'ma Yisra'el, Adonai Eloheinu, Adonai echad. "Ouça, ó Yisra'el, o Senhor (Yud-Heh-Vav-Heh), seu Deus, o Senhor é Único" (D'varim (Deut) 6:4), a afirmação central do judaísmo de todas as eras. Yeshua chamou esse texto, junto com o versículo seguinte, a MITZVAH mais importante da Torah. (1º mandamento..."E Jesus respondeu-lhe: O primeiro de todos os mandamentos é: Ouve, Israel, o Senhor, nosso Deus, é o único Senhor. Marcos 19:29. trad. JFA). {Um dos mestres da Torah se aproximou e ouviu o debate. Notando que Yeshua lhes dera uma boa resposta, perguntou-lhe: "Qual é a MITZVAH (Mandamento; Ordem) mais importante?". Yeshua respondeu: "A mais importante é:
'Sh'ma Yisra'el, Adonai Eloheinu, Adonai echad [Ouve, ó Yisra'el, o Senhor , nosso Deus, o Senhor é um], e você deve amar Adonai, seu Deus, de todo o coração, de toda a alma, de todo o entendimento e com toda a força'.
A segunda é esta: 'Ame o próximo como a si mesmo'.} Marcos 12:28-31.
CONCLUSÃO: Sh'ma Yisra'el, Adonai Eloheinu, Adonai echad. "Ouça, ó Yisra'el, o Senhor (Yud-Heh-Vav-Heh), seu Deus, o Senhor é Único" (D'varim (Deut) 6:4), a afirmação central do judaísmo de todas as eras. Yeshua chamou esse texto, junto com o versículo seguinte, a MITZVAH mais importante da Torah. (1º mandamento..."E Jesus respondeu-lhe: O primeiro de todos os mandamentos é: Ouve, Israel, o Senhor, nosso Deus, é o único Senhor. Marcos 19:29. trad. JFA). {Um dos mestres da Torah se aproximou e ouviu o debate. Notando que Yeshua lhes dera uma boa resposta, perguntou-lhe: "Qual é a MITZVAH (Mandamento; Ordem) mais importante?". Yeshua respondeu: "A mais importante é:
'Sh'ma Yisra'el, Adonai Eloheinu, Adonai echad [Ouve, ó Yisra'el, o Senhor , nosso Deus, o Senhor é um], e você deve amar Adonai, seu Deus, de todo o coração, de toda a alma, de todo o entendimento e com toda a força'.
A segunda é esta: 'Ame o próximo como a si mesmo'.} Marcos 12:28-31.
(*MIDRASH=interpretação
alegórica(simbólico) ou aplicação homilética(arte de pregar sermões) de um
texto. Espera-se que o ouvinte (ou leitor entenda Gálatas 4:24)
