domingo, 10 de novembro de 2013

OS APÓSTOLOS CONGREGAVA NO SHABBAT




"Eles aportaram em Salamina e desceram a Selêucia e dali navegaram para Chipre. Eles aportaram em Salamina e começaram a anunciar a palavra de Deus NAS SINAGOGAS...Mas os outros prosseguiram de Perge até Antioqui da Pisída e no SHABBAT entraram na SINAGOGA  e se assentaram. Depois da e aleitura da TORAH e dos Profetas, os líderes da sinagoga lhes deram uma mensagem...Enquanto saíam, as pessoas convidaram Sha'ul e Bar-Nabba a falar-lhes mais  respeito desses assuntos no SHABABAT seguinte. Quando a reunião da SINAGOGA acabou, vários dos Judeus de nascimento e presélito devotos seguiram Sha'ul e Bar-Nabba, que conversando com eles recomenda-lhes que apegados ao amor e à bondade de Deus. "SHABBAT seguinte; quase, toda a cidade se reuniu para ouvir a mensagem a respeito do SENHOR; quando, porém, os judeus não vão criam viram a multidão, encheram-se de inveja, dizendo o o que contradizendo o que Sha'ul estava falando, o insultaram... Em Icônio, aconteceu o mesmo: eles foram à SINAGOGA e falaram de tal modo que grande número de judeus e gregos passou a confiar. Atos 13:5,14,42,44./14:1.
"Irmãos, filhos de Avraham e 'tementes a Deus' que estão entre vocês. A nós foi enviada a mensagem desta libertação! Porque o povo que vive em Yerushalayim e seus líderes não reconheceram quem era Yeshua, nem entenderam a mensagem dos Profetas lida a cada SHABBAT, e desse modo cumpriram essa mensagem ao condená-lo. Eles não conseguiram encontrar nenhuma base legítima para a sentença de morte; entretanto, pediram a Pilatos que o executasse. Quando cumpriram todas as coisas escritas a respeito dele, ele foi tirado da estaca (madeiro) e colocado em um sepulcro. Mas Deus o ressuscitou dentre os mortos! Ele apareceu durante vários dias àqueles que tinham ido com ele da Galil para Yerushalayim; e eles são agora testemunhas dele para o povo. Quanto a nós, que lhes trazemos as boas-novas do que Deus prometeu a nossos pais, ele cumpriu para nós, seus filhos, ressuscitando Yeshua, como está escrito no Salmo segundo: "Você é meu Filho; hoje eu me tornei seu pai".
E a respeito de sua ressurreição dos mortos, para nunca entrar em decomposição, ele disse: 'Eu darei as coisas santas e fidedignas de David a você'.
Isto é explicado em outro lugar: Tu não permitiras que teu santo sofra decomposição'.
Porque David, de fato, serviu aos propósitos de Deus em sua geração; mas depois disso morreu, foi sepultado com os seus pais e sofreu decomposição. Entretanto, aquele a quem Deus ressuscitou não sofreu decomposição. Portanto, irmãos, quero que saibam que mediante este homem é anunciado o perdão dos pecados! Isto é, Deus purifica todo que deposita sua confiança neste homem, até mesmo as coisas que não podiam ser purificadas pela TORAH de MOSHEH. Cuidem então para que esta palavra encontrada nos Profetas não lhes aconteça: 'Vocês, escarnecedores! Olhem, admire-se e morram! Porque nos dias de vocês estou fazendo uma obra na qual não crerão, ainda que alguém a explicasse a vocês!'.
Enquanto saíam, as pessoas convidaram Sha'ul e Bar-Nabba a falar-lhes mais a respeito desses assuntos no SHABBAT seguinte. Quando a reunião da sinagoga acabou, vários dos judeus de nascimento e prosélitos devotos seguiram Sha'ul e Bar-Nabba, que conversaram com eles, recomendando-lhes que continuassem apegados ao amor e à bondade de Deus.
No SHABBAT seguinte; quase todas a cidade se reuniu para ouvir a mensagem a respeito do Senhor; Quando, porém, os judeus que não criam viram a multidão, encheram-se de inveja e, contradizendo o que Sha'ul estava falando, o insultaram. Entretanto, Sha'ul e Bar-Nabba responderam com ousadia: "Era necessário que a palavra de Deus fosse anunciada em primeiro lugar a você. Mas, pelo fato de vocês a rejeitaram, julgando-se indignos da vida eterna, estamos nos voltamos para os GOYIM! Porque isto é o que Adonai nos mandou fazer: 'Eu os coloquei como uma luz para os goyim, para que sejam para a libertação até os confins da terra'". Os não judeus ficaram muito felizes ao ouvir isso. Eles honraram a mensagem a respeito do Senhor, e todos os que haviam sido designados para vida eterna depositaram sua confiança nela. E a mensagem a respeito do Senhor foi revelado a toda a região. No entanto, os judeus incrédulos incitaram mulheres dentre "as tementes a Deus", de alta posição social, e os principais homens da cidade, e organizaram a perseguição contra Sha'ul e Bar-Nabba, expulsando-os de seus distrito. Sha'ul, porém, e Bar-Nabba sacudiram o pó dos seus pés contra eles e partiram para Icônio; e os talmidim estavam cheios de alegria e do Ruach Hakodesh." Atos 13:26-52.