quarta-feira, 9 de julho de 2014

NÃO USAR O NOME DE D'US EM VÃO

"ENTÃO D'US DISSE TODAS ESTAS PALAVRAS: 'EU SOU ADONAI, SEU D'US, QUE O TIROU DA TERRA DO EGITO, DA CASA DA ESCRAVIDÃO'.
"NÃO TENHA OUTROS deuses ALÉM DE MIM. NÃO FAÇA PARA VOCÊ NENHUMA IMAGEM ESCULPIDA OU QUALQUER TIPO DE REPRESENTAÇÃO DO QUE HÁ EM CIMA NO CÉU, NEM SOBRE A TERRA OU NA ÁGUA EMBAIXO DA LINHA DA COSTA. VOCÊ NÃO SE DEVE CURVAR A ELAS NEM LHES SERVIR, POIS EU, ADONAI, SEU D'US, SOU UM D'US ZELOSO; CASTIGO OS FILHOS PELOS PECADOS DOS PAIS ATÉ A TERCEIRA E A QUARTA GERAÇÃO DE QUEM ME ODEIA, MAS DEMONSTRO GRAÇA ATÉ A MILÉSIMA GERAÇÃO DE QUEM ME AMA E OBEDECE ÀS MINHAS MITZVOT.
"VOCÊ NÃO DEVE USAR DE FORMA LEVIANO O NOME DE ADONAI, SEU D'US, POIS ADONAI NÃO DEIXARÁ IMPUNE QUEM USAR SEU NOME DE FORMA LEVIANA." Sh'mot 20:1-7/Êxodo 20:1-7.
Disse YESHUA: "...'Pai nosso no céu'! Teu NOME seja mantido santo."
Mattityahu 6:9a. Mateus 6:9.
Yeshua lhe disse: "Retire-se, Satan! Porque o Tanakh (V.T) diz: 'ADORE ADONAI, SEU D'US, SIRVA SOMENTE A ELE'." Mattityahu 6:10. Mateus 6:10.
Yeshua respondeu: "A mais importante é:
'SH'MA YISRA'EL, ADONAI ELOHEINU, ADONAI ECHAD. (OUVE, Ó YISRAEL, O SENHOR, NOSSO D'US, O SENHOR É UM), e você deve amar Adonai, seu D'us, de todo o coração, de toda a alma, de todo o entendimento e com toda a força'. A segunda é esta: 'Ame o próximo como a si mesmo'. Não existe mitzvah maior que estas". Marcos 12:29-31.
BENDITO SEJA 'O NOME' DAQUELE CUJO GLORIOSO REINO É ETERNO. AMEN.


D'US

PARA VC QUE TEM DUVIDA SOBRE ESCREVER A PALAVRA.."D'US" OU DEUS.D-us
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
1} D-us, ou D'us, é uma das formas utilizadas por alguns judeus de língua portuguesa para se referirem a Deus sem citar seu nome completo, em respeito ao terceiro mandamento recebido por Moisés pelo qual Deus teria ordenado que seu nome não fosse falado em vão.
2} 
O judaísmo então cumpriu o mandamento não escrevendo o nome de Deus em nada que se consuma. Exemplificando, escrever o nome de Deus em um papel, o fogo pode consumi-lo.
Outra forma utilizada pelos judeus para o mesmo fim é HaShem

Cuidados com “D’us”
Rabino Vidal Bekerman
É proibido apagar o nome de D'us. Porém, a maioria das autoridades haláchicas consideram a tela do computador e seu conteúdo – mesmo o nome de D'us ou palavras de Torá – como não tendo santidade. Ao contrário da palavra manuscrita ou impressa, que se pretendem sejam permanentes, não há intenção para palavras digitadas numa tela de computador de que sejam permanentes; assim que você termina seu trabalho você fecha a tela e tudo ali é “apagado”. (Os dados criptografados no disco rígico não têm importância haláchica). Não é um meio feito para apoiar algo permanente, pois os pixels que formam as letras numa tela de computador estão constantemente sendo renovados e são considerados como sendo mais virtuais que reais.

Mesmo quando digitamos e movemos o cursor numa tela, as letras e suas posições estão constantemente se movendo na tela – apagando-as de uma área na tela e as recriando em outra parte – tornando o apagar um ato constante.

Pode-se portanto apagar o nome de D'us ou palavras da Torá da tela de um computador. Ocorre, porém, que também não há necessidade de digitar “D'us” - com hífen ou aspa. No entanto, é melhor e todos procuram sempre escrever “D'us” dessa forma, com hífen, apostrofe, sublinhado, etc., mesmo quando digitarem num computador já que há sempre a preocupação (e o risco) de que você ou outra pessoa imprimirá o texto que está na tela.

Fontes:
Talmud, Shabat 120b; Maimônides, Leis dos Alicerces da Torá 6:1; Igrot Moshê, Yoreh De’ah 2:142; Nishmat Avraham citando Rabi S. Z. Auerbach.