quarta-feira, 9 de julho de 2014

D'US

PARA VC QUE TEM DUVIDA SOBRE ESCREVER A PALAVRA.."D'US" OU DEUS.D-us
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
1} D-us, ou D'us, é uma das formas utilizadas por alguns judeus de língua portuguesa para se referirem a Deus sem citar seu nome completo, em respeito ao terceiro mandamento recebido por Moisés pelo qual Deus teria ordenado que seu nome não fosse falado em vão.
2} 
O judaísmo então cumpriu o mandamento não escrevendo o nome de Deus em nada que se consuma. Exemplificando, escrever o nome de Deus em um papel, o fogo pode consumi-lo.
Outra forma utilizada pelos judeus para o mesmo fim é HaShem

Cuidados com “D’us”
Rabino Vidal Bekerman
É proibido apagar o nome de D'us. Porém, a maioria das autoridades haláchicas consideram a tela do computador e seu conteúdo – mesmo o nome de D'us ou palavras de Torá – como não tendo santidade. Ao contrário da palavra manuscrita ou impressa, que se pretendem sejam permanentes, não há intenção para palavras digitadas numa tela de computador de que sejam permanentes; assim que você termina seu trabalho você fecha a tela e tudo ali é “apagado”. (Os dados criptografados no disco rígico não têm importância haláchica). Não é um meio feito para apoiar algo permanente, pois os pixels que formam as letras numa tela de computador estão constantemente sendo renovados e são considerados como sendo mais virtuais que reais.

Mesmo quando digitamos e movemos o cursor numa tela, as letras e suas posições estão constantemente se movendo na tela – apagando-as de uma área na tela e as recriando em outra parte – tornando o apagar um ato constante.

Pode-se portanto apagar o nome de D'us ou palavras da Torá da tela de um computador. Ocorre, porém, que também não há necessidade de digitar “D'us” - com hífen ou aspa. No entanto, é melhor e todos procuram sempre escrever “D'us” dessa forma, com hífen, apostrofe, sublinhado, etc., mesmo quando digitarem num computador já que há sempre a preocupação (e o risco) de que você ou outra pessoa imprimirá o texto que está na tela.

Fontes:
Talmud, Shabat 120b; Maimônides, Leis dos Alicerces da Torá 6:1; Igrot Moshê, Yoreh De’ah 2:142; Nishmat Avraham citando Rabi S. Z. Auerbach.

Nenhum comentário: