sexta-feira, 15 de novembro de 2013

AS PROMESSAS DO SÁBADO (os)




"Eis o que diz ADONAI:
"Observem a justiça, façam o que é certo, pois minha salvação está próxima, minha retidão será revelada". Feliz a pessoa que age dessa maneira, quem permanecer firme nisso, que GUARDA O SHABBAT E NÃO O PROFANA E SE MANTÉM LONGE DA PRÁTICA DO MAL.
Um estrangeiro que se une a ADONAI não deve dizer: "ADONAI me separará do seu povo"; também o eunuco não deve dizer: "Sou apenas uma árvore seca".
Pois eis o que diz ADONAI: "Quanto aos eunuco que guardam meus SHABBATOT,(sábados),
que escolhem o que me agrada e se apegam á minha ALIANÇA, em minha casa, nos meus muros, lhes darei poder e um nome maior que o de filhos e filhas; eu lhes darei um nome eterno que  jamais será eliminado.
"E os estrangeiro que se UNEM A ADONAI A FIM DE LHE SERVIR, E AMAM O NOME DE ADONAI, E SÃO SEUS SERVOS, TODOS OS QUE GUARDAM O SHABBAT E NÃO O PROFANAM, E SE APEGAM À MINHA ALIANÇA, eu os trarei ao meu santo monte e os farei alegres na minha casa de oração; serão ofertas queimadas e sacrifícios serão aceitos em meu altar; pois minha casa será chamada casa de oração para todos os povos".
ADONAI ELOHIM diz, ele que une os exilados de Yisra'el: "Ainda há outros para eu reunir além dos que já foram reunidos". Yesha'yahu 56:1-8. Isaías 56:1-8.

SHABBAT SHALOM




O DIA DO SENHOR/SHABBAT/SÁBADO




O "dia do Senhor"
"No dia do Senhor achei-me no Espírito e ouvi por trás de mim uma voz forte, como de trombeta." (Apocalipse 1:10 NVI).
"No dia do Senhor fui movido pelo Espírito, e ouvi atrás de mim uma voz forte, como de trombeta (...)" (Apocalipse 1:10 BJ).
"Achei-me em espírito, no dia do Senhor, e ouvi, por detrás de mim, grande voz, como de trombeta." (Apocalipse 1:10 RA).
A expressão "dia do Senhor" presente nos versos acima, é traduzida do grego "Kuriakos hemera". "Kuriakos" significa: "que pertence ao Senhor"; "concernente ao Senhor"; "relacionado ao Senhor", e "hemera" significa: "dia"(a). Em todo o Novo Testamento, "Kuriakos hemera", é usado apenas em Apocalipse 1:10.

Algumas traduções bíblicas trocam a expressão "dia do Senhor" pela palavra "domingo" e promovem o falso ensino de que o "primeiro dia da semana" foi mencionado por João durante a redação do livro de Apocalipse. A palavra "domingo" não é usada nos textos originais que compõem a Bíblia; ela é completamente desconhecida nas Escrituras Sagradas. Então, qual seria o objetivo de traduzir "kuriakos hemera" como equivalente a "domingo"?

A origem da palavra "domingo"
Os dias da semana são classificados pela Bíblia de acordo com a cronologia de Gênesis capítulo 1, e possuem a seguinte ordem: Primeiro dia, segundo dia, terceiro dia, quarto dia, quinto dia, sexto dia e sétimo dia.

O último dia da semana (o sétimo dia), Deus chama de "sabbath" (sábado), os demais não recebem por Ele uma designação peculiar e são conhecidos ao longo das Escrituras pela ordem cronológica originada na criação. Com o surgimento da idolatria, o homem atribuiu nomes de astros e de seus ídolos aos dias da semana e, a igreja de Roma com o intuito de combater a nomenclatura semanal pagã utilizou o latim litúrgico oueclesiástico para nomeá-los, e esses dias passaram a ser conhecidos, também, como:Prima feria, secunda feria, tertia feria, quarta feria, quinta feria, sexta feria e sabbatum.

Posteriormente, esta igreja sem autorização da Bíblia, intitulou "prima feria" (que refere-se ao primeiro dia da semana) como "dies Dominica" (dies dominicus), que em latimsignifica "dia do Senhor". Lembrando que os textos bíblicos originais estão em hebraico e grego, não consta absolutamente nada em latim.

Consequentemente, as diversas línguas originárias do latim e, influenciadas pelo latim eclesiástico, tiveram a expressão "dies Dominica" como referência ao "primeiro dia da semana". Foi o caso da língua portuguesa que possui a palavra "domingo" derivada de "dominicus". Assim, a igreja de Roma disseminou também por este meio, a falsa doutrina de que o domingo (primeiro dia da semana) seria o "dia do Senhor".

O "dia do Senhor" na Bíblia
A expressão "dia do Senhor" surgi 27 vezes nas Escrituras, e está distribuída em 25 versos (na versão João Ferreira de Almeida Revista e Atualizada - RA). Desses 25 versos, 23 apresentam essa expressão(b) com o sentido de: "dia do ajuste de contas com Deus", "dia do juízo final", "dia do julgamento", "dia do retorno de Jesus". E esses 23 versos são:
Isaías 2:12Isaías 13:6Isaías 13:9Jeremias 46:10Ezequiel 13:5Ezequiel 30:3;Joel 1:15Joel 2:1Joel 2:11Joel 2:31Joel 3:14Amós 5:18Amós 5:20Obadias 1:15Sofonias 1:7Sofonias 1:14Zacarias 14:1Malaquias 4:5Atos 2:20I Coríntios 5:5I Tessalonicenses 5:2II Tessalonicenses 2:2II Pedro 3:10.
Os dois versos, que não tratam do "dia da volta de Jesus", ou, "dia do juízo de Deus" são:
"Se desviares o pé de profanar o sábado e de cuidar dos teus próprios interesses no Meu santo dia; se chamares ao sábado deleitoso e santo dia do Senhor, digno de honra, e o honrares não seguindo os teus caminhos, não pretendendo fazer a tua própria vontade, nem falando palavras vãs." (Isaías 58:13 RA).
"Achei-me em espírito, no dia do Senhor, e ouvi, por detrás de mim, grande voz, como de trombeta." (Apocalipse 1:10 RA).
Deste modo, resta ao verso de Isaías 58:13 esclarecer qual o dia que João referia-se, pois nele, Deus claramente usa o termo "dia do Senhor" para designar o Seu santosábado instituído no sétimo dia da semana (Êxodo 20:8-11 cf. Gênesis 2:1-3).

Alguns interpretam que o "dia do Senhor" em questão refere-se ao "dia do juízo final" através do comparativo entre a frase, "forte voz como de trombeta" de Apocalipse 1:10, e, a "voz do Arcanjo acompanhada pelo som de trombeta" descrita em I Tessalonicenses 4:16. Porém, uma análise cuidadosa revela que Apocalipse 1:10 descreve uma voz de intensidade semelhante ao som de uma trombeta (cf. Isaías 58:1), e não uma voz seguida ao som desse instrumento, como é narrado em I Tessalonicenses 4:16. A voz de Apocalipse 1:10 era de Jesus vinda do santuário celestial. Na ocasião Ele transmitia eventos proféticos a João, e isso difere do cenário da segunda vinda de Jesus relatado por Paulo em I Tessalonicenses 4:16-17. No verso de Apocalipse 4:1, novamente se faz o registro quanto o aspecto da voz de Cristo:
"Depois dessas coisas olhei, e diante de mim estava uma porta aberta no céu. A voz que eu tinha ouvido no princípio, falando comigo como trombeta, disse: 'Suba para cá, e lhe mostrarei o que deve acontecer depois dessas coisas'. Imediatamente me vi tomado pelo Espírito, e diante de mim estava um trono no céu e nele estava assentado Alguém." (NVI).
Independentemente desta análise, é fato comprovado que João não estava se referindo ao "primeiro dia da semana" quando escreveu o verso de Apocalipse 1:10. A afirmativa de que o "dia do Senhor", neste verso, aluda ao "domingo" é baseada em presunção e desonestidade. E certamente aqueles que proporcionam esta deturpação, conscientemente, terão que se explicar no "dia do ajuste de contas com Deus" (Apocalipse 22:18-19).


a. Dependendo do contexto, "hemera", pode significar: um período de tempo formado por "um dia" e "uma noite" (que juntos formam "um dia" natural); intervalo de tempo entre o nascer e o pôr do sol; dia em que Jesus retornará pela segunda vez.
b. Proveniente do hebraico: "Yhovah yowm", "Adonay yowm", ou, do grego: "Kurios hemera". Estas maneiras de escrever, "dia do Senhor", diferem daquela apresentada em Apocalipse 1:10, "Kuriakos hemera".
“Por isso, não permitam que ninguém os julgue em relação ao que comem e bebem, ou com relação a um festival judaico, ao *ROSH-HODESH ou **SHABBAT.” Colossenses 2:16.
( *Rosh-hodesh= festa observada até o dia de hoje pelo judaísmo, na qual se celebra o início de cada mês lunar do calendário; **Shabbat=sábado)

YESHUA {ADONAI SALVA}

YESHUA HAMASHIACH (JESUS CRISTO;IESOUS CHRISTOS)

REFLEXÃO MELHOR: "No sexto mês, o anjo Gvri'el foi enviado por Deus a uma cidade da Galil chamada Natzeret, a uma virgem, noiva de um homem chamado Yosef, da casa de David. O nome da virgem era Miryam. Aproximando-se dela, o anjo disse: "SHALOM, favorecida! Adonai está com você!". Ela ficou profundamente perturbada com as palavras dele e pensou sobre o significado dessa saudação. O anjo lhe disse: "Não tenha medo, Miryam; você foi favorecida por Deus! Veja: você engravidará e dará à luz um filho, e lhe porá o nome de Yeshua. Ele será grande, e será chamado Filho de HA'ELYON. Adonai, Deus, lhe dará o trono de seu antepassado David, e ele reinará para sempre sobre a casa de Ya'akov, seu Reino não terá fim". "Como isso pode acontecer se sou virgem?", Miryam perguntou ao anjo.

O anjo respondeu:

"O RUACH HAKODESH virá sobre você, e o poder de HA'ELYON a cobrirá.

Por isso, a criança santa nascida de você será chamada Filho de Deus".

"Você tem uma parentela, Elisheva, com idade avançada: todos dizem que é estáril. Mas ela concebeu um menino e está no sexto mês de gravidez! Para Deus nada é impossível". Miryam disse: "Sou serva de Adonai, aconteça comigo o que você disse". Lucas 1:26-38.

MEDITAÇÃO HOJE: "O nascimento de Yeshua, o Messias, foi assim: quando sua mãe, Miryam, estava comprometida com Yosef, antes que se casassem, ela se encontrou grávida pelo RUACH HAKODESH. Yosef, seu marido, era um homem que agia de forma correta: portanto ele planejou desfazer o noivado discretamente, em vez de expô-la à vergonha pública. Mas, enquanto pensava sobre isso, um anjo de Adonai lhe apareceu em um sonho e disse: "Yosef, filho de David, não tenha medo de receber Miryam em sua casa como mulher, pois o que gerado nela procede de RUACH HAKODESH. Ela dará luz um filho, e você lhe chamará Yeshua [que significa 'Adonai salva], porque ele salvará seu povo dos pecados dele". Tudo isso aconteceu para cumprir o que Adonai disse por meio de profeta: "A virgem conceberá e dará à luz um filho, e ele o chamarão 'IMMANU'EL".
(O nome significa: "Deus está conosco".) Quando Yosef despertou, fez o que o anjo de Adonai lhe dissera, levou Miryam para sua casa como sua mulher, mas não teve relação sexuais com ela até o nascimento do filho, e o chamou Yeshua." Mattityahu 1:18-25.

(MISTÉRIO)..."No passado, Deus falou muitas vezes e de várias maneiras aos nossos antepassados por meio dos profetas. Mas agora, no ACHARIT-HAYAMIM, ele nos falou por meio do seu Filho, a quem concedeu a propriedade de todas as coisas e por meio de quem criou o Universo. Este Filho é o resplendor da SH'KHINAH, a expressa exata da essência de Deus, sustentando tudo o que existe por sua palavra poderosa. Depois de ele mesmo ter realizado a purificação dos pecados, assentou-se à mão direita de HAG'DULAH BAM'ROMIM.
Desse modo, ele se tornou muito melhor que os anjos, e o que Deus lhe deu é superior ao deles. Pois a qual dos anjos Deus já disse:
"Você é meu FILHO; hoje me tornei seu Pai"?
Deus nunca disse também a um anjo:
"Eu serei seu Pai, e ele será meu Filho".
E novamente, ao trazer seu Primogênito ao mundo, diz:
"Todos os anjos de Deus o adorem".
Ele diz, ao se referir ao anjos:
"...faz de seus anjos ventos e de seus servos, chamas ardentes".
Mas, a respeito do Filho, diz:
"O teu trono, ó Deus, permanecerá para todo o sempre; governas teu reino com cetro de equidade; Amas a justiça e odeias a iniquidade.
Portanto, ó Deus, teu Deus te ungiu com óleo de alegria, preferindo-te a teus companheiros"...Além disso, a qual dos anjos Deus disse: "Sente-se à minha direita até que eu coloque seus inimigos como um banco para seus pés"? Não são todos eles espíritos ministradores enviados para ajudar a quem Deus libertará?...J. Messiânico 1:1-9,13,14. (Hebreus 1:1-9,13,14.)

SHALOM!..."Um dos mestres da Torah se aproximou e ouviu o debate. Notando que Yeshua lhes dera uma boa resposta, perguntou-lhe:"Qual é a Mitzvah mais importante?".
Yeshua respondeu: "A mais importante é:
'SH'MA YISRA'EL, ADONAI ELOHEINU, ADONAI ECHAD [Ouve, ó Yisra'el, o Senhor, nosso Deus, o Senhor é um], e você deve andar Adonai, seu Deus, de todo o coração, de toda a alma, de todo entendimento e com toda a força'.
A segunda é esta:
'Ame o próximo como a si mesmo'. Marcos 12:28-31.

E tudo procede de Deus, que por meio do Messias nos reconciliou consigo e nos outorgou a obra da reconciliação, Deus, no Messias, estava reconciliando a humanidade consigo, sem lhe imputar os pecados, e nos confiando a mensagem da reconciliação. Portanto, somos embaixadores do Messias, de fato, Deus chama à reconciliação por nosso intermédio. Nossa tarefa por ordem do Messias: “Reconciliem-se com Deus!”. Deus fez desse homem sem pecado a oferta pelo pecado, a nosso favor, para que unidos a ele possamos participar de forma plena da justiça de Deus.” 2 Coríntios  5:18-21.
Porque vocês foram libertados pela graça, por meio da confiança, e mesmo esta não é sua realização, mas um presente de Deus. Vocês não foram libertados por suas ações; portanto, não têm de que se gloriar...naquele tempo não tinham o Messias. Estavam alienados da vida nacional de Yisra’el. Eram estrangeiros às alianças que incorporavam a promessa de Deus. Estavam neste mundo sem esperança e sem Deus. Efésios 2:8,9,12.
Parte superior do formulário