"No dia do
Senhor achei-me no Espírito e ouvi por trás de mim uma voz forte,
como de trombeta." (Apocalipse 1:10 NVI).
"No dia do
Senhor fui movido pelo Espírito, e ouvi atrás de mim uma voz
forte, como de trombeta (...)" (Apocalipse 1:10 BJ).
"Achei-me
em espírito, no dia do Senhor, e
ouvi, por detrás de mim, grande voz, como de trombeta." (Apocalipse 1:10 RA).
A
expressão "dia do Senhor" presente nos versos acima, é traduzida do
grego "Kuriakos hemera".
"Kuriakos" significa:
"que pertence ao Senhor"; "concernente ao Senhor";
"relacionado ao Senhor", e "hemera"
significa: "dia"(a).
Em todo o Novo Testamento, "Kuriakos
hemera", é usado apenas em Apocalipse
1:10.
Algumas traduções bíblicas trocam a expressão
"dia do Senhor" pela palavra "domingo" e promovem o falso
ensino de que o "primeiro dia da semana" foi mencionado por João
durante a redação do livro de Apocalipse.
A palavra "domingo" não é usada nos textos originais que compõem a
Bíblia; ela é completamente desconhecida nas Escrituras Sagradas. Então, qual
seria o objetivo de traduzir "kuriakos
hemera" como equivalente a "domingo"?
A origem da palavra "domingo"
Os dias da semana são classificados pela Bíblia
de acordo com a cronologia de Gênesis
capítulo 1, e possuem a seguinte ordem: Primeiro
dia, segundo dia, terceiro dia, quarto dia, quinto dia, sexto dia
e sétimo dia.
O último dia da semana (o sétimo dia), Deus chama
de "sabbath" (sábado), os
demais não recebem por Ele uma designação peculiar e são conhecidos ao longo
das Escrituras pela ordem cronológica originada na criação. Com o surgimento
da idolatria, o homem atribuiu nomes de astros e de seus ídolos aos dias da
semana e, a igreja de Roma com o intuito de combater a nomenclatura semanal
pagã utilizou o latim litúrgico oueclesiástico para nomeá-los, e esses dias
passaram a ser conhecidos, também, como:Prima
feria, secunda feria, tertia feria, quarta feria, quinta feria, sexta
feria e sabbatum.
Posteriormente, esta igreja sem autorização da
Bíblia, intitulou "prima feria" (que refere-se ao primeiro
dia da semana) como "dies Dominica"
(dies dominicus), que em latimsignifica
"dia do Senhor". Lembrando que os textos bíblicos originais estão em hebraico e grego, não
consta absolutamente nada em latim.
Consequentemente, as diversas línguas originárias
do latim e, influenciadas pelo latim eclesiástico, tiveram a expressão "dies
Dominica" como referência ao "primeiro dia da semana". Foi
o caso da língua portuguesa que possui a palavra "domingo" derivada
de "dominicus". Assim, a igreja de Roma disseminou também
por este meio, a falsa doutrina de que o domingo (primeiro dia da semana)
seria o "dia do Senhor".
O "dia do Senhor" na Bíblia
A expressão "dia do Senhor" surgi 27
vezes nas Escrituras, e está distribuída em 25
versos (na versão João
Ferreira de Almeida Revista e Atualizada - RA). Desses 25
versos, 23 apresentam essa
expressão(b) com o sentido
de: "dia do ajuste de contas com Deus", "dia do juízo
final", "dia do julgamento", "dia do retorno de
Jesus". E esses 23 versos são:
Isaías 2:12; Isaías 13:6; Isaías
13:9; Jeremias 46:10; Ezequiel 13:5; Ezequiel
30:3;Joel 1:15; Joel 2:1; Joel
2:11; Joel 2:31; Joel 3:14; Amós
5:18; Amós 5:20; Obadias 1:15; Sofonias
1:7; Sofonias 1:14; Zacarias 14:1; Malaquias
4:5; Atos 2:20; I Coríntios 5:5; I
Tessalonicenses 5:2; II
Tessalonicenses 2:2; II Pedro 3:10.
Os dois versos,
que não tratam do "dia da volta de Jesus", ou, "dia do juízo
de Deus" são:
"Se
desviares o pé de profanar o sábado e de cuidar dos teus próprios interesses
no Meu santo dia; se chamares ao sábado deleitoso
e santo dia do Senhor, digno de
honra, e o honrares não seguindo os teus caminhos, não pretendendo fazer a
tua própria vontade, nem falando palavras vãs." (Isaías 58:13 RA).
"Achei-me
em espírito, no dia do Senhor, e
ouvi, por detrás de mim, grande voz, como de trombeta." (Apocalipse 1:10 RA).
Deste modo, resta ao verso de Isaías 58:13 esclarecer qual o dia que João
referia-se, pois nele, Deus claramente usa o termo "dia do Senhor"
para designar o Seu santosábado instituído
no sétimo dia da semana (Êxodo 20:8-11 cf. Gênesis 2:1-3).
Alguns interpretam que o "dia do
Senhor" em questão refere-se ao "dia do juízo final" através
do comparativo entre a frase, "forte voz como de trombeta"
de Apocalipse 1:10, e, a "voz
do Arcanjo acompanhada pelo som de trombeta" descrita em I Tessalonicenses 4:16. Porém, uma análise
cuidadosa revela que Apocalipse 1:10 descreve
uma voz de intensidade semelhante ao som de
uma trombeta (cf. Isaías 58:1), e não
uma voz seguida ao som desse instrumento, como é narrado em I Tessalonicenses 4:16. A voz de Apocalipse 1:10 era de Jesus vinda do
santuário celestial. Na ocasião Ele transmitia eventos proféticos a João, e
isso difere do cenário da segunda vinda de Jesus relatado por Paulo em I Tessalonicenses 4:16-17. No verso de Apocalipse 4:1, novamente se faz o registro
quanto o aspecto da voz de
Cristo:
"Depois
dessas coisas olhei, e diante de mim estava uma porta aberta no céu. A voz
que eu tinha ouvido no princípio,
falando comigo como trombeta, disse:
'Suba para cá, e lhe mostrarei o que deve acontecer depois dessas coisas'.
Imediatamente me vi tomado pelo Espírito, e diante de mim estava um trono no
céu e nele estava assentado Alguém." (NVI).
Independentemente desta análise, é fato
comprovado que João não estava se referindo ao "primeiro dia da
semana" quando escreveu o verso de Apocalipse
1:10. A afirmativa de que o "dia do Senhor", neste verso,
aluda ao "domingo" é baseada em presunção e desonestidade. E
certamente aqueles que proporcionam esta deturpação, conscientemente, terão
que se explicar no "dia do ajuste de contas com Deus" (Apocalipse 22:18-19).
a. Dependendo do contexto, "hemera",
pode significar: um período de tempo formado por "um dia"
e "uma noite" (que juntos formam "um dia"
natural); intervalo de tempo entre o nascer e o pôr do sol; dia em que Jesus
retornará pela segunda vez.
b. Proveniente do hebraico: "Yhovah yowm",
"Adonay yowm", ou, do grego: "Kurios hemera".
Estas maneiras de escrever, "dia do Senhor", diferem daquela apresentada
em Apocalipse 1:10, "Kuriakos hemera".
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