sexta-feira, 15 de novembro de 2013

O DIA DO SENHOR/SHABBAT/SÁBADO




O "dia do Senhor"
"No dia do Senhor achei-me no Espírito e ouvi por trás de mim uma voz forte, como de trombeta." (Apocalipse 1:10 NVI).
"No dia do Senhor fui movido pelo Espírito, e ouvi atrás de mim uma voz forte, como de trombeta (...)" (Apocalipse 1:10 BJ).
"Achei-me em espírito, no dia do Senhor, e ouvi, por detrás de mim, grande voz, como de trombeta." (Apocalipse 1:10 RA).
A expressão "dia do Senhor" presente nos versos acima, é traduzida do grego "Kuriakos hemera". "Kuriakos" significa: "que pertence ao Senhor"; "concernente ao Senhor"; "relacionado ao Senhor", e "hemera" significa: "dia"(a). Em todo o Novo Testamento, "Kuriakos hemera", é usado apenas em Apocalipse 1:10.

Algumas traduções bíblicas trocam a expressão "dia do Senhor" pela palavra "domingo" e promovem o falso ensino de que o "primeiro dia da semana" foi mencionado por João durante a redação do livro de Apocalipse. A palavra "domingo" não é usada nos textos originais que compõem a Bíblia; ela é completamente desconhecida nas Escrituras Sagradas. Então, qual seria o objetivo de traduzir "kuriakos hemera" como equivalente a "domingo"?

A origem da palavra "domingo"
Os dias da semana são classificados pela Bíblia de acordo com a cronologia de Gênesis capítulo 1, e possuem a seguinte ordem: Primeiro dia, segundo dia, terceiro dia, quarto dia, quinto dia, sexto dia e sétimo dia.

O último dia da semana (o sétimo dia), Deus chama de "sabbath" (sábado), os demais não recebem por Ele uma designação peculiar e são conhecidos ao longo das Escrituras pela ordem cronológica originada na criação. Com o surgimento da idolatria, o homem atribuiu nomes de astros e de seus ídolos aos dias da semana e, a igreja de Roma com o intuito de combater a nomenclatura semanal pagã utilizou o latim litúrgico oueclesiástico para nomeá-los, e esses dias passaram a ser conhecidos, também, como:Prima feria, secunda feria, tertia feria, quarta feria, quinta feria, sexta feria e sabbatum.

Posteriormente, esta igreja sem autorização da Bíblia, intitulou "prima feria" (que refere-se ao primeiro dia da semana) como "dies Dominica" (dies dominicus), que em latimsignifica "dia do Senhor". Lembrando que os textos bíblicos originais estão em hebraico e grego, não consta absolutamente nada em latim.

Consequentemente, as diversas línguas originárias do latim e, influenciadas pelo latim eclesiástico, tiveram a expressão "dies Dominica" como referência ao "primeiro dia da semana". Foi o caso da língua portuguesa que possui a palavra "domingo" derivada de "dominicus". Assim, a igreja de Roma disseminou também por este meio, a falsa doutrina de que o domingo (primeiro dia da semana) seria o "dia do Senhor".

O "dia do Senhor" na Bíblia
A expressão "dia do Senhor" surgi 27 vezes nas Escrituras, e está distribuída em 25 versos (na versão João Ferreira de Almeida Revista e Atualizada - RA). Desses 25 versos, 23 apresentam essa expressão(b) com o sentido de: "dia do ajuste de contas com Deus", "dia do juízo final", "dia do julgamento", "dia do retorno de Jesus". E esses 23 versos são:
Isaías 2:12Isaías 13:6Isaías 13:9Jeremias 46:10Ezequiel 13:5Ezequiel 30:3;Joel 1:15Joel 2:1Joel 2:11Joel 2:31Joel 3:14Amós 5:18Amós 5:20Obadias 1:15Sofonias 1:7Sofonias 1:14Zacarias 14:1Malaquias 4:5Atos 2:20I Coríntios 5:5I Tessalonicenses 5:2II Tessalonicenses 2:2II Pedro 3:10.
Os dois versos, que não tratam do "dia da volta de Jesus", ou, "dia do juízo de Deus" são:
"Se desviares o pé de profanar o sábado e de cuidar dos teus próprios interesses no Meu santo dia; se chamares ao sábado deleitoso e santo dia do Senhor, digno de honra, e o honrares não seguindo os teus caminhos, não pretendendo fazer a tua própria vontade, nem falando palavras vãs." (Isaías 58:13 RA).
"Achei-me em espírito, no dia do Senhor, e ouvi, por detrás de mim, grande voz, como de trombeta." (Apocalipse 1:10 RA).
Deste modo, resta ao verso de Isaías 58:13 esclarecer qual o dia que João referia-se, pois nele, Deus claramente usa o termo "dia do Senhor" para designar o Seu santosábado instituído no sétimo dia da semana (Êxodo 20:8-11 cf. Gênesis 2:1-3).

Alguns interpretam que o "dia do Senhor" em questão refere-se ao "dia do juízo final" através do comparativo entre a frase, "forte voz como de trombeta" de Apocalipse 1:10, e, a "voz do Arcanjo acompanhada pelo som de trombeta" descrita em I Tessalonicenses 4:16. Porém, uma análise cuidadosa revela que Apocalipse 1:10 descreve uma voz de intensidade semelhante ao som de uma trombeta (cf. Isaías 58:1), e não uma voz seguida ao som desse instrumento, como é narrado em I Tessalonicenses 4:16. A voz de Apocalipse 1:10 era de Jesus vinda do santuário celestial. Na ocasião Ele transmitia eventos proféticos a João, e isso difere do cenário da segunda vinda de Jesus relatado por Paulo em I Tessalonicenses 4:16-17. No verso de Apocalipse 4:1, novamente se faz o registro quanto o aspecto da voz de Cristo:
"Depois dessas coisas olhei, e diante de mim estava uma porta aberta no céu. A voz que eu tinha ouvido no princípio, falando comigo como trombeta, disse: 'Suba para cá, e lhe mostrarei o que deve acontecer depois dessas coisas'. Imediatamente me vi tomado pelo Espírito, e diante de mim estava um trono no céu e nele estava assentado Alguém." (NVI).
Independentemente desta análise, é fato comprovado que João não estava se referindo ao "primeiro dia da semana" quando escreveu o verso de Apocalipse 1:10. A afirmativa de que o "dia do Senhor", neste verso, aluda ao "domingo" é baseada em presunção e desonestidade. E certamente aqueles que proporcionam esta deturpação, conscientemente, terão que se explicar no "dia do ajuste de contas com Deus" (Apocalipse 22:18-19).


a. Dependendo do contexto, "hemera", pode significar: um período de tempo formado por "um dia" e "uma noite" (que juntos formam "um dia" natural); intervalo de tempo entre o nascer e o pôr do sol; dia em que Jesus retornará pela segunda vez.
b. Proveniente do hebraico: "Yhovah yowm", "Adonay yowm", ou, do grego: "Kurios hemera". Estas maneiras de escrever, "dia do Senhor", diferem daquela apresentada em Apocalipse 1:10, "Kuriakos hemera".
“Por isso, não permitam que ninguém os julgue em relação ao que comem e bebem, ou com relação a um festival judaico, ao *ROSH-HODESH ou **SHABBAT.” Colossenses 2:16.
( *Rosh-hodesh= festa observada até o dia de hoje pelo judaísmo, na qual se celebra o início de cada mês lunar do calendário; **Shabbat=sábado)

Nenhum comentário: