O CULTO A ÍDOLO E IDOLATRIA É PECADO. "MAS OS COVARDES, OS INDIGNOS DE CONFIANÇA, OS DESPREZÍVEIS, OS ASSASSINOS, OS SEXUALMENTE IMORAIS, OS QUE USAM DROGAS ALUCINÓGENAS PARA ENTRAR EM SINTONIA COM O OCULTO, OS ADORADORES DE ÍDOLOS E TODOS OS MENTIROSOS, O DESTINO DELES É O LAGO QUE QUEIMA COM FOGO E ENXOFRE, A SEGUNDA MORTE. DO LADO DE FORA ESTÃO OS HOMOSSEXUAIS, OS QUE USAM DROGAS ALUCINÓGENAS PARA ENTRAR EM SINTONIA COM O OCULTO, OS SEXUALMENTE IMORAIS, OS ASSASSINOS, OS ADORADORES DE ÍDOLOS E TODO AQUELE QUE AMA E PRATICA A FALSIDADE." REVELAÇÃO 21:8/22:15. APOCALIPSE 21:8/ 22:15.
SANTO DAIMECEFLURIS - 31/07/2007O movimento religioso do Santo Daime, começou no interior da Floresta
Amazônica, nas primeiras décadas do século XX, com o neto de escravos Raimundo
Irineu Serra, natural do Maranhão.
A DOUTRINAAo Mestre Irineu, como passaria mais tarde à história, foi revelada uma
doutrina de cunho cristão e eclético, reunindo tradições católicas, espíritas,
esotéricas, caboclas e indígenas em torno do uso ritual do milenar chá
conhecido pelos povos íncas como ayahuasca (vinho das almas) e por ele
denominado Santo Daime. De uso bastante difundido entre povos indígenas da
Amazônia Ocidental, a bebida é obtida pelo cozimento de duas plantas nativas da
floresta tropical, o cipó Jagube ( banisteriopsis caapi ) e a folha rainha (
psicotria viridis ).Tem propriedades enteogênicas, isto é, produz uma expansão de
consciência responsável pela experiência de contato com a divindade, através do
encontro interior com o nosso Eu Verdadeiro.O Mestre Irineu recebeu os ensinos diretamente de Nossa Senhora Da
Conceição, que lhe apareceu numa das primeiras vezes que tomou a bebida na
região de Brasiléia, Acre. Pouco depois, a Amazônia conheceu outros homens que,
através da sabedoria revelada por estas “ Plantas Professoras “, criaram
escolas e linhas espirituais ligadas às tradições ayuasqueiras. Tal como nos
legou o Mestre Irineu, a doutrina traz uma nova ênfase nos ensinos cristãos e
uma nova leitura dos Evangelhos à luz do sacramento enteogênico, para afirmar,
nos tempos de hoje, os mesmos princípios de Amor, Caridade e Fraternidade.O seringueiro e construtor de canoas Sebastião Mota de Melo, natural de
Eurinepé, Amazonas, foi um homem simples de sólida convicção espírita e
trabalhador incansável. Discípulo do Mestre Irineu, dele recebeu o dom de trabalhar
com o Santo Daime. Reuniu em torno de si centenas de adeptos - não por
proselitismo, mas de forma natural, como resultado da amizade e do respeito que
ele conquistou, ao atender a todos que o procuravam em busca de um conforto
para os males da alma e do corpo. Há cerca de 15 anos retirou-se dos arredores
do Rio Branco, Acre, onde havia fundado a comunidade religiosa conhecida como
Colônia Cinco Mil, e levou parte de seu povo para uma área virgem no interior
da floresta, denominada Rio do Ouro, onde trabalhavam a seringa e construíam
casas, desenvolvendo também atividades agrícolas. Dois anos depois fundou o
assentamento que se transformaria na atual Vila Céu do Mapiá, no município de
Pauini, Amazonas.A iniciativa cresceu sob sua liderança espiritual e seu exemplo de
trabalho. Dirigia pessoalmente mutirões, acolhia pobres, doentes e
necessitados. Em 1974 mandou registrar sua entidade, o Centro Eclético de
Fluente Luz Universal Raimundo Irineu Serra ( CEFLURIS ), com sede na cidade do
Rio Branco, como um centro espírita estruturado sob a forma de sociedade
religiosa sem fins lucrativos, responsável pela organização da Doutrina e pela
feitura e distribuição da bebida sacramental utilizada nos rituais. O Padrinho
Sebastião, como era carinhosamente chamado por seus afilhados, faleceu em 20 de
janeiro de 1990 no Rio de Janeiro, vítima de uma insuficiência cardíaca que o
fez sofrer nos últimos anos. Além da viúva, senhora Rita Gregório de Melo,
deixou aos filhos Alfredo e Waldete, respectivamente, como presidente e
vice-presidente da instituição, a responsabilidade pela continuação de sua obra
espiritual e da administração comunitária, feita a partir de uma associação de
moradores, cuja diretoria é eleita periodicamente por seus sócios. Atualmente a
população da comunidade compreende cerca de 1.000 pessoas, entre a vila e
pequenas colocações ao longo do Igarapé Mapiá.Com o crescimento espontâneo registrado nas últimas duas décadas e os
desafios sociais e institucionais decorrentes, a Doutrina se espalhou por diversas
regiões do País e do Mundo.O uso do Santo Daime como sacramento enteogênico em um trabalho
espiritual de autoconhecimento obedece a regras rituais recebidas por
inspiração divina pelo Mestre Irineu e pelo Padrinho Sebastião. Não há uso
indiscriminado pois como um sacramento, a bebida é somente distribuída em datas
que obedecem ao calendário religioso anual e dentro das regras
preestabelecidas.Os hinários são rituais festivos com cânticos de Louvor a Deus, à vida e
as forças da natureza, onde a bebida sacramental é consagrada e comungada
dentro de um templo, sob regras estritas de comportamento e organização, além
da infra-estrutura de atendimento.Outro ritual da doutrina é o Feitio da Bebida, também sob rigorosas
regras doutrinárias, que orientam os mínimos detalhes, cercado do máximo
respeito, silêncio e limpeza, num clima estritamente devocional. Este é um dos
principais momentos do trabalho religioso e exige muita concentração,
solidariedade, esforço físico e cuidado ecológicos. O produto final de todo
esse processo é o Santo Daime. Enquanto sacramento, ele é ministrado com toda a
reverência nos momentos do culto. O Santo Daime não é comercializado em
hipótese nenhuma. Os centros autorizados ministram os sacramentos conforme seus
calendários.A Doutrina do Santo Daime é uma prática religiosa cristã, ecumênica, que
repudia toda forma de fanatismo, sectarismo, racismo e intolerância religiosa.
Através de suas condutas os seguidores têm provado que a ingestão ritualística
do Santo Daime no contexto religioso, ao lado da prática social decorrente da
doutrina, amplia nossa capacidade perceptiva, criativa, cognitiva e de
discernimento, além de ajudar a assumir nossas responsabilidades pessoais e
coletivas. Constitui-se, portanto, em um agente profilático e terapêutico a
serviço da elevação da consciência do ser humano.PRINCÍPIOS RELIGIOSOS(do livro de Vera
Fróes e Marco Imperial “Santo Daime Cultura Amazônica”)Filiado ao Círculo Esotérico da Comunhão do Pensamento, com sede em São
Paulo (SP) e recebendo em 1955 honrarias e certificados dessa organização, o
Mestre Irineu extraiu dos ensinamentos do Círculo, os princípios básicos da
doutrina do Santo Daime : Harmonia, Amor, Verdade e Justiça. Anos mais tarde
filiou-se também à antiga e mística Ordem Rosacruz.HARMONIA : exprime o estado do ser evoluído. Ela resulta da analogia entre as
vibrações do meio que se encontra. É pela harmonia entre os homens, que
podereis conseguir a compreensão do mistério mais profundo da vida e da
solidariedade universal.
AMOR : Nada é mais poderoso do que o Amor, o Amor é a força que impele o
Universo, é ele que alimenta o desejo e a criação. A vida é o divino ímpeto do
Amor. O amor é a chave da imortalidade.
VERDADE : Tendo consciência da vida psíquica quando tiver nascido de novo,
podereis observar a verdade em todo o seu esplendor. A maior prova da liberdade
é a prática da verdade. A verdade existe por si só, é independente de qualquer
opinião, partido ou seita. A verdade absoluta é completa só pode ser adquirida
por meio de um contato direto com o Criador, obtido em nossa vida diária.
JUSTIÇA : A justiça não consiste somente em não fazer o mal ao próximo, ela
consiste também em defende-lo quando é atacado injustamente, e mais ainda, em
não pensar nem falar mal de quem quer que seja. Tudo isso é muito difícil de
praticar e é por essa razão, que há muito pouca justiça na Terra. Deus é
Harmonia. Deus é Amor. Deus é Verdade. Deus é Justiça.
"...OS QUE USAM DROGAS ALUCINÓGENAS PARA ENTRAR EM SINTONIA COM O OCULTO, ... O DESTINO DELES É O LAGO QUE QUEIMA COM FOGO E ENXOFRE, A SEGUNDA MORTE. DO LADO DE... OS QUE USAM DROGAS ALUCINÓGENAS PARA ENTRAR EM SINTONIA COM O OCULTO,... E TODO AQUELE QUE AMA E PRATICA A FALSIDADE." REVELAÇÃO 21:8/22:15. APOCALIPSE 21:8/ 22:15.
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