quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

OS TREZE PRINCÍPIOS DA FÉ JUDAICA





OS TREZE PRINCÍPIOS DA FÉ JUDAICA.
(ordenados pelo Rabino Moshe Ben Maimon o RAMBAM (Maimônides) Sidur/ pág. 120)

1. Eu creio com fé completa que o Criador, bendito seja o Seu Nome, Ele só, fez as criaturas e as dirige e Ele só, fez e fará todas as obras.
2. Eu creio com fé completa que o Criador, bendito seja o Seu Nome, Ele é o Único e não há Unicidade como a Dele, de nenhuma maneira. E só Ele é nosso Deus; Ele existiu, existe e existirá para sempre.
3. Eu creio com fé completa que o Criador, bendito seja o Seu Nome, não é corpo e não se pode assemelhar à matéria. E Ele não tem nenhuma comparação com qualquer coisa.
4. Eu creio com fé completa que o Criador, bendito seja o Seu Nome, Ele é o primeiro e o último, sem fim.
5. Eu creio com fé completa que o criador, bendito seja o Seu Nome, a Ele só, se deve rezar e não a outro.
6. Eu creio com fé completa que todas as palavras dos profetas são verdadeiras.
7. Eu creio com fé completa que a profecia de Moisés, nosso mestre, de bendita memória, é verdadeiras e que Ele é o pai (mestre) de todos os profetas anteriores e posteriores a ele.
8. Eu creio com fé completa que toda a Lei que se encontra em nossas mãos é a que foi dada a Moisés, nosso mestre, bendita memória.
9. Eu creio com fé completa que esta Lei não foi trocado, nem haverá outra Lei por parte do Criador, bendito seja o Seu Nome.
10. Eu creio com fé completa que o Criador, bendito seja o Seu Nome, Ele conhece todas as obras dos homens e todos os seus pensamentos, pois assim foi dito: "O Criador de todos os corações conhece todas as suas obras.
11. Eu creio com fé completa que o Criador, bendito seja o Seu Nome, recompensa aos que guardam os Seus preceitos e pune os que os transgridem.
12. Eu creio com fé completa na vinda do Messias, e apesar dele tardar em vir, contudo esperá-lo-ei em cada dia.
13. Eu creio com fé completa que haverá a ressurreição  dos mortos quando for de agrado do Criador, bendito seja o Seu Nome e exalçada a Sua lembrança para todo o sempre." Amén!

Nenhum comentário: