segunda-feira, 21 de outubro de 2013

A PALAVRA "DEUS"








“Deus seja louvado” 


O projeto de lei que obrigava a inclusão da frase “Deus seja louvado” nas cédulas de real foi rejeitado na Comissão de Finanças e Tributação da Câmara nesta quarta-feira (16) a pedido do deputado João Magalhães (PMDB-MG).
Com a decisão o projeto será arquivado e só voltará a ser discutido se 52 deputados assinarem um recurso para que a pauta entre para as sessões do Plenário.
O texto de autoria do deputado Eduardo da Fonte (PP-PE) tentava transformar em lei a inclusão da frase que circula nas notas de dinheiro do Brasil desde 1994. Com isso o Ministério Público não poderia forçar a retirada da frase.
A inscrição tem gerado polêmica, pois o MP-SP entrou com uma ação contra a União e o Banco Central, em 2012, alegando inconstitucionalidade, pois a frase menciona o nome de Deus, ferindo a laicidade do Estado e a liberdade religiosa.
A Justiça paulista já negou a ação do Ministério Público, mas a polêmica continua e com o arquivamento do processo é possível que na próxima instância a justiça federal determine a retira da frase.
Na sessão, os deputados entenderam que não era possível alterar as notas por conta das normas estabelecidas no texto de Eduardo da Fonte. O artigo pedia para que “Deus seja louvado” estivesse gravado em uma fonte maior do que o nome do “Banco Central do Brasil”.
Se fosse aprovado o projeto traria custos adicionais, como ficou entendido pelos deputados da comissão, pois as notas que estão em circulação teriam que ser recolhidas enquanto que um novo modelo precisaria ser planejado.
O deputado federal Eduardo da Fonte (PP-PE) resolveu criar um projeto de lei para impedir que a expressão “Deus seja louvado” seja retirada das notas de real.
A proposta é tornar a inscrição obrigatória por meio de uma alteração no Artigo 1º da Lei 9.069/95, que dispõe sobre o Plano Real colocando o seguinte parágrafo: “As cédulas de real terão impressas a frase ‘Deus Seja Louvado’”.
Ao defender a expressão nas notas o deputado diz que ela não fere a laicidade do estado, como o Ministério Público Federal tenta afirmar e que na verdade ela respeita a tradição cultural do povo brasileiro.
“A expressão ‘Deus seja louvado’ respeita a tradição cultural de nosso povo e não faz proselitismo de nenhuma agremiação religiosa”, diz o deputado.
pós a polêmica envolvendo o pedido da retirada da expressão “Deus seja louvado” das cédulas do real, a 7ª Vara da Justiça negou o pedido feito pelo Ministério Público (MP) de São Paulo.
Além de o Banco Central alegar que a reforma no design custaria R$ 12 milhões aos cofres públicos, também acredita que poderia gerar “intranquilidade” na sociedade.
Na decisão, a 7ª Vara de São Paulo afirma entender que a menção a Deus nas “cédulas monetárias não parece ser um direcionamento estatal na vida do indivíduo que o obrigue a adotar ou não determinada crença”.
A decisão é provisória e negou o pedido para que as novas cédulas do real já fossem impressas sem a expressão religiosa. O MP ainda pode recorrer ao Tribunal Regional Federal (TRF) de São Paulo.
  
A expressão “Deus” é usada na moeda nacional há 26 anos. Foi incluída após voto do Conselho Monetário Nacional, em 26 de junho de 1986, época do Plano Cruzado. Foi mantida mesmo após as mudanças da moeda para cruzado novo, em janeiro de 1989, cruzeiro, em março de 1990, e cruzeiro real, em agosto de 1993.
A Justiça considera que a alegação do MP que as cédulas seriam uma “afronta à liberdade religiosa” não pode ser comprovada, nem a verificação que o uso da expressão “Deus” causasse qualquer incômodo. Ao ser questionado, o Banco Central entende que a expressão não fere o Estado laico, tampouco pode ser comparada com outras, como “Alá seja louvado”, “Buda seja louvado”, “Salve Oxossi”, “Salve Lord Ganesha” ou “Deus não existe”.
Para o BC, a opção de usar esses termos provocaria “agitação na sociedade brasileira”. “É possível perceber, de forma suficientemente clara, que a expressão que se pretende extirpar das cédulas de real, em boa verdade, emprega a palavra Deus em sentido amplíssimo”, explica Isaac Sidney Menezes Ferreira, procurador-geral do BC.
“A ideia da sentença é justamente louvar entidade espiritual superior, nominada, pelas mais diversas religiões, de ‘Deus’, e não afirmar a existência ou negar a existência dessa entidade”, finaliza. 
Nomes d Religiões abraâmicas são as religiões monoteístas cuja origem comum é reconhecida em Abraão ou o reconhecimento de uma tradição espiritual identificada com ele. 
As três principais religiões abraâmicas são, em ordem cronológica de fundação, o judaísmo, o cristianismo e o islamismoe Deus

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
As fés monoteístas acreditam que há e só pode haver um único ser supremo. No politeísmo acredita-se na coexistência de diversas deidades (ou divindades). As concepções destes seres variam enormemente em cada cultura, mas a palavra Deus em português (e as traduções em línguas neolatinas) é referida para designar todos estes conceitos.
Religiões abraâmicas
Religião abraâmica, também referido como monoteísmo do deserto, é uma designação genérica para as religiões que derivam da tradição semítica que têm na figura do patriarca Abraão o seu marco referencial inicial. Stricto sensu as religiões consideradas abraâmicas são: JudaísmoCristianismo eIslamismo. Muitos nomes de Deus são comuns entre as três religiões, principalmente entre o Judaísmo e o Cristianismo, já que este último é derivado daquele.
Cristianismo
Javé (lê-se: Iavé) ou Jehová (lê-se: Ierrová) são vocalizações comuns do nome pessoal de Deus baseados notetragrama hebraico.
A maior parte das Bíblias cristãs modernas removeu este nome em quase todas as sete mil ocorrências contidas nas Escrituras Hebraicas, normalmente usando a palavra Senhor ou uma alternativa semelhante.
A remoção foi causada num determinado período, por uma tradição1 , criada por judeus copistas, que passaram a ter receio de que o nome sagrado fosse usado ou pronunciado de modo indevido ou sem o devido respeito pelas pessoas que tivessem acesso aos textos sagrados.
Tetragrama
O Tetragrama Sagrado YHVH ou YHWH (mais usado), (יהוה, na grafia original, o hebraico), refere-se ao nome do Deus de Israel em forma escrita já transliterada e, pois, latinizada, como de uso corrente na maioria das culturas atuais. A forma da expressão ao declarar o nome de Deus YHVH ou JHVH (na forma latinizada) deixou de ser utilizada a milhares de anos, pois na pronuncia correta do hebraico original (que é declarada como uma língua quase que completamente extinta). As pessoas perderam ao longo das décadas a capacidade de se pronunciar de forma satisfatória e correta, pois a língua precisaria se curvar (dobrar) de uma forma em que especialistas no assunto descreveriam hoje em dia como impossível. Originariamente, em aramaico e hebraico, era escrito e lido horizontalmente, da direita para esquerda יהוה; ou seja, HVHY. Formado por quatro consoantes hebraicas — Yud י Hêi ה Vav וה ou יהוה, o Tetragrama YHVH tem sido latinizado para JHVH já por muitos séculos.
Alguns grupos religiosos, como as Testemunhas de Jeová, aceitam a tradução do Tetragrama como Jeová,. E esta tradução passou a ser usada entre alguns grupos cristãos quando a pronúncia exata de (יהוה) ainda é desconhecida. Já alguns grupos evangélicos aceitam unicamente o nome Javé como correto. Algumas traduções católicas traduzem para Javé.
Islamismo
Allah (Alá) é o nome mais frequente de Deus no islamismo. Originalmente a palavra significava apenas "Deus" emlíngua árabe e era usada em épocas pré-islâmicas para se referir à divindade pagã adorada em MecaAllah vem de uma junção de "al" e "illah", que significa "o Deus - na sua forma masculina" e está paralelamente ligada à forma feminina "al" e "ilaha", formando o termo Allat, que significa "a deusa". Illah também significa divindade ou ainda deusAllah pode ser ainda formada da junção "al" e "lah", "que significa o único deus" ou "a únicadivindade". Ver na página: http://en.wikipedia.org/wiki/Allah
Outras religiõesBraman
Mawu na nação Jeje Candomblé Jeje
Olorun na nação Ketu Candomblé Ketu
Zambi nas nações Angola e Congo Candomblé Bantu
Guaraci na nação tupi, como o criador de todos os seres vivos
Akazarus - Deus Supremo do Caos
Oxalá na Umbanda
Significado de Deus
s.m. Ente infinito e existente por si mesmo; a causa necessária e fim último de tudo que existe.
Em teol. cristã, ente tríplice e uno, infinitamente perfeito, criador e regulador do universo.
Cada uma das pessoas da trindade cristã: Deus Padre, Deus Filho e Deus Espírito Santo. (Nestas significações, escreve-se com inicial maiúscula.)
Conclusão:{ Quando uma pessoa, ou seita, ou igreja e igrejas, ou religiões, ou fisolofia o ideologias, ou credos e crenças chamam a palavra “Deus” pode ser que nem sempre estão se referindo ao Deus unico e criador dos céus e terra e o Pai de Jesus. Pode ser qualquer coisa que eles tenham com um deus...etc.} O certo é o monoteísmo  em Um Unico Deus Criador do céus e da terra e Pai de Jesus Cristo o Salvador. Allá não é Deus; as chamada dividades do espiritismo (alto ou baixo) não é Deus, nem qualquer outra tipo de dividade considerada como deus é Deus.

Nenhum comentário: