quinta-feira, 10 de outubro de 2013

...INCENSO E MIRRA




Texto Bíblico: "Depois de Yeshua ter nascido em Beit-Lechem, na terra de Y'hudah, durante o reinado de Herodes, magos vindos do oriente chegaram a Yerushalayim e perguntaram: "Onde está o recém-nascido rei dos judeus? Vimos sua estrela no oriente e viemos adorá-lo". Quando o rei Herodes ouviu isso, ficou perturbado, como os demais habitantes de Yerushalayim. "Ele reuniu todos os principais KOHANIM e os mestres da TORAH e lhes perguntou: "Onde o Messias nascerá?". "Em Beit-Lechem de Y'hudah", responderam, "porque o profeta escreveu: 'E você Beit-Lachem, da terra de Y'hudah, de forma alguma é a menor entre as principais de Y'hudah; porque de você procederá o líder que pastoreará Yisra'el, meu povo' ".
Herodes chamou os magos para se encontrarem com ele em particular e lhes perguntou em exatidão sobre o aparecimento da estrela. Então ele os enviou a Beit-Lechem com estas instruções: "Procurem cuidadosamente pelo menino. Quando o encontrarem, avisem-me, para que eu também vá adorá-lo". Depois de ouvirem o rei, eles foram embora: e a estrela que tinham visto no oriente foi adiante deles, até parar sobre o lugar onde estava o menino. Quando observaram a estrela, encheram-se de alegria. Ao entrar na casa, viram o menino com Miryam, sua mãe, prostraram-se e o adoraram. Então abriram sua bagagem e o presentearam com OURO, INCENSO E MIRRA. Mas foram advertidos em um sonho para não voltarem a Herodes; por isso, retornaram à sua terra por outro caminho. Depois que partiram, um anjo de ADONAI apareceu a Yosef em um sonho e lhe disse: "Levanta-se, pegue o menino e sua mãe, e fuja para o Egito. Fique lá até que eu lhe diga para partir. Herodes procura pelo menino para matá-lo". Então ele se levantou, pegou o menino e sua mãe, e partiu durante a noite para o Egito, onde permaneceu até Herodes morrer. Isso aconteceu para cumprir o que ADONAI disse por meio do profeta: "Do Egito, chamei meu Filho".
Mattityahu 2:1-15. Mateus 2:1-15.
O SIGNIFICADO DE MIRRA E INCENSO PRESENTE OFERECIDO A YESHUA HAMASHIACH (JESUS CRISTO) EM SEU NASCIMENTO. MATEUS 2:1-15.(IESOUS CHRISTOS)
Significado de Mirra
s.f. Goma-resina de cheiro agradável usada na fabricação de perfume e incenso. É extraída do tronco de árvores e arbustos do gênero Commiphora, que crescem no leste da África e no sul da Arábia. A mirra é vendida para a indústria sob a forma de lágrimas (gotas). A mirra é uma árvore espinhosa, de folhas caducas, que pode atingir 5 metros de altura, com flores vermelho-amarelo, e frutos pontiagudos. É nativa do nordeste da África (Somália e partes orientais da Etiópia) encontra-se também no Médio Oriente, Índia e Tailândia. Cresce em matas e prefere solos bem drenados e muita exposição ao sol.
Propaga-se por sementes, na Primavera, ou por estacas ao fim do estágio de crescimento. É também o nome dado à resina colhida de fissuras abertas na casca da árvore de nome botânico Commiphora molmol, que depois de seca se transforma em grânulos de coloração amarela-avermelhada. A palavra mirra origina-se do hebraico maror ou murr, que significa "amargo".[carece 
Significado de Incenso
s.m. Resina aromática extraída principalmente de uma planta da Arábia e da Abissínia, da família das terebintáceas, e que desprende à combustão um cheiro agradável e forte. (É usado em certas cerimônias litúrgicas.)
As pessoas às vezes acrescentam sândalo ou outras substâncias ao incenso para que desprenda odores especiais. Geralmente o incenso é apresentado comercialmente em forma de pó ou bastões.
Incenso (do latim: Incendere, "queimar")[1] é composto por materiais aromáticos chamados bióticos (originado por seres vivos - no caso, plantas) que liberam fumaça perfumada quando queimados. O "incenso" refere-se à substância em si, mais do que o cheiro que ela produz. Ele é usado em cerimônias religiosas, rituais de purificação,[2][3] aromaterapias [4], meditação, para a criação de um estado de espírito, e para mascarar algum mau odor. O uso do incenso se originou no Antigo Egito, onde as resinas de goma e resinas oleosas de árvores aromáticas foram importadas das costas da Arábia e Somália para serem usadas em cerimônias religiosas.
O incenso é composto por materiais provenientes de plantas aromáticas, muitas vezes combinados com óleos essenciais.[5] As formas do incenso tem mudado com os avanços da tecnologia, as diferenças de cultura subjacente, e com a diversidade nas razões para queimá-lo.[6] Os dois principais tipos geralmente podem ser divididos em "queima indireta" e "queima direta". O incenso de queima indireta, também chamado de "incenso não-combustível", requer uma fonte separada de calor, uma vez que não é capaz de queimar-se. O incenso de queima direta, também chamado de "incenso combustível", é aceso diretamente por uma chama e depois se espalha, a brasa do incenso irá arder e liberar a fragrância. Exemplos de incenso de queima direta são as varas de incenso (incenso), cones ou pirâmides. Significado de Terebintácea
Terebintáceas sf pl Bot Família (Terebinthaceae) que, em muitas classificações, abrange plantas coextensivas com a família das Anacardiáceas.
Burseraceae é uma família de plantas angiospérmicas (plantas com flor - divisão Magnoliophyta), pertencente à ordem Sapindales.
O grupo inclui 18 géneros e 550 espécies que incluem a mirra e o incenso. Seu nome se deve à uma homenagem feita ao médico e botânico Joachim Burser. Amplamente distribuída no Brasil, alguns gêneros movimentam o mercado aromático e cosmético, como a Boswella carteri que é usada na fabricação de incensos.
Boswellia sacra (incenso) Flores e folhas de Boswellia sacra. © Scott Zona, Creative Commons Atribuição 2.0 Genérica
Incenso - às vezes chamado de olíbano - é uma goma-resina.Historicamente, é uma das substâncias mais valiosas do mundoea fonte de um grande império comercial. Os primeiros registros de data incenso em torno de 1500 aC, quando a rainha Hatshepsut do Egito enviou uma expedição para a África do Sul para trazer de volta árvores de incenso. O evento é comemorado nas paredes do templo perto de Luxor, onde duas das árvores foram plantadas. No entanto, o incenso era conhecido pelos povos da Arábia e no Corno de África, muito antes disso.
Durante séculos, a origem precisa de incenso e as plantas que produzem fosse envolta em mito e mistério . As pessoas colhem os forasteiros desencorajados goma-resina e selvagens contos de guardião monstros eram comuns.
Em 1905, o repórter Arbitragem em produtos da economia para o Governo da Índia enviou um apelo por informações e amostras, admitindo que as autoridades eram "extremamente ignorante sobre a origem do incenso" e soube "não mais do que um terço de sua história."
As primeiras coleções científicas de Boswellia sacra foram feitas em 1846, mas as melhores árvores (em Omã) não foram adequadamente descritos, até os anos 1930. Mesmo na década de 1980 os pesquisadores não têm número suficiente de amostras para estudo. Usa Incenso é conhecido como o «odor de santidade 'e é usado em muitos rituais religiosos. Ao longo dos séculos, tem sido utilizado em uma variedade de outras formas. Leia mais para descobrir mais sobre este valioso goma-resina.Taxonomia O incenso é produzido por várias espécies do gêneroBoswellia . Saiba mais sobre o surgimento daBoswellia sacra árvore. Distribuição. Boswellia sacra prefere áridas, áreas frias e cresce ao longo da Península Arábica sul e da costa nordeste da Somália. Biologia. Boswellia sacra resina quando sua casca externa é removida 'sangra'. Como ele endurece a resina pode ser recolhida e vendida como incenso. Saiba mais sobre a resina aromática da árvore de incenso.
Êxodo - 30:1-7
1. E farás um altar para queimar o incenso; de madeira de acácia o farás.
2. O seu comprimento será de um côvado, e a sua largura de um côvado; será quadrado, e dois côvados a sua altura; dele mesmo serão as suas pontas.
3. E com ouro puro o forrarás, o seu teto, e as suas paredes ao redor, e as suas pontas; e lhe farás uma coroa de ouro ao redor.
4. Também lhe farás duas argolas de ouro debaixo da sua coroa; nos dois cantos as farás, de ambos os lados; e serão para lugares dos varais, com que será levado.
5. E os varais farás de madeira de acácia, e os forrarás com ouro.
6. E o porás diante do véu que está diante da arca do testemunho, diante do propiciatório, que está sobre o testemunho, onde me ajuntarei contigo.
7. E Arão sobre ele queimará o incenso das especiarias; cada manhã, quando puser em ordem as lâmpadas, o queimará. 
 O Incenso Santo oferecido ao Eterno no Altar de Incenso do Tabernáculo simboliza as orações do Mashiach (Messias), o nosso Sumo Sacerdote, mas simboliza também as orações de todo o povo de D'us. (Ex. 30:34-38; Ap. 5:8, 8:3-5).
O ALTAR DE INCENSO Êxodo 30 : 1 - 10
Conhecido também como Altar de Ouro, media 1/2 mt. de comprimento e 1/2 mt. de largura por 1 mt. de altura , foi feito em madeira de acácia e revestida em chapas de ouro. O Altar tinha pontas de ouro e duas argolas também de ouro para colocar os varais de transporte de madeira e revestido de ouro. Este Altar ficava em frente a entrada do Lugar santíssimo.
Sobre o Altar queimava-se o Incenso Sagrado, Arão estava incumbido de queimar sobre ele todas as manhãs e a tarde quando fosse acender o castiçal com o fogo do Altar de Sacrifício. Deus não aceitava sobre ele incenso estranho, nem holocausto e nem ofertas, pois o Incenso significa adoração e intercessão.   O Incenso utilizado neste Altar continha elementos raríssimo de ser encontrado e de preço elevado. ( Estoraque, Onicha, Galbano e Franquincenso ) Êxodo 30:34-38.
Esta composição passava por um processo de secagem antes do uso e não podia ser utilizada para outra finalidade a não ser no Altar de Ouro.
O SIGNIFICADO DO ALTAR DE INCENSO
Queimar incenso — faz parte da adoração verdadeira?
“DEUSES amam fragrâncias.” Esse era um ditado comum entre os antigos egípcios. Para eles, a queima de incenso desempenhava um papel importante na adoração. Crendo que os deuses estavam próximos, os egípcios queimavam diariamente incenso nos seus templos e em altares nas casas, e até mesmo quando tratavam de negócios. Outras nações tinham costumes similares.
O que é o incenso? O incenso é feito de resinas ou gomas aromáticas, tais como olíbano e bálsamo. Estas são pulverizadas e muitas vezes misturadas com substâncias tais como especiarias, cascas resinosas e flores, a fim de criar uma certa fragrância para usos específicos.
Nos tempos antigos, o incenso era uma substância tão desejável e valiosa, que seus ingredientes se tornaram itens importantes no comércio. Caravanas viajando nas rotas de comércio os traziam de países distantes. Talvez se lembre de que José, o jovem filho de Jacó, foi vendido para comerciantes ismaelitas que vinham “desde Gileade, e seus camelos carregavam ládano, e bálsamo, e casca resinosa, indo levá-los para baixo ao Egito”. (Gênesis 37:25) A procura de incenso se tornou tão grande, que a rota de olíbano, sem dúvida estabelecida por mercadores de incenso, aumentou o número de viagens entre a Ásia e a Europa.
O incenso ainda é oferecido hoje em cerimônias e rituais de muitas religiões. Além disso, cada vez mais pessoas queimam incenso em casa só para sentir seu aroma agradável. Como os cristãos devem encarar a queima de incenso? Será que Deus considera aceitável o uso de incenso na adoração? Vejamos o que a Bíblia tem a dizer sobre o assunto.
“Algo sagrado para Jeová”
Entre os antigos israelitas, queimar incenso era um dos principais deveres sacerdotais no tabernáculo. A Cyclopedia de McClintock e Strong declara: “De fato, queimar incenso parece ter sido considerado pelos hebreus como ato de adoração ou de oferta sagrada, tanto assim que não lemos nada sobre outro uso de incenso entre eles.”
Jeová Deus prescreveu quatro ingredientes para serem misturados e queimados no tabernáculo: “Toma para ti perfumes: gotas de estoraque, e onicha, e gálbano perfumado, e olíbano puro. Deve haver a mesma porção de cada um. E tens de fazer disso um incenso, uma mistura aromática, trabalho de fabricante de ungüento, salgado, puro, algo sagrado. E um pouco dele tens de reduzir a pó fino e tens de pôr um pouco dele diante do Testemunho na tenda de reunião.” (Êxodo 30:34-36) Os eruditos sugerem que mais tarde os judeus rabínicos adicionaram outros ingredientes para uso no templo.
O incenso queimado no tabernáculo era sagrado, usado exclusivamente na adoração de Deus. Jeová ordenou: “O incenso que farás com esta composição não deveis fazer para vós mesmos. Deve continuar para ti como algo sagrado para Jeová. Quem fizer um igual a este para regalar-se com o seu cheiro tem de ser decepado do seu povo.” (Êxodo 30:37, 38) Os sacerdotes queimavam incenso duas vezes por dia sobre um altar destinado para isso. (2 Crônicas 13:11) E no Dia da Expiação, o sumo sacerdote queimava incenso no Santíssimo. — Levítico 16:12, 13.
Nem todas as ofertas de incenso eram aceitáveis para Deus. Ele puniu os que não eram sacerdotes e que presunçosamente o ofereciam como se fossem. (Números 16:16-18, 35-40; 2 Crônicas 26:16-20) O incenso ofertado pela nação judaica era ofensivo para Jeová quando ao mesmo tempo se empenhavam em atos de adoração falsa e enchiam as mãos com derramamento de sangue. A hipocrisia deles induziu Jeová a declarar: “Incenso — é algo detestável para mim.” (Isaías 1:13, 15) Os israelitas se tornaram tão negligentes na prescrita adoração de Jeová, que fecharam o templo e queimaram incenso em outros altares. (2 Crônicas 28:24, 25) Anos mais tarde, o incenso sagrado foi usado até mesmo na depravada adoração de deuses falsos. Tais práticas eram revoltantes para Jeová. — Ezequiel 16:2, 17, 18.
O incenso e os primeiros cristãos
O pacto da Lei, incluindo o decreto sacerdotal de ofertar incenso sagrado, terminou quando Cristo inaugurou o novo pacto em 33 EC. (Colossenses 2:14) Não há nenhum registro de os primeiros cristãos terem queimado incenso para fins religiosos. Sobre isso, a Cyclopedia de McClintock e Strong diz: “Há certeza de que [os primeiros cristãos] não usavam incenso. Realmente, o uso dele era característico do paganismo  . . . Alguns grãos de incenso lançados por um devoto sobre um altar pagão era um ato de adoração.”
Os primeiros cristãos negavam-se também a queimar incenso como reconhecimento da “divindade” do imperador romano, embora pudesse custar-lhes a vida. (Lucas 4:8; 1 Coríntios 10:14, 20) Em vista do uso idólatra do incenso naqueles dias, não surpreende que os primeiros cristãos nem mesmo se envolviam no comércio de incenso.
Queimar incenso hoje em dia
Como o incenso é usado hoje em dia? Em muitas igrejas da Cristandade, oferece-se incenso em cerimônias e liturgias. Entre os asiáticos, muitas famílias queimam incenso em templos ou diante de altares domésticos para honrar seus deuses e salvaguardar os mortos. Nos ofícios religiosos, o incenso tem sido usado para fumegar, curar, purificar e proteger.
O incenso tem recentemente obtido popularidade mesmo entre os que não professam ter religião. Alguns queimam incenso enquanto meditam. Certo manual recomenda o uso do incenso para se alcançar “planos superiores de consciência” e receber “energias” que não são do mundo físico. Recomenda também rituais de queima de incenso que envolvem contato com “seres sobrenaturais” a fim de encontrar soluções para os problemas da vida. Essas práticas são apropriadas para os cristãos?
Jeová condena categoricamente os que procuram misturar práticas religiosas falsas com a adoração pura. O apóstolo Paulo citou a profecia de Isaías e a aplicou aos cristãos, exortando-os a se manterem livres da influência impura da religião falsa. Escreveu: “‘Saí do meio deles e separai-vos’, diz Jeová, ‘e cessai de tocar em coisa impura’; ‘e eu vos acolherei’.” (2 Coríntios 6:17; Isaías 52:11) Os verdadeiros cristãos certificam-se de evitar tudo o que está relacionado com a adoração falsa ou o ocultismo. — João 4:24.
Será que o fato de se usar incenso em cerimônias religiosas e em algumas formas de espiritismo significa que toda queima de incenso é errada? Não necessariamente. Alguém talvez queira queimar incenso como fragrância no lar, só porque gosta do seu cheiro agradável. (Provérbios 27:9) Mesmo assim, para decidir se deve ou não queimar incenso, o cristão deve considerar certos fatores. Será que outros na região em que você mora associariam o uso do incenso com uma prática da religião falsa? Na sua comunidade, é o incenso muitas vezes associado com rituais espíritas? Ou costuma ser usado para fins não-religiosos?
Quando alguém decide queimar incenso, sua decisão deve levar em consideração tanto a sua própria consciência como os sentimentos dos outros. (1 Coríntios 10:29) Nesse caso aplicam-se as palavras do apóstolo Paulo aos romanos. Ele escreveu: “Empenhemo-nos pelas coisas que produzem paz e pelas coisas que são para a edificação mútua. Parai de demolir a obra de Deus só por causa do alimento. Verdadeiramente, todas as coisas são limpas, mas é prejudicial para o homem que come com motivo para tropeço. É bom não comer carne, nem beber vinho, nem fazer algo que faça teu irmão tropeçar.” — Romanos 14:19-21.
Orações que são ‘preparadas como incenso’
A oferta de incenso entre os israelitas era um símbolo apropriado de orações que são ouvidas por Deus. Por isso, o salmista Davi cantou a Jeová: “Seja minha oração preparada como incenso diante de ti.” — Salmo 141:2.
Os israelitas fiéis não encaravam a oferta de incenso como mero rito. Tomavam muito cuidado para preparar e queimar o incenso do modo prescrito por Jeová. Hoje em dia, os cristãos, em vez de usarem incenso literal, fazem orações que refletem profundo apreço e respeito pelo nosso Pai celestial. Assim como o incenso cheiroso ofertado pelos sacerdotes do templo, a Palavra de Deus nos assegura: “A oração dos retos é um prazer para ele.” — Provérbios 15:8.
ALTAR Local de adoração
INCENSO Simboliza o cheiro agradável das orações realizadas e inspiradas pelo Espírito Santo.
TODAS AS MANHÃS Demonstra que todos os dias devemos chegar-se a Deus através da oração e adoração.
SOMENTE INCENSO Significa que devemos reservar para Deus um momento de adoração.

“...QUE MINHA ORAÇÃO SEJA COMO INCENSO DIANTE DE TI,...”Tehillim 141:2a. Salmos 141:2a.

Nenhum comentário: