domingo, 29 de setembro de 2013

DOGMAS CATÓLICOS TUDO HERESIAS

Dogmas católicos
Na igreja católica Romana, um dogma é uma verdade absoluta, definitiva, imutável, infalível, inquestionável e absolutamente segura sobre a qual não pode pairar nenhuma dúvida. Uma vez proclamado solenemente, nenhum dogma pode ser revogado ou negado, nem mesmo pelo papa ou por decisão conciliar. Por isso, os dogmas constituem a base inalterável de toda a Doutrina católica e qualquer católico é obrigado a aderir, aceitar e acreditar nos dogmas de uma maneira irrevogável.
Os dogmas têm estas características porque os católicos romanos confiam que um dogma é uma verdade que está contida, implícita ou explicitamente, na imutável Revelação divina ou que tem com ela uma "conexão necessária". Para que estas verdades se tornem em dogmas, elas precisam ser propostas pela igreja diretamente à sua  e à sua doutrina, através de uma definição solene e infalível pelo Supremo (papa ou Concílio ecumênico com o papa) e do posterior ensinamento destas pelo Magistério.
Dogma é uma crença ou doutrina estabelecida de uma religiãoideologia ou qualquer tipo de organização, considerada um ponto fundamental e indiscutível de uma crença. O termo deriva do grego δόγμα, que significa "aquilo que aparenta; opinião ou crença", por sua vez derivada do verbo δοκέω (dokeo) que significa "pensar, supor, imaginar".
A infalibilidade papal é o dogma da teologia católica, a que afirma que o papa em comunhão com o Sagrado Magistério, quando delibera e define (clarifica) solenemente algo em matéria de  ou moral (os costumes), ex cathedra, está sempre correcto. Isto porque, na clarificação solene e definitiva destas matérias, o papa goza de assistência sobrenatural do Espírito Santo, que o preserva de todo o erro.
O uso da infalibilidade é restrito somente às questões e verdades relativas à fé e à moral (costumes), que suas divinamente reveladas ou que estão em íntima conexão com a revelação divina. Uma vez proclamadas e definidas solenemente, estas matérias de fé e de moral transformam-se em dogmas, ou seja, em verdades imutáveis e infalíveis que qualquer católico deve aderir aceitar e acreditar de uma maneira irrevogável.  Logo, a consequência da infalibilidade é que a definição ex catedra dos papas não pode ser revogada e é por si mesma irreformável.
As declarações de um papa em ex cathedra não devem ser confundidas com ensinamentos que são falíveis, como uma bula. A infalibilidade papal foi longamente discutida e ensinada como doutrina católica, tendo sido declarada um dogma na Constituição Dogmática Pastor Aeternus, sobre o primado e infalibilidade do papa, promulgada pelo Concílio Vaticano I. A Constituição foi promulgada na Quarta Sessão do Concílio, em julho de 1870, pelo papa Pio IX.

A razão da infalibilidade é a assistência sobrenatural do Espírito Santo, que preserva o supremo mestre (o papa) da igreja de todo erro.

Nenhum comentário: