sexta-feira, 15 de novembro de 2013

AS PROMESSAS DO SÁBADO (os)




"Eis o que diz ADONAI:
"Observem a justiça, façam o que é certo, pois minha salvação está próxima, minha retidão será revelada". Feliz a pessoa que age dessa maneira, quem permanecer firme nisso, que GUARDA O SHABBAT E NÃO O PROFANA E SE MANTÉM LONGE DA PRÁTICA DO MAL.
Um estrangeiro que se une a ADONAI não deve dizer: "ADONAI me separará do seu povo"; também o eunuco não deve dizer: "Sou apenas uma árvore seca".
Pois eis o que diz ADONAI: "Quanto aos eunuco que guardam meus SHABBATOT,(sábados),
que escolhem o que me agrada e se apegam á minha ALIANÇA, em minha casa, nos meus muros, lhes darei poder e um nome maior que o de filhos e filhas; eu lhes darei um nome eterno que  jamais será eliminado.
"E os estrangeiro que se UNEM A ADONAI A FIM DE LHE SERVIR, E AMAM O NOME DE ADONAI, E SÃO SEUS SERVOS, TODOS OS QUE GUARDAM O SHABBAT E NÃO O PROFANAM, E SE APEGAM À MINHA ALIANÇA, eu os trarei ao meu santo monte e os farei alegres na minha casa de oração; serão ofertas queimadas e sacrifícios serão aceitos em meu altar; pois minha casa será chamada casa de oração para todos os povos".
ADONAI ELOHIM diz, ele que une os exilados de Yisra'el: "Ainda há outros para eu reunir além dos que já foram reunidos". Yesha'yahu 56:1-8. Isaías 56:1-8.

SHABBAT SHALOM




O DIA DO SENHOR/SHABBAT/SÁBADO




O "dia do Senhor"
"No dia do Senhor achei-me no Espírito e ouvi por trás de mim uma voz forte, como de trombeta." (Apocalipse 1:10 NVI).
"No dia do Senhor fui movido pelo Espírito, e ouvi atrás de mim uma voz forte, como de trombeta (...)" (Apocalipse 1:10 BJ).
"Achei-me em espírito, no dia do Senhor, e ouvi, por detrás de mim, grande voz, como de trombeta." (Apocalipse 1:10 RA).
A expressão "dia do Senhor" presente nos versos acima, é traduzida do grego "Kuriakos hemera". "Kuriakos" significa: "que pertence ao Senhor"; "concernente ao Senhor"; "relacionado ao Senhor", e "hemera" significa: "dia"(a). Em todo o Novo Testamento, "Kuriakos hemera", é usado apenas em Apocalipse 1:10.

Algumas traduções bíblicas trocam a expressão "dia do Senhor" pela palavra "domingo" e promovem o falso ensino de que o "primeiro dia da semana" foi mencionado por João durante a redação do livro de Apocalipse. A palavra "domingo" não é usada nos textos originais que compõem a Bíblia; ela é completamente desconhecida nas Escrituras Sagradas. Então, qual seria o objetivo de traduzir "kuriakos hemera" como equivalente a "domingo"?

A origem da palavra "domingo"
Os dias da semana são classificados pela Bíblia de acordo com a cronologia de Gênesis capítulo 1, e possuem a seguinte ordem: Primeiro dia, segundo dia, terceiro dia, quarto dia, quinto dia, sexto dia e sétimo dia.

O último dia da semana (o sétimo dia), Deus chama de "sabbath" (sábado), os demais não recebem por Ele uma designação peculiar e são conhecidos ao longo das Escrituras pela ordem cronológica originada na criação. Com o surgimento da idolatria, o homem atribuiu nomes de astros e de seus ídolos aos dias da semana e, a igreja de Roma com o intuito de combater a nomenclatura semanal pagã utilizou o latim litúrgico oueclesiástico para nomeá-los, e esses dias passaram a ser conhecidos, também, como:Prima feria, secunda feria, tertia feria, quarta feria, quinta feria, sexta feria e sabbatum.

Posteriormente, esta igreja sem autorização da Bíblia, intitulou "prima feria" (que refere-se ao primeiro dia da semana) como "dies Dominica" (dies dominicus), que em latimsignifica "dia do Senhor". Lembrando que os textos bíblicos originais estão em hebraico e grego, não consta absolutamente nada em latim.

Consequentemente, as diversas línguas originárias do latim e, influenciadas pelo latim eclesiástico, tiveram a expressão "dies Dominica" como referência ao "primeiro dia da semana". Foi o caso da língua portuguesa que possui a palavra "domingo" derivada de "dominicus". Assim, a igreja de Roma disseminou também por este meio, a falsa doutrina de que o domingo (primeiro dia da semana) seria o "dia do Senhor".

O "dia do Senhor" na Bíblia
A expressão "dia do Senhor" surgi 27 vezes nas Escrituras, e está distribuída em 25 versos (na versão João Ferreira de Almeida Revista e Atualizada - RA). Desses 25 versos, 23 apresentam essa expressão(b) com o sentido de: "dia do ajuste de contas com Deus", "dia do juízo final", "dia do julgamento", "dia do retorno de Jesus". E esses 23 versos são:
Isaías 2:12Isaías 13:6Isaías 13:9Jeremias 46:10Ezequiel 13:5Ezequiel 30:3;Joel 1:15Joel 2:1Joel 2:11Joel 2:31Joel 3:14Amós 5:18Amós 5:20Obadias 1:15Sofonias 1:7Sofonias 1:14Zacarias 14:1Malaquias 4:5Atos 2:20I Coríntios 5:5I Tessalonicenses 5:2II Tessalonicenses 2:2II Pedro 3:10.
Os dois versos, que não tratam do "dia da volta de Jesus", ou, "dia do juízo de Deus" são:
"Se desviares o pé de profanar o sábado e de cuidar dos teus próprios interesses no Meu santo dia; se chamares ao sábado deleitoso e santo dia do Senhor, digno de honra, e o honrares não seguindo os teus caminhos, não pretendendo fazer a tua própria vontade, nem falando palavras vãs." (Isaías 58:13 RA).
"Achei-me em espírito, no dia do Senhor, e ouvi, por detrás de mim, grande voz, como de trombeta." (Apocalipse 1:10 RA).
Deste modo, resta ao verso de Isaías 58:13 esclarecer qual o dia que João referia-se, pois nele, Deus claramente usa o termo "dia do Senhor" para designar o Seu santosábado instituído no sétimo dia da semana (Êxodo 20:8-11 cf. Gênesis 2:1-3).

Alguns interpretam que o "dia do Senhor" em questão refere-se ao "dia do juízo final" através do comparativo entre a frase, "forte voz como de trombeta" de Apocalipse 1:10, e, a "voz do Arcanjo acompanhada pelo som de trombeta" descrita em I Tessalonicenses 4:16. Porém, uma análise cuidadosa revela que Apocalipse 1:10 descreve uma voz de intensidade semelhante ao som de uma trombeta (cf. Isaías 58:1), e não uma voz seguida ao som desse instrumento, como é narrado em I Tessalonicenses 4:16. A voz de Apocalipse 1:10 era de Jesus vinda do santuário celestial. Na ocasião Ele transmitia eventos proféticos a João, e isso difere do cenário da segunda vinda de Jesus relatado por Paulo em I Tessalonicenses 4:16-17. No verso de Apocalipse 4:1, novamente se faz o registro quanto o aspecto da voz de Cristo:
"Depois dessas coisas olhei, e diante de mim estava uma porta aberta no céu. A voz que eu tinha ouvido no princípio, falando comigo como trombeta, disse: 'Suba para cá, e lhe mostrarei o que deve acontecer depois dessas coisas'. Imediatamente me vi tomado pelo Espírito, e diante de mim estava um trono no céu e nele estava assentado Alguém." (NVI).
Independentemente desta análise, é fato comprovado que João não estava se referindo ao "primeiro dia da semana" quando escreveu o verso de Apocalipse 1:10. A afirmativa de que o "dia do Senhor", neste verso, aluda ao "domingo" é baseada em presunção e desonestidade. E certamente aqueles que proporcionam esta deturpação, conscientemente, terão que se explicar no "dia do ajuste de contas com Deus" (Apocalipse 22:18-19).


a. Dependendo do contexto, "hemera", pode significar: um período de tempo formado por "um dia" e "uma noite" (que juntos formam "um dia" natural); intervalo de tempo entre o nascer e o pôr do sol; dia em que Jesus retornará pela segunda vez.
b. Proveniente do hebraico: "Yhovah yowm", "Adonay yowm", ou, do grego: "Kurios hemera". Estas maneiras de escrever, "dia do Senhor", diferem daquela apresentada em Apocalipse 1:10, "Kuriakos hemera".
“Por isso, não permitam que ninguém os julgue em relação ao que comem e bebem, ou com relação a um festival judaico, ao *ROSH-HODESH ou **SHABBAT.” Colossenses 2:16.
( *Rosh-hodesh= festa observada até o dia de hoje pelo judaísmo, na qual se celebra o início de cada mês lunar do calendário; **Shabbat=sábado)

YESHUA {ADONAI SALVA}

YESHUA HAMASHIACH (JESUS CRISTO;IESOUS CHRISTOS)

REFLEXÃO MELHOR: "No sexto mês, o anjo Gvri'el foi enviado por Deus a uma cidade da Galil chamada Natzeret, a uma virgem, noiva de um homem chamado Yosef, da casa de David. O nome da virgem era Miryam. Aproximando-se dela, o anjo disse: "SHALOM, favorecida! Adonai está com você!". Ela ficou profundamente perturbada com as palavras dele e pensou sobre o significado dessa saudação. O anjo lhe disse: "Não tenha medo, Miryam; você foi favorecida por Deus! Veja: você engravidará e dará à luz um filho, e lhe porá o nome de Yeshua. Ele será grande, e será chamado Filho de HA'ELYON. Adonai, Deus, lhe dará o trono de seu antepassado David, e ele reinará para sempre sobre a casa de Ya'akov, seu Reino não terá fim". "Como isso pode acontecer se sou virgem?", Miryam perguntou ao anjo.

O anjo respondeu:

"O RUACH HAKODESH virá sobre você, e o poder de HA'ELYON a cobrirá.

Por isso, a criança santa nascida de você será chamada Filho de Deus".

"Você tem uma parentela, Elisheva, com idade avançada: todos dizem que é estáril. Mas ela concebeu um menino e está no sexto mês de gravidez! Para Deus nada é impossível". Miryam disse: "Sou serva de Adonai, aconteça comigo o que você disse". Lucas 1:26-38.

MEDITAÇÃO HOJE: "O nascimento de Yeshua, o Messias, foi assim: quando sua mãe, Miryam, estava comprometida com Yosef, antes que se casassem, ela se encontrou grávida pelo RUACH HAKODESH. Yosef, seu marido, era um homem que agia de forma correta: portanto ele planejou desfazer o noivado discretamente, em vez de expô-la à vergonha pública. Mas, enquanto pensava sobre isso, um anjo de Adonai lhe apareceu em um sonho e disse: "Yosef, filho de David, não tenha medo de receber Miryam em sua casa como mulher, pois o que gerado nela procede de RUACH HAKODESH. Ela dará luz um filho, e você lhe chamará Yeshua [que significa 'Adonai salva], porque ele salvará seu povo dos pecados dele". Tudo isso aconteceu para cumprir o que Adonai disse por meio de profeta: "A virgem conceberá e dará à luz um filho, e ele o chamarão 'IMMANU'EL".
(O nome significa: "Deus está conosco".) Quando Yosef despertou, fez o que o anjo de Adonai lhe dissera, levou Miryam para sua casa como sua mulher, mas não teve relação sexuais com ela até o nascimento do filho, e o chamou Yeshua." Mattityahu 1:18-25.

(MISTÉRIO)..."No passado, Deus falou muitas vezes e de várias maneiras aos nossos antepassados por meio dos profetas. Mas agora, no ACHARIT-HAYAMIM, ele nos falou por meio do seu Filho, a quem concedeu a propriedade de todas as coisas e por meio de quem criou o Universo. Este Filho é o resplendor da SH'KHINAH, a expressa exata da essência de Deus, sustentando tudo o que existe por sua palavra poderosa. Depois de ele mesmo ter realizado a purificação dos pecados, assentou-se à mão direita de HAG'DULAH BAM'ROMIM.
Desse modo, ele se tornou muito melhor que os anjos, e o que Deus lhe deu é superior ao deles. Pois a qual dos anjos Deus já disse:
"Você é meu FILHO; hoje me tornei seu Pai"?
Deus nunca disse também a um anjo:
"Eu serei seu Pai, e ele será meu Filho".
E novamente, ao trazer seu Primogênito ao mundo, diz:
"Todos os anjos de Deus o adorem".
Ele diz, ao se referir ao anjos:
"...faz de seus anjos ventos e de seus servos, chamas ardentes".
Mas, a respeito do Filho, diz:
"O teu trono, ó Deus, permanecerá para todo o sempre; governas teu reino com cetro de equidade; Amas a justiça e odeias a iniquidade.
Portanto, ó Deus, teu Deus te ungiu com óleo de alegria, preferindo-te a teus companheiros"...Além disso, a qual dos anjos Deus disse: "Sente-se à minha direita até que eu coloque seus inimigos como um banco para seus pés"? Não são todos eles espíritos ministradores enviados para ajudar a quem Deus libertará?...J. Messiânico 1:1-9,13,14. (Hebreus 1:1-9,13,14.)

SHALOM!..."Um dos mestres da Torah se aproximou e ouviu o debate. Notando que Yeshua lhes dera uma boa resposta, perguntou-lhe:"Qual é a Mitzvah mais importante?".
Yeshua respondeu: "A mais importante é:
'SH'MA YISRA'EL, ADONAI ELOHEINU, ADONAI ECHAD [Ouve, ó Yisra'el, o Senhor, nosso Deus, o Senhor é um], e você deve andar Adonai, seu Deus, de todo o coração, de toda a alma, de todo entendimento e com toda a força'.
A segunda é esta:
'Ame o próximo como a si mesmo'. Marcos 12:28-31.

E tudo procede de Deus, que por meio do Messias nos reconciliou consigo e nos outorgou a obra da reconciliação, Deus, no Messias, estava reconciliando a humanidade consigo, sem lhe imputar os pecados, e nos confiando a mensagem da reconciliação. Portanto, somos embaixadores do Messias, de fato, Deus chama à reconciliação por nosso intermédio. Nossa tarefa por ordem do Messias: “Reconciliem-se com Deus!”. Deus fez desse homem sem pecado a oferta pelo pecado, a nosso favor, para que unidos a ele possamos participar de forma plena da justiça de Deus.” 2 Coríntios  5:18-21.
Porque vocês foram libertados pela graça, por meio da confiança, e mesmo esta não é sua realização, mas um presente de Deus. Vocês não foram libertados por suas ações; portanto, não têm de que se gloriar...naquele tempo não tinham o Messias. Estavam alienados da vida nacional de Yisra’el. Eram estrangeiros às alianças que incorporavam a promessa de Deus. Estavam neste mundo sem esperança e sem Deus. Efésios 2:8,9,12.
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domingo, 10 de novembro de 2013

OS APÓSTOLOS CONGREGAVA NO SHABBAT




"Eles aportaram em Salamina e desceram a Selêucia e dali navegaram para Chipre. Eles aportaram em Salamina e começaram a anunciar a palavra de Deus NAS SINAGOGAS...Mas os outros prosseguiram de Perge até Antioqui da Pisída e no SHABBAT entraram na SINAGOGA  e se assentaram. Depois da e aleitura da TORAH e dos Profetas, os líderes da sinagoga lhes deram uma mensagem...Enquanto saíam, as pessoas convidaram Sha'ul e Bar-Nabba a falar-lhes mais  respeito desses assuntos no SHABABAT seguinte. Quando a reunião da SINAGOGA acabou, vários dos Judeus de nascimento e presélito devotos seguiram Sha'ul e Bar-Nabba, que conversando com eles recomenda-lhes que apegados ao amor e à bondade de Deus. "SHABBAT seguinte; quase, toda a cidade se reuniu para ouvir a mensagem a respeito do SENHOR; quando, porém, os judeus não vão criam viram a multidão, encheram-se de inveja, dizendo o o que contradizendo o que Sha'ul estava falando, o insultaram... Em Icônio, aconteceu o mesmo: eles foram à SINAGOGA e falaram de tal modo que grande número de judeus e gregos passou a confiar. Atos 13:5,14,42,44./14:1.
"Irmãos, filhos de Avraham e 'tementes a Deus' que estão entre vocês. A nós foi enviada a mensagem desta libertação! Porque o povo que vive em Yerushalayim e seus líderes não reconheceram quem era Yeshua, nem entenderam a mensagem dos Profetas lida a cada SHABBAT, e desse modo cumpriram essa mensagem ao condená-lo. Eles não conseguiram encontrar nenhuma base legítima para a sentença de morte; entretanto, pediram a Pilatos que o executasse. Quando cumpriram todas as coisas escritas a respeito dele, ele foi tirado da estaca (madeiro) e colocado em um sepulcro. Mas Deus o ressuscitou dentre os mortos! Ele apareceu durante vários dias àqueles que tinham ido com ele da Galil para Yerushalayim; e eles são agora testemunhas dele para o povo. Quanto a nós, que lhes trazemos as boas-novas do que Deus prometeu a nossos pais, ele cumpriu para nós, seus filhos, ressuscitando Yeshua, como está escrito no Salmo segundo: "Você é meu Filho; hoje eu me tornei seu pai".
E a respeito de sua ressurreição dos mortos, para nunca entrar em decomposição, ele disse: 'Eu darei as coisas santas e fidedignas de David a você'.
Isto é explicado em outro lugar: Tu não permitiras que teu santo sofra decomposição'.
Porque David, de fato, serviu aos propósitos de Deus em sua geração; mas depois disso morreu, foi sepultado com os seus pais e sofreu decomposição. Entretanto, aquele a quem Deus ressuscitou não sofreu decomposição. Portanto, irmãos, quero que saibam que mediante este homem é anunciado o perdão dos pecados! Isto é, Deus purifica todo que deposita sua confiança neste homem, até mesmo as coisas que não podiam ser purificadas pela TORAH de MOSHEH. Cuidem então para que esta palavra encontrada nos Profetas não lhes aconteça: 'Vocês, escarnecedores! Olhem, admire-se e morram! Porque nos dias de vocês estou fazendo uma obra na qual não crerão, ainda que alguém a explicasse a vocês!'.
Enquanto saíam, as pessoas convidaram Sha'ul e Bar-Nabba a falar-lhes mais a respeito desses assuntos no SHABBAT seguinte. Quando a reunião da sinagoga acabou, vários dos judeus de nascimento e prosélitos devotos seguiram Sha'ul e Bar-Nabba, que conversaram com eles, recomendando-lhes que continuassem apegados ao amor e à bondade de Deus.
No SHABBAT seguinte; quase todas a cidade se reuniu para ouvir a mensagem a respeito do Senhor; Quando, porém, os judeus que não criam viram a multidão, encheram-se de inveja e, contradizendo o que Sha'ul estava falando, o insultaram. Entretanto, Sha'ul e Bar-Nabba responderam com ousadia: "Era necessário que a palavra de Deus fosse anunciada em primeiro lugar a você. Mas, pelo fato de vocês a rejeitaram, julgando-se indignos da vida eterna, estamos nos voltamos para os GOYIM! Porque isto é o que Adonai nos mandou fazer: 'Eu os coloquei como uma luz para os goyim, para que sejam para a libertação até os confins da terra'". Os não judeus ficaram muito felizes ao ouvir isso. Eles honraram a mensagem a respeito do Senhor, e todos os que haviam sido designados para vida eterna depositaram sua confiança nela. E a mensagem a respeito do Senhor foi revelado a toda a região. No entanto, os judeus incrédulos incitaram mulheres dentre "as tementes a Deus", de alta posição social, e os principais homens da cidade, e organizaram a perseguição contra Sha'ul e Bar-Nabba, expulsando-os de seus distrito. Sha'ul, porém, e Bar-Nabba sacudiram o pó dos seus pés contra eles e partiram para Icônio; e os talmidim estavam cheios de alegria e do Ruach Hakodesh." Atos 13:26-52.


sexta-feira, 8 de novembro de 2013

Câncer de próstata


Câncer de próstata: tire sete dúvidas sobre o diagnóstico
Confira os exames necessários e se é possível fazer uma prostectomia preventiva
câncer de próstata é o mais incidente entre os brasileiros do sexo masculino, sendo o segundo câncer mais comum na população, perdendo apenas para o câncer de pele não melanoma. São 60 mil novos casos estimados anualmente, de acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca). Nesse cenário, se faz de extrema importância a realização dos exames e o acompanhamento com o médico, principalmente aqueles que estão em grupo de risco para a doença. Pensando nisso, conversamos com especialistas e tiramos a principais dúvidas sobre o diagnóstico do câncer de próstata, bem como os exames que precisam ser feitos a partir de qual idade:
 Câncer de próstata afeta apenas homens idosos?
Não exclusivamente, mas principalmente. "A idade média é de 68 a 72 anos, mas pode ser encontrado em jovens - principalmente de etnia negra - ou em indivíduos com forte história familiar de câncer de próstata", explica o oncologista Fabio Kater, coordenador do Centro de Oncologia do Hospital 9 de Julho. Segundo o oncologista Anderson Silvestrini, da Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica, cerca de 60 a 70% dos homens a partir dos 80 anos pode ter um câncer de próstata inicial. 
Todo homem precisa fazer o exame de toque independente da idade?
Os homens precisam fazer o exame de toque anualmente a partir dos 50 anos, pois é a partir dessa idade que a incidência aumenta. "Antes desta idade o exame pode ser recomendado pelo médico para pessoas sintomáticas ou pessoas de alto risco para a doença, como obesidade e parentes de primeiro grau com o diagnóstico da doença", ressalta o oncologista Anderson. A recomendação atual da Associação Americana de Urologia é de que homens entre 40 e 54 anos sejam submetidos a avaliação prostática com PSA e toque retal se apresentarem fatores de risco para o câncer de próstata, caso contrário, a avaliação prostática de rotina deverá ser realizada em homens a partir dos 50 anos. Entretanto, homens em idade muito avançada - expectativa de vida abaixo dos 10 anos - que não apresentam sintomas e nunca tiveram diagnóstico para câncer de próstata podem receber dispensa do exame pelo médico, sob a justificativa de que o diagnóstico nessa idade pode não beneficiar o paciente, pois o tratamento poderá ser muito exaustivo e pouco efetivo para alguém cuja expectativa de vida já está baixa. Um exemplo: um homem que já tem 90 ou 95 anos não se beneficia tanto do diagnóstico quanto um homem mais jovem, pois ele provavelmente morrerá por outras coisas relacionadas à velhice, e o tratamento para o câncer pode ser debilitante. Entretanto, tudo deve ser conversado adequadamente com um médico.
Não tenho sintomas urinários, preciso me preocupar com o câncer?
Sim, precisa. "O câncer da próstata em seu estágio inicial é assintomático, ou seja, não apresenta sintomas", ressalta o cirurgião oncologista Gustavo Cardoso Guimarães, diretor do Núcleo de Urologia do A.C.Camargo Cancer Center. Quando os sintomas aprecem, significa que a lesão já se encontra em estágio mais avançado. Dificuldade para urinar, esforço urinário, hesitação urinária, retencão urinária, instalação recente de disfunção erétil e sangue na urina ou no esperma são sintomas importantes para câncer de próstata. "Outros sintomas são, em casos mais avançados, dores ósseas, geralmente de difícil controle", afirma o oncologista Anderson.  
O exame de toque é a única maneira de diagnosticar o câncer de próstata?
Não. "O toque é parte importante do exame da próstata, porém pode ser falho", afirma o cirurgião oncologista Gustavo. A investigação correta é feita com uma história clínica completa, dosagem de PSA, toque retal e ultrassom de próstata por via retal. "O PSA é uma proteína que a próstata normal pode produzir e o tumor de próstata produz em quantidade muito maior", explica o oncologista Anderson. Segundo o oncologista Fabio, esses exames conferem 95% de chance de um diagnóstico. 
Se o PSA está normal não é necessário fazer o toque retal?
 Você pode estar se perguntando: se o exame de toque pode ser falho e meu PSA está normal, porque seguir nessa avaliação? Segundo o oncologista Fabio, de 24 a 40% dos tumores não apresentam altas dosagens da proteína PSA, não sendo detectados pelo exame - mas podem ser pelo toque. "O exame de toque retal também nos dá informações adicionais sobre a próstata, mesmo que não relacionado à doença maligna, como a hiperplasia prostática benigna", afirma o urologista Ravendra. Além disso, o exame de toque também possibilita encontrar pólipos e fazer retirada de pele para biópsia.
O câncer de próstata é sempre grave?
A gravidade da doença varia com sua extensão. Quanto mais extensa a doença mais grave é o seu prognóstico, afirma o oncologista Anderson. Quando diagnosticado e tratado no início, tem os riscos de mortalidade reduzidos. "Entretanto, quando diagnosticado em estágio metastático, ou seja, que já se propagou para outros órgãos, as chances de cura são mais baixas", explica o urologista Ravendra. Os especialistas explicam que cada caso é um caso mas, uma vez feito o diagnóstico, é necessário o acompanhamento próximo com o médico e busca do tratamento mais adequado para o paciente. No Brasil, o câncer de próstata é a quarta causa de morte por câncer, correspondendo a 6% do total de óbitos desse grupo. Por isso é muito importante fazer os exames regularmente e ficar atento aos sintomas.
É possível fazer uma prostectomia preventiva?
A realização de uma prostectomia "preventiva" não é indicada em nenhuma situação. "Atualmente existem pesquisas buscando marcadores genéticos de mau prognóstico que poderiam auxiliar na condução de casos de neoplasia maligna da próstata em fase inicial, mas na ausência de malignidade não há indicação de extirpar a próstata", afirma o urologista Ravendra. Além disso, a retirada da próstata pode envolver uma série de efeitos indesejáveis, como incontinência urináriadisfunção erétilimpotência. "Não existe nenhuma evidência científica que justifique qualquer procedimento profilático para evitar o câncer de próstata", explica o oncologista Fabio. Além disso, afirma o cirurgião oncologista Gustavo, boa parte dos pacientes com tumores na próstata poderão ser tratados de outras formas que não a cirurgia, como radioterapia ou HIFU (ultrassom focalizado de alta frequência). 
O câncer de próstata

Quando o urologista detecta um câncer de próstata, o primeiro esforço é saber se o tumor está localizado, avançado ou metastático. Se está situado internamente, recorre-se à cirurgia, à radioterapia externa ou à braquiterapia, que também é uma forma de radioterapia.

Quando o 
tumor está avançado ou já existem metástases, o médico pode indicar o uso de hormônio e optar por fazer ou não a cirurgia e a radioterapia, dependendo de uma série de fatores.

A primeira opção de tratamento é a cirurgia, feita através de uma incisão no abdome, abaixo do umbigo, pela qual a próstata é removida e com ela o tumor. O doente permanece no hospital por 4 ou 5 dias. A radioterapia externa é realizada através de múltiplas aplicações, uma por dia, de um feixe concentrado de irradiação que incide sobre a próstata.

É um tratamento prolongado, que se estende por seis ou sete semanas, mas um pouco mais simples do que a cirurgia, já que não envolve internação, nem anestesia. E por fim, o terceiro método é a braquiterapia, que consiste na colocação de agulhas na próstata do doente mantido sob leve anestesia, através das quais são inseridas sementes radioativas dentro da glândula. 


A cirurgia é a opção de tratamento mais agressiva, pois é uma intervenção complexa. A radioterapia e a braquiterapia são procedimentos mais simples, embora a próstata permaneça no organismo e possa apresentar uma recidiva do tumor, além de manifestações obstrutivas como a hiperplasia benigna.

No caso do tratamento do 
câncer de próstata neste estado, a cirurgia pode acarretar impotência sexual por lesão dos feixes neurovasculares que passam ao lado da glândula, bem como incontinência urinária nos três primeiros meses. A opção radioterápica não leva à incontinência urinária, mas em alguns casos, pode causar algum déficit sobre a potência sexual. 
Saiba mais
·         Presença de sangue nas fezes
·         Fibras
No câncer de próstata, só é possível falar em cura, depois de 10 anos sem a doença. Quem sobrevive 5 anos, provavelmente está curado, mas é preciso esperar 10 anos para a alta definitiva. Quando o tumor está dentro da próstata, com a cirurgia há cura entre 85% e 90% dos pacientes. Se já saiu da glândula, a eficiência do tratamento cai muito. Com a aplicação de radioterapia e braquiterapia, 70% dos pacientes estão curados, depois de 10 anos. Com o tratamento cirúrgico, a doença pode reaparecer em 10% a 15% dos casos. Quando isto ocorre, o urologista pode lançar mão de medicações antitumorais ou hormonais que controlarão a doença por outro longo período, se ela for diagnosticada a tempo.

Ricardo Felts de La Roca é urologista e Integrante Titular da Sociedade Brasileira de Urologia, entre outros títulos

Para saber mais acesse: 
www.delarocaurologia.com.br  


quinta-feira, 7 de novembro de 2013

ISAQUE E ISMAEL...E JESUS CRISTO.







ADONAI lembrou-se de Sarah como tinha dito, e ADONAI fez por Sarah o que lhe prometeu. Sarah engravidou e deu à luz um filho, em idade avançada, para Avraham, no tempo exato que Deus lhe dissera. Avraham chamou o filho gerado por Sarah Yitz'chak. Avraham circuncidou Yitz'chak, seu filho, aos 8 dias de vida, como Deus lhe ordenara fazer. Avraham estava com 100 anos quando seu filho Yitz'chak [riso] nasceu. Sarah disse: "Quem teria dito a Avraham que Sarah amamentaria um filho? Entretanto, dei-lhe um filho mesmo com sua idade avançada!". O filho cresceu e foi desmamado. Sarah, porém, viu o filho de Hagar, a egípcia, a quem Hagar dera à luz para Avraham, zombando de Yitz'chak; então, Sarah disse a Avraham: "Livre-se dessa escrava e de seu filho! Não permitirei que o filho dela seja seu herdeiro com meu filho Yitz'chak!". Avraham ficou muito triste por causa dessa questão que envolvia seu filho. Deus, no entanto, disse a Avraham: "Não se entristeça por causa do menino e de sua escrava. Ouça tudo o que Sarah diz a você, pois seus descendentes serão contados a partir de Yitz'chak. Eu, porém, também farei uma nação do filho da escrava, porque ele descende de você". Avraham levantou-se bem cedo, pegou pão e o odre de água e deu-os a Hagar, colocando-os sobre o ombro dela, e o filho; então, mandou-a embora. Depois de partir, ela perambulou pelo deserto perto de Be'er-Sheva. Quando a água do odre acabou, ela deixou o filho debaixo de um arbusto, seguiu mais um pouco e sentou-se, olhando para o outro lado, distante cerca de um disparo de uma arco; porque dizia ela: "Não suportarei observar meu filho morrer". Assim, ela se assentou ali, olhando para o outro caminho, chorando e lamentando. Deus ouviu a voz do menino, e o anjo de Deus a chamou desde o céu e lhe disse: "Que há de errado com você, Hagar? Não tema, pois Deus ouviu a voz do menino na situação presente. Levante-se, erga o menino e segure-o com firmeza em sua mão, pois farei dele uma grande nação". Então, Deus abriu-lhe os olhos, e ela viu uma fonte de água. Então, ela foi, encheu a pele com água e deu a água para o menino beber. Deus estava com o menino, e ele cresceu. Ele viveu no deserto e tornou-se arqueiro. Ele viveu no deserto de Pa'ran, e sua mãe escolheu uma mulher da terra do Egito para ele." B'reshit 21:1-21 (Gênesis 21:1-21). Eis a genealogia de Yishama'el, filho de Avraham, gerado por Hagar, a egípcia, para Avraham. Estes são os nomes do filhos de Yishama'el, alistados de acordo com a ordem de seu nascimento. O primogênito de Yishama'el,  foi N'vayot, seguido por Kedar, Adbe'el, Mivsam, Mishma, Dumah, Massa, Hadad, Teima, Y'tur, Nafish e Kedmah. (Maftir) Estes são os filhos de Yishama'el, e estes são seus nomes, de acordo com seus assentamentos e campos,12 líderes tribais. E Yishama'el viveu durante cento e trinta e sete anos. Então, ele exalou o último suspiro, morreu e foi reunido a seu povo. Os filhos de Yishama'el viveram entre Havilah e Shur, perto do Egito (quanto se vai em direção a Ashur); ele se estabeleceu perto de todos os seus parentes." B'reshit 25:12-18. (Gênesis 25:12-18). (ISAQUE O FILHO DA PROMESSA)
"Eis a historia de Yitz'chak, filho de Avraham. Avraham foi o pai de Yitz'chak. Yitz'chak tinha 40 anos de idade quando Rivkah, a filha de B'tu'el, o arami, de Paddan-Aram, e irmã de Lavan, o amari, para ser sua mulher. Yitz'chak orou a ADONAI a favor de sua mulher, pois ela não tinha filhos. ADONAI ouviu-lhe a oração, e Rivkah engravidou. Os filhos lutaram tanto dentro dela que ela disse: "Se isso continuar dessa forma, por que continuar a viver?". Por isso, foi perguntar a ADONAI, que lhe respondeu: "Existem duas nações em seu ventre. Desde o nascimento, eles serão dois povos rivais. Um deles será mais forte que o outro, e o mais velho servirá ao mais novo." B'reshit 25:19-23. (Gênesis 25:19-23).
( GENEOLOGIA DE YESHUA) "Yeshua tinha cerca de trinta anos idade quando começou seu ministério público. Ele era, como se pensava, filho de Yosef, que era filho de Eli, de Mattat, de Levi, de Malki, de Yannai, de Yosef, de Mattityahu, de Shim'i, de Yosef, de Yodah, de Yochanan, de Reisha, de Z'rubavel, de Sh'alti'el, de Neri, de Malki, de Addi, de Kosam, de Elmadan, de Er, de Yeshua, de Eli'ezer, de Yoram, de Mattat, de Levi, de Shim'on, de Y'hudah, de Yosef, de Yonam, de Elyakim, de Mal'ah, de Manah, de Mattatah, de Natan, de David, de Yishai, de 'Oved, de Bo'az, de Salmon, de Nachshon, de 'Amminadav, de Admin, de Hetsrom, de Peretz, de Y'hudah, de Ya'akov, de Yitz'chak, de Avraham, de Terach, de Nachor, de S'rug, de Re'u, de Peleg, de 'Ever, de Shelah, de Keinan, de Arpakhshad, de Shem, de Noach, de lemekh, de Metushelach, de Hanokh, de Yered, de Mahalal'el, de Keinan, de Enosh, de Shet, de Adam e de Deus." Lucas 3:23-38.
A TORAH DIZ. "Ela afirma que Avraham teve dois filhos, um da escrava e um com uma mulher livre. O filho da escrava nasceu da capacidade limitada dos seres humanos, mas o filho da mulher livre nasceu do poder miraculoso de Deus, no cumprimento de sua promessa. Então extraímos um MIDRASH destas coisas: as duas mulheres são duas alianças. Uma é do monte Sinai e gera filhos para a escravidão, esta é Hagar. Hagar é o monte Sinai na Arábia; ela corresponde à atual Yerushalayim, porque serve como escrava com seus filhos. Mas a Yerushalayim do alto é livre, e ela é nossa mãe; porque o TANAKH diz: "Alegre-se a estéril! Clame e grite, você que não está em trabalho de parto! Porque a mulher abandonada terá mais filhos do que a acompanhada pelo marido." Vocês, irmãos, à semelhança de Yitz'chak, são os filhos referidos na promessa divina. Entretanto, como outrora, o nascido da limitada capacidade humana persegue o nascido do poder sobrenatural do Espírito. Mas o que diz o TANAKH? "Livre-se da escrava e de seu filho, porque de forma alguma o filho da escrava herdará com o filho da mulher livre!". Portanto, irmãos, não somos filhos da escrava, mas da livre." Gálatas 4:22-31. (CURIOSIDADE: veja o que diz o Alcorão; "Dizei: Cremos em Allah, no que nos tem sido revelado, no que foi revelado a Abraão, a Ismael, a Isaac, a Jacó e ás tribos; no que foi concedido a Moisés e a Jesus e no que dado aos profetas por seu Senhor; não fazemos distinção alguma entre eles, e a Ele nos submetemos." Surata 2ª: versiculo 136. (parte 2). OBS:tudo que está escrito aqui só nos deixa a prova ou fato que tanto no velho testamento como no Novo Testamento e por fim no Alcorão mostra e deixa bem clara qual é o Deus verdadeiro que é ADONAI,  e que (allah não é Deus; mais sim um tipo de deus pra quem crer, ou seja, os muçulmanos). Judeus e cristãos verdadeiros adoram ao Deus verdadeiro é único= ADONAI E CREMOS EM YESHUA HAMASHIACH). 

OS VERDADEIROS FILHOS DE ABRAÃO (ISRAEL X IGREJA)






OS FILHOS DE ABRAÃO (AVRAHAM)
OS VERDADEIROS FILHOS DE ABRAÃO: "O que pensam sobre Deus, que lhes supre com o Espírito e realiza milagres entre vocês, será que ele faz isso por causa da guarda legalista dos mandamentos da TORAH ou por que confiam no que ouviram e são fiéis a isso? O mesmo aconteceu com Avraham (Abraão): "Ele confiou em Deus e lhe foi fiel, e isso foi creditado em sua conta como justiça". Estejam certos, então, de que os que vivem pela confiança (fé) e fidelidade são VERDADEIRAMENTE FILHOS DE AVRAHAM. Também o TANAKH (VELHO TESTAMENTO), antevendo que Deus consideraria os gentios justos quando vivessem mediante a confiança (fé) e a fidelidade, contou antecipadamente as boas-novas a Avraham (Abraão), dizendo: "Por meio de você, todos os goyim(não-judeus) serão abençoados". Assim, os que se apegam à confiança (fé) e à fidelidade são abençoados com Avraham,(Abraão) que confiou e foi fiel. Pois todo aquele que confia na guarda legalista dos mandamentos da TORAH vive sob maldição, porque está escrito: "Maldito quem não persistir em praticar todas as coisas escritas no rolo da TORAH". É evidente que ninguém será declarado justo por Deus mediante o legalismo, porque "a pessoa justa obterá a vida mediante a confiança e a fidelidade". Além do mais, o legalismo não se baseia na confiança e na fidelidade, mas no uso equivocado do texto que diz: "Quem realizar estas coisas obterá vida por meio delas". O Messias nos redimiu da maldição pronunciada na TORAH ao se tornar amaldiçoado em nosso lugar; porque o TANAKH diz: "Quem pender de uma estaca (madeiro) jaz sob maldição". Yeshua, o Messias, fez isto para que, em união com ele, os gentios pudessem receber a bênção anunciada a Avraham (Abraão), a fim de que, mediante a confiança e a fidelidade, recebêssemos o que fora prometido, isto é: o Espírito. Irmãos, permitam-me fazer uma analogia extraída do cotidiano: quando uma pessoa faz um juramento, ninguém pode invalida-lo ou lhe fazer qualquer adição. ora, as promessas foram feitas Avraham(Abraão) e a seu descendente. Elas não dizem "E a seus descendentes", como se fossem muitos; ao contrário, falam de um único, "e a seu descendente", e "esse" é o MESSIAS. Eis o que quero dizer: a parte legal da TORAH, que surgiu 430 anos mais tarde, não anula o juramento feito por Deus, com o fim de abolir a promessa. Porque, se a herança procede da parte legal da  TORAH, ela não se relaciona mais com promessa. Deus, porém, deu-a a Avraham mediante promessa. Então por que existe a parte legal da TORAH? Ela foi adicionada a fim de criar transgressões, até a vinda do descendente a respeito de quem a promessa foi feita. Além disso, ela foi entregue por meio de anjos e de um mediador. Contudo, o mediador representa mais de um; Deus, porém, é um. Isso significa que a parte legal da TORAH se opõe às promessas de Deus? De maneira nenhuma! Pois, se a parte legal da TORAH, dada por Deus, tivesse em si mesma o poder de conceder vida, antão a justiça verdadeiramente procederia da obediência legalista dessa TORAH. Em diz disso, o TANAKH encerra todas as coisas sob o pecado. Dessa forma, todas as promessas serão cumpridas com base na fidelidade decorrente da confiança de YESHUA, O MESSIAS, a todos os que se mantém fiéis e confiantes. Antes de vir o tempo dessa fidelidade decorrente da confiança, estávamos aprisionados, em sujeição ao sistema resultante da perversão da TORAH em legalismo, mantidos sob guarda até que a fidelidade "vindoura", decorrente da confiança, fosse reveladas. Assim, a TORAH serviu de tutor até a vinda do Messias, para que pudéssemos ser declarados justos com base na confiança e na fidelidade. Agora, porém, tendo chegado o tempo dessa fidelidade decorrente da confiança, já não estamos mais sob o controle do tutor. Porque, em união com o Messias, todos vocês são filhos de Deus por meio dessa fidelidade decorrente da confiança: tantos de vocês quantos foram imersos no Messias, do Messias se revestiram. Nele não há judeu nem gentio, escravo nem livre, homem nem mulher, porque, em união com o Messias Yeshua, todos vocês são um. E, se vocês pertencem ao Messias, são descendentes de Avraham e herdeiros segundo a promessa." Gálatas 3:5-29. 
SHALOM!..."E Adonai disse a Avram: "Saia se seu pai, afasta-se de seus parentes e da casa de seu pai, e vá à terra que eu te mostrarei a você. Farei de você uma grande nação, eu o abençoarei, engrandecerei seu nome; e você será uma benção. Abençoarei quem o abençoar; amaldiçoarei quem o amaldiçoar; e por seu intermédio todas as famílias da terra serão abençoadas". B'reshit 12:1-3. (Gênesis 12:1-3).
{Promessas de Adonai para todos que abençoar Israel, que são os descendentes de Avram (Abrão); e também Adonai diz que todos que amaldiçoar os descendentes de Avram serão amaldiçoados por Adonai. Conclusão: Todas as nações também são abençoados por meio de Abrão, ou seja, tantos os Israelitas ou Judeus, e todos os gentios serão abençoados em Avram; então de você falar qualquer coisas ou palavras sobre Israel tome muito cuidado para não ser amaldiçoados por Adonai. Muitos pode dizer Jesus levou todas as maldições, mais sobre Israel Adonai tem um Pacto Eterno e Perpétuo, então Jesus se fez maldito por nós, por nossos pecados, agora quanto a Israel tomemos cuidados para não sermos amaldiçoados por Adonai ao ofender o seu povo (Israel), e bom lembrar que muitos cristãos sem saber, ou sabendo são antissemita, ou seja, prega contra os Judeus, e tem ódio, e muitos querem tomar o lugar deles diante de Deus, saiba que a Igreja de Jesus só é abençoada quando ela fizer parte a oliveira verdadeira que é Israel, do contrario não serão abençoados ou não terão as promessas que Adonai promete a todos por meio de Avram. Veja o que está escrito: "OREM POR SHALOM EM YERUSHALAYIM: QUE PROSPEREM AQUELES QUE A AMAM. QUE SHALOM ESTEJA DENTRO DE SEUS MUROS, E A PROSPERIDADE, DENTRO DE SEUS PALÁCIOS. POR CAUSA DE MINHA FAMÍLIA E AMIGOS, DIGO: "SHALOM ESTEJA DENTRO DE VOCÊ!". POR CAUSA DA CASA DE ADONAI, NOSSO DEUS, PROCURAREI SEU BEM.} Tehillim 122:6-9. (Salmos 122:6-9). É indispensável a união da Igreja com povo Israel, caso contrario a Igreja não será abençoada e nem receberão as promessas dadas primeiros a Israel depois os não judeus (gentios ou nações... ou a Igreja). Quem haja Shalom (Paz) entre a Igreja de Cristo, é Judeus ou Israel. Shalom a todos!

YESHUA HAMASHIACH MALDIÇÃO POR NÓS...





OS FILHOS DE ABRAÃO (AVRAHAM)
OS VERDADEIROS FILHOS DE ABRAÃO: "O que pensam sobre Deus, que lhes supre com o Espírito e realiza milagres entre vocês, será que ele faz isso por causa da guarda legalista dos mandamentos da TORAH ou por que confiam no que ouviram e são fiéis a isso? O mesmo aconteceu com Avraham (Abraão): "Ele confiou em Deus e lhe foi fiel, e isso foi creditado em sua conta como justiça". Estejam certos, então, de que os que vivem pela confiança (fé) e fidelidade são VERDADEIRAMENTE FILHOS DE AVRAHAM. Também o TANAKH (VELHO TESTAMENTO), antevendo que Deus consideraria os gentios justos quando vivessem mediante a confiança (fé) e a fidelidade, contou antecipadamente as boas-novas a Avraham (Abraão), dizendo: "Por meio de você, todos os goyim(não-judeus) serão abençoados". Assim, os que se apegam à confiança (fé) e à fidelidade são abençoados com Avraham,(Abraão) que confiou e foi fiel. Pois todo aquele que confia na guarda legalista dos mandamentos da TORAH vive sob maldição, porque está escrito: "Maldito quem não persistir em praticar todas as coisas escritas no rolo da TORAH". É evidente que ninguém será declarado justo por Deus mediante o legalismo, porque "a pessoa justa obterá a vida mediante a confiança e a fidelidade". Além do mais, o legalismo não se baseia na confiança e na fidelidade, mas no uso equivocado do texto que diz: "Quem realizar estas coisas obterá vida por meio delas". O Messias nos redimiu da maldição pronunciada na TORAH ao se tornar amaldiçoado em nosso lugar; porque o TANAKH diz: "Quem pender de uma estaca (madeiro) jaz sob maldição". Yeshua, o Messias, fez isto para que, em união com ele, os gentios pudessem receber a bênção anunciada a Avraham (Abraão), a fim de que, mediante a confiança e a fidelidade, recebêssemos o que fora prometido, isto é: o Espírito. Irmãos, permitam-me fazer uma analogia extraída do cotidiano: quando uma pessoa faz um juramento, ninguém pode invalida-lo ou lhe fazer qualquer adição. ora, as promessas foram feitas Avraham(Abraão) e a seu descendente. Elas não dizem "E a seus descendentes", como se fossem muitos; ao contrário, falam de um único, "e a seu descendente", e "esse" é o MESSIAS. Eis o que quero dizer: a parte legal da TORAH, que surgiu 430 anos mais tarde, não anula o juramento feito por Deus, com o fim de abolir a promessa. Porque, se a herança procede da parte legal da  TORAH, ela não se relaciona mais com promessa. Deus, porém, deu-a a Avraham mediante promessa. Então por que existe a parte legal da TORAH? Ela foi adicionada a fim de criar transgressões, até a vinda do descendente a respeito de quem a promessa foi feita. Além disso, ela foi entregue por meio de anjos e de um mediador. Contudo, o mediador representa mais de um; Deus, porém, é um. Isso significa que a parte legal da TORAH se opõe às promessas de Deus? De maneira nenhuma! Pois, se a parte legal da TORAH, dada por Deus, tivesse em si mesma o poder de conceder vida, antão a justiça verdadeiramente procederia da obediência legalista dessa TORAH. Em diz disso, o TANAKH encerra todas as coisas sob o pecado. Dessa forma, todas as promessas serão cumpridas com base na fidelidade decorrente da confiança de YESHUA, O MESSIAS, a todos os que se mantém fiéis e confiantes. Antes de vir o tempo dessa fidelidade decorrente da confiança, estávamos aprisionados, em sujeição ao sistema resultante da perversão da TORAH em legalismo, mantidos sob guarda até que a fidelidade "vindoura", decorrente da confiança, fosse reveladas. Assim, a TORAH serviu de tutor até a vinda do Messias, para que pudéssemos ser declarados justos com base na confiança e na fidelidade. Agora, porém, tendo chegado o tempo dessa fidelidade decorrente da confiança, já não estamos mais sob o controle do tutor. Porque, em união com o Messias, todos vocês são filhos de Deus por meio dessa fidelidade decorrente da confiança: tantos de vocês quantos foram imersos no Messias, do Messias se revestiram. Nele não há judeu nem gentio, escravo nem livre, homem nem mulher, porque, em união com o Messias Yeshua, todos vocês são um. E, se vocês pertencem ao Messias, são descendentes de Avraham e herdeiros segundo a promessa." Gálatas 3:5-29. 

quinta-feira, 31 de outubro de 2013

CONHEÇA 7 PAPAS NADA santos

Conheça 7 papas nada santos
Por Natasha Romanzoti em 21.09.2010 as 23:35
Embora, para os cristãos, só Jesus tenha sido perfeito na Terra, e apesar de ninguém esperar que os papas sejam absolutos santos, algumas histórias envolvendo amantes, crimes e festas no Vaticano parecem profanas demais para ser verdade. Confira sete escândalos de papas corruptos que deixaram suas marcas de maneiras não muito agradáveis:
7) PAPA CLEMENTE VII (1523-1534)
Apesar de ser indiferente à Reforma Protestante (um movimento de reforma na Europa, no qual várias denominações se separaram da Igreja Católica), o papa Clemente VII ficou mais conhecido por outro motivo: estava sempre disposto a mudar seu ponto de vista político para coincidir com o de quem tinha mais poder e riqueza no determinado momento. Ele trafegou entre alianças com a França, a Espanha e a Alemanha, embora tenha se inclinado para as forças políticas francesas antes de sua morte em 1534 (ele faleceu “misteriosamente” depois de comer um cogumelo venenoso). Como resultado de sua fidelidade oscilante, seus críticos, como Carlos V, o compararam a um pastor que tinha fugido do seu rebanho para retornar como um lobo.
6) PAPA LEÃO X (1513-1521)
O Papa Leão X era estritamente contra a Reforma Protestante, movimento inspirado pelo argumento de Martinho Lutero contra os métodos inescrupulosos da igreja para arrecadar fundos baseados no medo das pessoas de não ir para o paraíso. O Papa Leão X não só permitia, como incentivava os fiéis a pagarem por seus pecados – literalmente. O líder religioso colocava preços nos pecados dos outros e obrigava-os a dar-lhe dinheiro em troca de sua absolvição. E sim, ameaçava os fiéis de que suas almas não seriam capazes de entrar no céu, se eles não pagassem por pecados como crimes de assassinato, incesto e roubo.
5) PAPA JÚLIO II (1503-1513)
Apesar do juramento do clero de celibato sagrado, Júlio alegadamente tinha várias amantes e, pelo menos, uma filha ilegítima (algumas fontes indicam que ele tinha duas outras filhas, que morreram durante a infância). Em 1511, o conselho fez acusações de atos sexuais indecentes contra ele, alegando que ele era “um vergonhoso sodomita coberto de úlceras”. Embora fosse um fã de artes e esculturas antigas, Júlio também teria forçado Michelangelo a concluir a Capela Sistina antes do tempo que o artista pediu. Segundo registros, Michelangelo nunca chegou a terminar o túmulo do papa Júlio, após ele ter morrido.
4) PAPA ALEXANDRE VI (1492-1503)
É, não somente o papa Júlio II era um “suposto” clérigo celibatário. Alexandre VI também teve várias amantes, incluindo Giulia Farnese (conhecida como Júlia, a Bela), e teve numerosos filhos ilegítimos com a antiga amante Vannozza dei Cattani (que era casada na época). Seus caminhos hedonistas eram tão descarados que, mesmo com o crime e a violência tomando as ruas de Roma, o papa ocupou-se com comédias, banquetes pródigos e bailes – todos pagos com fundos da igreja católica. Sua vida de playboy não para por aí: surgiram até mesmo boatos de que o papa organizava orgias.
3) PAPA BENTO IX (1032-1048)
Tal papa foi tamanha calamidade que outros religiosos não pouparam críticas severas à figura. Bento IX ganhou poder e riqueza em uma idade precoce, aos 20 anos, como resultado de laços de sua família com a igreja. Ele herdou o título de papa por ser sobrinho do papa João XIX. Ele rapidamente desenvolveu uma imagem de “cruel e imoral”. O Papa Victor III escreveu que Bento IX cometia “estupros, assassinatos e outros atos indescritíveis. Sua vida como papa foi tão vil, tão má, tão execrável, que eu estremeço só de pensar nisso”. São Pedro Damião tinha coisas similares a dizer de Bento IX, descrevendo-o como “banquete de imoralidade” e “um demônio do inferno sob o disfarce de um padre”, que organizava orgias patrocinadas pela igreja e participava regularmente de bestialidades. Em seu último ato de corrupção como papa, Bento IX decidiu que queria se casar, e vendeu seu título para seu padrinho por 680 kg de ouro.
2) PAPA JOÃO XII (955-964)
Alcançando o título de Papa aos 18 anos, João XII foi rapidamente considerado preguiçoso e infantil. Acusações mais severas partiram de seus críticos que eram sacerdotes e autoridades religiosas. Líderes da igreja disseram que ele invocava demônios, assassinava e mutilava vários homens, incendiava casas, e participava de jogos de azar. Também afirmaram que ele “transformou o palácio papal em um bordel”, cometendo adultério com muitas mulheres, além de duas viúvas, sua própria sobrinha e a namorada de seu pai. Seu reinado como papa terminou nos seus 20 e poucos anos, quando ele morreu de um derrame, enquanto estava supostamente na cama com uma mulher casada.
1) PAPA ESTEVÃO VI (896-897)
Essa talvez a seja a história mais macabra dessa lista. Provavelmente o mais desequilibrado de todos, o papa Estevão VI queria de todo jeito se vingar de seu predecessor, o papa Formoso, por achar que tinha sido injustiçado por ele. Porém, seu inimigo já estava morto. Estevão então ordenou que o cadáver de nove meses fosse exumado, vestido com vestes sagradas papais e apoiado em um trono para ser julgado por seus crimes. Um diácono respondeu em nome do falecido. Estevão se enfureceu e jorrou acusações no defunto, por achar que ele recebeu injustamente o título de papa. O cadáver perdeu o julgamento, e Estevão declarou que ele foi um papa vazio. Ele, então, cortou seus três dedos usados para dar bênçãos e ordenou que o corpo fosse retirado de suas vestes e despejado em um cemitério para estrangeiros. Logo após esse episódio, um terremoto atingiu Roma, destruindo a basílica papal. O cadáver foi desenterrado mais uma vez, e atirado em um rio. Algumas pessoas compassivas o “pescaram” e deram a Formoso um enterro mais adequado. No entanto, o julgamento macabro voltou a assombrar Estevão, pois os danos do terremoto foram tomados como um sinal de Deus. Tumultos e multidões que apoiavam Formoso prenderam Estevão em um calabouço, onde mais tarde ele foi encontrado estrangulado até a morte. [LifesLittleMysteries]